Como incluir a curcumina na alimentação blog nutrify

O que é curcumina: entenda por que incluí-la na alimentação

A curcumina origina-se da Cúrcuma Longa, uma planta pertencente à espécie Zingiberaceae. É popularmente conhecida como açafrão, açafrão da terra, gengibre amarela e raiz de sol. 

Além disso, é caracterizada por ser uma espécie originária do sudeste asiático e uma importante especiaria. 

A curcumina, ao ser introduzida na alimentação, não só enriquece os pratos com seu sabor único e cor vibrante, mas também traz um arsenal de benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios.

Por isso, tornou-se um foco intrigante para pesquisadores e entusiastas da saúde.

Neste artigo, vamos esclarecer as principais curiosidades sobre o que é e quais são os benefícios desse alimento tão marcante. Fique com a gente!

O que é curcumina?

É um composto bioativo presente na Cúrcuma Longa, que tem grande relevância para a medicina alternativa, atuando como:

  • fitoterápico; 
  • suplemento alimentar;
  • dietético;
  • condimento;
  • corante;
  • cosmético;
  • aromatizante.

A Cúrcuma é uma espécie considerada sagrada na Índia, onde o seu consumo pela população é de 1,5 g a 2 g por dia. Por outro lado, entre a  população ocidental, verificamos, historicamente, um consumo bem menor dessa iguaria natural.

Onde encontrar a curcumina?

A curcumina pode ser encontrada na Cúrcuma, no curry, e em outras misturas de temperos que contenham a cúrcuma.

O uso culinário da cúrcuma é extremamente vasto: de tempero para aves, peixes e legumes, à ingrediente de bebidas aromáticas e corante natural para massas e pães. Um ingrediente que traz cor e sabor à dieta e ainda faz bem à saúde.

Quais são os benefícios da curcumina?

 

Benefícios curcumina

Agora que você já sabe o que é curcumina, vejamos agora quais são seus benefícios.

Propriedades anticâncer

A comunidade científica sugere a curcumina como responsável pelo distanciamento nas taxas de certos cânceres na Índia. 

Os efeitos anticâncer da Cúrcuma estão bem estabelecidos em análises realizadas em laboratório com animais, nas quais se percebe que a administração da curcumina evita o aparecimento de tumores induzidos por diversos cancerígenos. 

Esses efeitos parecem bloquear certos processos necessários à sobrevida das células cancerosas. 

Um exemplo citado pelos autores é a de um modelo de rato transgênico que desenvolve espontaneamente pólipos no trato gastrointestinal, um fator de risco considerado importante para o desenvolvimento câncer de cólon, a administração da curcumina revelou ser capaz de reduzir em 40% o desenvolvimento desses pólipos.

O bloqueio da ação da curcumina está associado ao bloqueio da perigosa etapa de progressão dos tumores como a redução nos níveis da enzima chamada ciclogenase-2 (CO-2), responsável pela produção de moléculas que provocam a inflamação. 

Os estudos demonstram que a curcumina atuaria na prevenção de cânceres diversos, como o de estômago, intestino, cólon, pele e fígado.

Assim, temos a curcumina como uma importante aliada nutricional na prevenção dessa doença. 

 

Melhora no desempenho durante exercícios

Durante a atividade física, principalmente no caso de esportistas de alto desempenho, ocorrem danos no músculo como inflamação e estresse oxidativo.

Esses eventos são acompanhados por perda de força muscular, dor muscular, fraqueza e outros sintomas. Devido a esses efeitos, os atletas têm buscado estratégias para aliviar o desconforto muscular e, consequentemente, melhorar seu desempenho na atividade. 

A suplementação de curcumina está relacionada à redução na sensação de dor muscular e prevenção de lesões inflamatórias devido à sua ação anti-inflamatória.

De acordo com as evidências atuais, a suplementação com fitoquímicos antioxidantes dietéticos parece ter o potencial de atenuar os sintomas associados ao dano muscular induzido por exercício. 

Ação anti-inflamatória

Segundo Forward et al, a curcumina exibe atividade anti-inflamatória potente devido a sua capacidade de inibir vias de sinalização no organismo relacionadas a cascatas de fatores potenciais no desenvolvimento de doenças. 

De fato, estudos pré-clínicos mostram que a administração de curcumina pode prevenir o surgimento de doenças, graças a seu papel anti-inflamatório.

Auxilia na perda de peso

Vimos que a curcumina possui efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Quando há um quadro de obesidade, o sistema inflamatório é ativado e a curcumina atua inibindo esse processo. 

É importante salientar que a perda de peso eficaz e sustentável é, geralmente, multifatorial.. Ela engloba alimentação equilibrada, gerenciamento de estresse, atividade física regular e bem orientada por especialistas, etc. 

A introdução de alimentos com compostos bioativos potencializa e auxilia no processo de emagrecimento quando somada a outros fatores complementares.

Auxilia na imunidade

A curcumina atua como um antioxidante, anti-inflamatório, antimicrobiano e antifúngico, auxiliando dessa forma o bom funcionamento do sistema imune.

Melhora na saúde da pele

Novamente a ação antifúngica e anti-inflamatória, da curcumina faz com que ela possa trazer benefícios à pele, uma vez que contribui para evitar quadros de inflamação.  

Melhora a digestão

A curcumina possui efeitos benéficos na digestão e suas propriedades tem papel protetor para o fígado, quando consumida em um contexto de alimentação saudável e baixo consumo de álcool. A Cúrcuma pode ser adicionada a chás, como os de gengibre e canela, o que favorece a digestão de forma adicional.

Alívio em dores

A curcumina tem demonstrado efeitos analgésicos e anti-inflamatórios significativos. Estudos pré-clínicos sugerem que a curcumina age em múltiplas vias moleculares envolvidas na dor e inflamação, incluindo a inibição de mediadores pró-inflamatórios, estresse oxidativo e a enzima ciclooxigenase-2 (COX-2). 

Essas ações podem tornar a curcumina útil no tratamento e manejo da dores e inflamações diversas.

Controle de diabetes

No diabetes, a curcumina atua na melhora da resistência à insulina derivada do processo inflamatório, auxiliando na redução dos níveis de glicose no sangue em indivíduos obesos e com diabetes tipo 2.

Por esses mecanismos, a cúrcuma parece promover melhoras em doenças associadas ao diabetes, como neuropatia, retinopatia, nefropatia, disfunção endotelial e complicação de ferida. 

Como incluir a curcumina na alimentação?

A curcumina pode ser incluída na alimentação pela introdução da cúrcuma, sua principal fonte, no preparo de alimentos, seja como condimento ou corante natural.

Para potencializar a sua ação, é importante associá-la à pimenta preta e a uma fonte de gordura, como o óleo de coco ou azeite. 

Chás 

Fazer chá de cúrcuma é outra maneira de consumir curcumina. Você pode preparar um chá simples misturando cúrcuma em pó com água quente ou combiná-la com gengibre, limão e mel para um sabor mais suave.

Compostos Manipulados e Suplementos Prontos 

Suplementos de curcumina estão disponíveis em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e no portfólio de marcas de suplementos especializadas em ingredientes de origem natural, como é o caso da Nutrify

Super foods

Quais são os efeitos colaterais da curcumina?

Geralmente a curcumina apresenta uma boa tolerabilidade, mas alguns sintomas podem ser apresentados como: desconforto gastrointestinal leve, maior movimentação intestinal, dores de cabeça e outros fatores individuais. 

Qualquer tipo de suplementação ingerida deve ser acompanhada e orientada por um especialista. Ele irá determinar as quantidades a serem ingeridas e de modo individualizado.

Conclusão 

A curcumina se destaca como um exemplo excepcional de como os componentes naturais podem oferecer benefícios significativos à saúde. 

Seja como parte integrante de uma dieta equilibrada — pela  da inclusão da cúrcuma em diversas receitas — ou como suplemento em formas concentradas, a curcumina oferece uma abordagem naturalmente eficiente para o bem-estar e a prevenção de doenças. 

Com sua crescente popularidade na nutrição e medicina complementar, a curcumina continua a ser um tópico de interesse para pesquisas futuras, abrindo novos caminhos para a descoberta de soluções de saúde inspiradas na riqueza nutricional que a natureza oferece. 

Na Nutrify, você encontra curcumina de alta pureza! Confira já!

 

Referências Bibliográficas

Filho. A. B. C et al., Cúrcuma: Planta Medicinal, Condimentar e de Outros Usos Potenciais. Ciência Rural, Santa Maria, v. 30, n. 1, p.171-175, 2000

Moretes. D. N, THE MEDICINAL BENEFITS OF Curcuma longa L. (CROCUS OF EARTH). Rev Cient da Fac Educ e Meio Ambiente: v. 10, n. 1, p. 106-114, 2019.

Momeni. H.R et al., Effect of curcumin on kidney histopathological changes, lipidperoxidation and total antioxidant capacity of serum in sodiumarsenite-treated mice.  v.69, n. 269, p. 93-97, 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima