mesa com sementes pães e ovos

Consumo dos aminoácidos para prevenção da sarcopenia em idosos

Os aminoácidos são as unidades básicas das proteínas. São constituídos por cadeias de carbono ligadas a hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre. Há 20 tipos de aminoácidos presentes nas moléculas das proteínas existentes na natureza, os quais são: alanina, arginina, aspartato, asparagina, cisteína, fenilalanina, glicina, glutamato, glutamina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, prolina, serina, tirosina, treonina, triptofano e valina. A ligação através da combinação desses 20 diferentes aminoácidos é que determina a função das proteínas no organismo. Os aminoácidos fazem ligações específicas chamadas ligações peptídicas formando as proteínas que são fundamentais na construção e sínteses de hormônios e neurotransmissores. As proteínas atuam no organismo realizando uma série de funções como de enzimas, estruturais, anticorpos, hormônios, sistema imunológico, transporte de nutrientes, força muscular, regulador do sono dentre outros

Banner aminoácidos | Blog Nutrify

Os aminoácidos que constituem as proteínas são encontrados em produtos de origem animal como as carnes vermelhas, frango, ovos, leites e derivados. E nos vegetais e leguminosas como lentilha, ervilha, grão de bico e outros, oleaginosas como castanha do Pará, amêndoa, nozes e avelãs entre outras e sementes como a de abóbora e girassol. Consumir alimentos variados e diversificados é fundamental para enriquecer uma dieta diária.

Os estudos sobre o consumo de aminoácidos têm despertado o interesse nos pesquisadores em conhecer os seus mecanismos em relação a sarcopenia principalmente porque estamos vivendo um período onde a expectativa de vida tem aumentado e junto com esse aumento no tempo de vida há muito interesse em melhorar a qualidade de vida em idosos. Um estudo realizado recentemente sobre os efeitos da proteína dietética adequada com suplementação da proteína do soro de leite e vitamina D em idosos sarcopênicos mostrou ser positivo na velocidade de marcha após 12 semanas de suplementação. Outro benefício associado ao uso de aminoácidos foi observado no tratamento da força muscular e física em pacientes pós AVC com sarcopenia. Yoshimura et al (2019) suplementou durante oito semanas pacientes pós AVC e com sarcopenia. Esse grupo recebeu aminoácidos enriquecidos com leucina e realizaram treinamento de resistência de baixa intensidade, além de um programa de reabilitação pós AVC. Os resultados do estudo mostraram aumento da massa muscular, força e função física nestes pacientes pós AVC e com sarcopenia, contribuindo para melhora na qualidade de vida desses pacientes. O consumo de forma adequada de suplementos como o Whey protein que é rico em aminoácidos parece ser interessante principalmente para complementar a dieta de pessoas idosas que muitas vezes apresentam dificuldades em atingir as metas proteicas de ingestão em uma dieta habitual.

Além disso, ainda pode ser um suplemento-chave aliado aos exercícios na terceira idade.

Referências Bibliográficas

Yoshimura.Y et al. Effects of a leucine-enriched amino acid supplement on muscle mass, muscle strength, and physical function in post-stroke patients with sarcopenia: A randomized controlled trial. Nutrition. v. 58, p. 1-6, 2019.

Lin. C. C et al. Effects of adequate dietary protein with whey protein, leucine,and vitamin D supplementation on sarcopenia in older adults:An open-label, parallel-group study. V. 40, n. 3, p. 1323-1329, 2021.

Texto elaborado por Roberta Saraiva Giroto Patrício.

CRN: 21984

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. No Laboratório de Dieta, Nutrição e Câncer.

Tema do Mestrado: Desenvolvimento de Material Educativo Digital para Divulgação Científica e Tecnológica da Nutrigenômica.

Experiência na área de saúde hospitalar e consultório com atendimento personalizado e individualizado.

Atualmente consultora cientifica para blog da Nutrify.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima