Couve: como preparar e quais são os benefícios? | Blog Nutrify

Couve: como preparar e quais são os benefícios?

A couve é um vegetal folhoso pertencente à família das brássicas. O seu efeito na saúde desperta um grande interesse na população devido aos nutrientes presentes na composição, como os fitoquímicos, que promovem a saúde, carotenóides, compostos fenólicos e glucosinolatos. Essa prevenção está associada aos fatores antioxidantes, vitaminas e minerais presentes na couve, que desempenham um papel importante na manutenção da saúde.

Na composição da couve, encontramos os antinutrientes, que também estão presentes em outros alimentos como as leguminosas. Os antinutrientes inibem a absorção de alguns nutrientes como cálcio, zinco, ferro, etc. Para eliminar esses antinutrientes, é importante aplicar a técnica de branqueamento, ou no caso dos feijões, deixar de molho. Logo após o processo de higienização, iniciamos o branqueamento, que consiste em cozinhar o alimento por pouco tempo em água fervente e resfriá-lo rapidamente em um recipiente com água contendo gelo.

No caso da couve é importante consumi-la aplicando pouco calor ou cru. O ideal seria saltá-las de forma rápida para evitar as perdas de vitaminas e de outras substâncias presentes como o isotiocianato, que possui um papel na prevenção de certos tipos de câncer.

Banner Institucional Nutrify | Blog

Quais os benefícios da couve?

A couve apresenta inúmeros benefícios devido à sua rica composição: as fibras que ajudam na melhora da função intestinal, as vitaminas, os antioxidantes e os flavonoides que auxiliam na redução do risco de doenças, como certos tipos de câncer e doenças cardíacas devido à melhora na hipercolesterolemia. Um exemplo é um estudo realizado para avaliar o efeito do suco verde de couve sobre os fatores de risco de doença arterial coronariana. Esse estudo incluiu 32 homens com hipercolesterolemia, que ingeriram 150 ml de suco de couve por 12 semanas. Os resultados mostraram que o suco de couve reduziu o LDL e o índice aterogênico de forma significante. Além do observado aumento da glutationa peroxidase, uma enzima fundamental para que ocorra a detoxificação de substâncias tóxicas ao organismo como a neutralização dos radicais livres. Esse estudo mostrou que a ingestão do suco de couve foi favorável para melhorar os perfis lipídicos e a atividade antioxidante.

A couve também apresenta um componente chamado isotiocianato, que são fitoquímicos presentes nos vegetais da família da brássicas como a couve, repolho, couve-flor, brócolis e couve-de-bruxelas. As atividades dos isotiocianatos presentes nesses vegetais estão associadas à propriedades farmacológicas que atuam como antimicrobianas, antioxidantes, anticâncer e anti-inflamatórios.

Vitaminas da couve

A couve apresenta vitaminas fundamentais para saúde como ferro, cálcio, beta caroteno, zinco, vitamina C, entre outras.

Qual a quantidade de couve por dia?

A recomendação do consumo diário de couve seria de uma xícara ao dia. Variar os alimentos das famílias das brássicas como brócolis, couve-flor, couve e couve-de-bruxelas é importante para prevenção de certos tipos de câncer e para potencializar a ação das enzimas antioxidantes, devido aos componentes presentes nesses alimentos. Além desses alimentos, consumir uma variedade de vegetais de outras famílias, os cereais, as proteínas e as gorduras boas também são fundamentais para a manutenção e equilíbrio da saúde e bem-estar.

Quem não pode consumir couve?

A couve pode ser consumida por qualquer pessoa desde que não tenha contra indicações médicas ou alergias alimentares associadas à algum componente presente nesse vegetal.

Suco de couve: o que é?

O consumo de suco de couve está associado à benefícios a saúde como a prevenção de doenças cardíacas e certos tipos de câncer. O suco potencializa e estimula a produção de enzimas antioxidantes, com papel fundamental na eliminação de radicais livres, substâncias que danificam o DNA e causam doenças. Além de ser muito bom para a hidratação e fornecer vitaminas importantes ao organismo.

Suco de couve emagrece?

O suco da couve aliada a uma dieta equilibrada ajuda no emagrecimento devido à ação antioxidante, diurética e auxílio na redução de gorduras. Mas para obter um emagrecimento saudável, é fundamental combinar a prática de atividade física com uma alimentação equilibrada. Converse com um especialista e verifique a possibilidade da realização de atividade física. Um nutricionista pode contribuir para a adesão de uma melhor alimentação, alinhada conforme os objetivos desejados.

Faz mal tomar suco de couve todos os dias?

O consumo diário de suco verde não faz mal, mas é importante estar unido a uma dieta equilibrada. O suco verde é um aliado para melhorar o perfil lipídico e promover a sua ação antioxidante.

Conclusão

A couve apresenta inúmeros benefícios à saúde podendo ser inserida em refeições como almoço, jantar e na forma de sucos. A sua ação na saúde está associada à redução do risco de câncer e de doenças cardíacas, devido à manutenção dos níveis adequados de lipídios. Esse vegetal, além de ter uma composição rica em vitaminas e minerais, também estimula a ação da glutationa peroxidase, uma enzima fundamental para eliminação de substâncias que causam danos em nosso DNA como os radicais livres.

Diante de tantos benefícios apresentados, vamos te ajudar com dicas de receitas práticas para incluir no seu dia a dia:

Receita de Suco verde

200 ml de água de coco natural

1 rodela de gengibre

2 folhas de couve

1 colher (chá) de linhaça

Modo de Preparo

Higienize a couve adequadamente. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Pode ingerir sem coar, assim aproveita as fibras presentes no suco.

Charuto de folha de couve

1 maço de couve

400 g de carne moída

80 g de azeitona

2 xícaras (chá) de arroz cozido

2 tomates

Cheiro verde a gosto

1 colher (café) de sal

1 cenoura ralada

1 cebola pequena

3 dentes de alho

1 colher (sopa) de azeite

2 xícaras (chá) de molho vermelho

Modo de preparo do recheio

Em uma panela, coloque o azeite, adicione o alho e em seguida a cebola. Deixe refogar. Acrescente a carne moída e os tomates, deixe cozinhar a carne moída e adicione a cenoura, refogue, e em seguida coloque a azeitona e o cheiro verde. Misture bem e reserve.

Modo de preparo das folhas de couve

Adicione água em uma panela e deixe levantar fervura. Assim que começar a ferver adicione as folhas de couve e retire-as rapidamente. Em seguida coloque as folhas em um recipiente contendo água e gelo. Após esse processo coloque o recheio nas folhas, enrole no formato de charuto e adicione o molho vermelho temperado a gosto por cima do charuto de couve. Sirva com uma salada de folhas variadas.

Referências Bibliográficas

Kim S Y et al. Kale Juice Improves Coronary Artery Disease Risk Factors in Hypercholesterolemic. BIOMEDICAL AND ENVIRONMENTAL SCIENCES. v. 21, p. 91-97, 2008.

Wang. Q, Bao. Y. Nanodelivery of natural isothiocyanates as a cancer therapeutic. Free Radical Biology And Medicine. v.167, p.125-140, 2021.

 Disponível em: https://nutritotal.com.br/publico-geral/material/consumir-muito-suco-verde-faz-mal/. Acesso em 06/05/2021.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima