Como incluir a curcumina na alimentação? | Blog Nutrify

Como incluir a curcumina na alimentação?

A curcumina é um composto bioativo presente na Cúrcuma Longa que é uma planta pertencente à espécie Zingiberaceae. É popularmente conhecida como açafrão, açafrão da terra, gengibre amarela e raiz de sol. É caracterizada por ser uma espécie originária do sudeste asiático, é considerada uma importante especiaria. Essas propriedades presentes na cúrcuma tem sido cada vez mais estudadas para que possa elucidar sua ação no organismo como antioxidantes, antimicrobianas, anti-inflamatório, antifúngica, prevenção do câncer, termogênico auxiliando na terapia de manutenção e perda de peso.

A cúrcuma é uma espécie considerada sagrada na índia onde o seu consumo pela população é de 1,5 g a 2 g por dia. Sendo considerado o seu consumo baixo pela população ocidental.

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O que é Curcumina?

A Curcumina é um composto bioativo presente na cúrcuma Longa. Esse composto apresenta uma grande relevância para a medicina alternativa, atuando como fitoterápico, suplemento alimentar, dietético, condimento, corante, cosmético e aromatizante.

Onde encontrar a Curcumina?

A curcumina pode ser encontrada na cúrcuma, curry, açafrão da terra e em outras misturas de temperos. Pode ser adicionada para temperar frango, peixes, legumes e em outras preparações individuais conferindo sabor e cor aos alimentos além de melhorar a saúde.

Quais são os benefícios da Curcumina?

A comunidade científica sugere a curcumina como responsável pelo distanciamento nas taxas de certos cânceres na índia. Os efeitos anticâncer da cúrcuma estão bem estabelecidos em análises realizadas em laboratório com animais, onde demonstra que a administração da curcumina evita o aparecimento de tumores induzidos por diversos cancerígenos. Os estudos demonstram que a curcumina atuaria na prevenção de câncer como o de estômago, intestino, cólon, pele, fígado, isso ocorre tanto nas fases de iniciação do tumor, como de promoção do câncer. Esses efeitos parecem bloquear certos processos necessários a sobrevida das células cancerosas. Um exemplo citado pelos autores é a de um modelo de rato transgênico que desenvolve espontaneamente pólipos no trato gastrointestinal, um fator de risco considerado importante para o desenvolvimento câncer de cólon, a administração da curcumina revelou ser capaz de reduzir em 40% o desenvolvimento desses pólipos. O bloqueio da ação da curcumina está associada ao bloqueio da perigosa etapa de progressão dos tumores como a redução nos níveis da enzima chamada ciclogenase-2 (CO-2), responsável pela produção de moléculas que provocam a inflamação, sendo assim a curcumina é um importante aliado na prevenção do câncer.

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Durante a atividade física, principalmente de esportistas profissionais, ocorre danos no músculo como inflamação, estresse oxidativo e esses eventos são acompanhados por perda de força muscular, dor muscular, fraqueza e devido a esses efeitos os atletas têm buscado estratégias para aliviar o desconforto muscular e consequentemente a qualidade no desempenho da atividade. A suplementação de cúrcuma está relacionada com a melhora no desempenho dos atletas por apresentar uma redução na sensação de dor muscular, prevenção de lesões inflamatórias devido a promoção anti-inflamatória da curcumina. De acordo com as evidências atuais, a suplementação com fitoquímicos antioxidantes dietéticos parece ter o potencial de atenuar os sintomas associados ao dano muscular induzido por exercício. Segundo Forward et al, a curcumina exibe atividade anti-inflamatória potente devido a sua capacidade em inibir vias de sinalização no organismo que atuaria nos eventos das cascatas de fatores potenciais no desenvolvimento de doenças. De fato, estudos pré-clínicos mostram que a administração de curcumina pode prevenir e melhorar o surgimento de doenças, devido a sua potencial ação anti-inflamatória.

No diabetes a curcumina atua na melhora da resistência à insulina causada devido o processo inflamatório, auxiliando na redução dos níveis de glicose no sangue em indivíduos obesos e com diabetes tipo 2.  Através desses mecanismos, a cúrcuma parece melhorar as doenças associadas ao diabetes, como neuropatia, retinopatia, nefropatia, disfunção endotelial e complicação de ferida. Dessa forma podemos concluir que os estudos conseguem elucidar a importância no consumo da cúrcuma na prevenção de diferentes patologias.

Auxilia na perda de peso

A curcumina possui efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, quando há um quadro de obesidade, o sistema inflamatório é ativado e a curcumina atua inibindo esse processo. É importante salientar que para a perda de peso de forma eficaz é necessário a mudança de estilo de vida que inclui alimentação equilibrada, gerenciamento de estresse e emoções, atividade física de acordo com a orientação de especialistas. A introdução de alimentos com compostos bioativos potencializa e auxilia no processo de emagrecimento quando somado a outros fatores individuais.

Auxilia na imunidade

A curcumina atua como um antioxidante, anti-inflamatório, antimicrobiana, antifúngica auxiliando dessa forma no sistema imune.

Auxilia na inflamação da pele

Devido a sua ação antifúngica e anti-inflamatória, a cúrcuma apresenta efeitos benéficos na pele evitando os quadros de inflamação.

Melhora a digestão

A curcumina possui efeitos benéficos na digestão, protege o fígado devido às suas propriedades e quando consumida de forma adequada. A cúrcuma pode ser adicionada a chás como de gengibre, canela, o que melhora ainda mais a digestão.

Como incluir a Curcumina na alimentação?

A curcumina pode ser incluída na alimentação através da introdução da cúrcuma em alimentos durante a sua preparação como, por exemplo, condimento, corante de massas, arroz, sopas, legumes, além de colorir e conferir sabor aos alimentos, a cúrcuma possui propriedades que auxiliam na saúde. Para potencializar a sua ação é importante associá-la a pimenta preta e uma fonte de gordura como o óleo de coco ou azeite. 

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Quais são os efeitos colaterais da Curcumina?

Geralmente a curcumina apresenta uma boa tolerabilidade, mas alguns sintomas podem ser apresentados como desconforto gastrointestinal leve, maior movimentação intestinal, dores de cabeça e outros fatores individuais. Qualquer suplemento ingerido deve ser acompanhado e orientado por um especialista, ele irá determinar as quantidades a serem ingeridas e de modo individualizado.

Conclusão

A curcumina é um composto bioativo que apresenta efeitos benéficos à saúde. A introdução da cúrcuma no preparo dos alimentos apresenta um grande aliado para a redução do risco de algumas doenças quando associado a alimentação equilibrada e mudança de estilo de vida.

Referências Bibliográficas

Filho. A. B. C et al., Cúrcuma: Planta Medicinal, Condimentar e de Outros Usos Potenciais. Ciência Rural, Santa Maria, v. 30, n. 1, p.171-175, 2000

Moretes. D. N, THE MEDICINAL BENEFITS OF Curcuma longa L. (CROCUS OF EARTH). Rev Cient da Fac Educ e Meio Ambiente: v. 10, n. 1, p. 106-114, 2019.

Momeni. H.R et al., Effect of curcumin on kidney histopathological changes, lipidperoxidation and total antioxidant capacity of serum in sodiumarsenite-treated mice.  v.69, n. 269, p. 93-97, 2017.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Cientifica na integralmédica para blog Nutrify

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