Consumo Consciente de Energia | Blog Nutrify

Consumo Consciente de Energia

Não é novidade para ninguém que o Brasil vem enfrentando uma severa crise hídrica e energética, agravada pelo menor nível de chuvas no país em muitos anos e, consequentemente, ocasionando a baixa vazão em seus reservatórios de água para a geração hidrelétrica, nossa maior fonte de energia.

Conheça a Nutrify | Blog Nutrify

Para evitar riscos de racionamento e até mesmo de apagões, o país ampliou o uso de termelétricas, opção menos sustentável (exige a queima de combustíveis fósseis que emite gases de efeito estufa) e mais cara. Sobrou para o meio ambiente e para nós, consumidores, com contas mais caras.

Mas além das questões estruturais da crise, nós como sociedade podemos e devemos fazer pequenas mudanças no dia a dia que fazem toda a diferença no final.

Gostou do assunto? Então calma que ainda tem muito mais informações para você.

Você sabia?

Você sabia que o desperdício de energia elétrica entre 2015 e 2017 daria para abastecer uma cidade de 500 mil habitantes por mais de um mês? E que, em média, 12% do gasto energético pode ser reduzido com a adoção de práticas e do uso consciente de energia elétrica?

O que podemos fazer para mudar esse cenário?

Quando temas como esse surgem em pauta, sempre paramos e refletimos: “Mas como eu posso ajudar?”. A resposta aqui é muito mais fácil do que você possa imaginar.

Atitudes simples, como apagar as luzes ao sair do ambiente, reduzir o tempo de banho no chuveiro elétrico e tirar da tomada equipamentos que não estão em uso, proporcionam economia no final do mês e ainda podem ajudar a evitar racionamentos.

Consumo Consciente de Energia | Blog Nutrify

Veja agora mais dicas de como economizar energia dentro da sua casa:

Mantenha a casa iluminada sem desperdiçar energia

Substitua as lâmpadas fluorescentes pelas de LED, que têm maior vida útil e são mais eficientes energeticamente. Apesar de mais caras, as lâmpadas de LED compensam devido à menor necessidade de troca em comparação às fluorescentes, além da redução no valor da conta de luz.

Evite passar roupas desnecessariamente

Acumule o máximo possível de peças para usar a máquina de lavar e o ferro de passar. Se possível, pendure as roupas em cabides para que elas sequem e desamassem naturalmente. Dependendo do tipo de tecido, a peça pode até dispensar o ferro de passar e ir direto para o guarda-roupa. 

Evite abrir a geladeira a todo momento

O ar quente obriga o motor do equipamento a gastar mais energia elétrica para resfriá-la novamente. Na hora de colocar ou retirar os alimentos, faça tudo de uma só vez, e não guarde recipientes quentes, pois isso também aumenta o consumo de energia. E verifique se a borracha da porta da geladeira está em boas condições, pois ela isola o interior do refrigerador e evita maior consumo de eletricidade.

Consumo Consciente de Energia | Blog Nutrify

Fique atento ao comprar um eletrodoméstico

Procure o selo Procel ou a etiqueta do Inmetro, que indicam os aparelhos energeticamente mais eficientes. Também vale a pena avaliar a substituição de equipamentos antigos por novos, em geral mais eficientes no consumo de energia. 

Desperdício, desperdício e mais desperdício

Mais de 71 milhões de reais por dia, ou 52 bilhões de reais em dois anos. Parece Fake News, mas infelizmente não é.

Este é o montante do desperdício de energia elétrica no Brasil. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), que analisou os anos de 2015 a 2017. Isso representa aproximadamente metade de toda a produção de energia elétrica de Itaipu no mesmo período.

Energia sustentável é o futuro?

Os impactos negativos causados pelas formas tradicionais de geração de energia têm sido discutidos frequentemente, o que ocasiona uma busca constante por fontes alternativas de energia que sejam menos agressivas. Nesse sentido, o uso de fontes de energia sustentáveis surge como a melhor opção para que os princípios do desenvolvimento sustentável sejam atendidos. Uma fonte de energia é considerada sustentável quando mantém um ciclo equilibrado de produção e consumo e supre as necessidades humanas, garantindo o desenvolvimento econômico e social e a preservação ambiental.

Veja as principais fontes de energia sustentável:

Energia eólica

Destaca-se como uma das mais promissoras, pois é renovável e de baixo impacto ambiental, não emite gases poluentes, além de ser relativamente de baixo custo. É obtida pela força dos ventos, que é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. Nos últimos anos este setor de geração de energia está se expandindo amplamente e os custos para sua produção estão diminuindo.

Energia solar

Também representa uma alternativa de baixo impacto ambiental na produção de energia elétrica. É utilizada através das tecnologias fotovoltaica (conversão da luz em eletricidade) e fototérmica (conversão da energia solar em energia térmica). A energia solar pode ser considerada como uma fonte sustentável porque não polui durante seu uso, é renovável, os sistemas necessitam de manutenção mínima e é muito útil em lugares remotos e de difícil acesso.

Consumo Consciente de Energia | Blog Nutrify

Energia da biomassa

Não representa uma fonte de energia específica e sim um grupo de fontes de energia diversas. Assim, as biomassas podem ser classificadas em “biomassas modernas”, que incluem os biocombustíveis, derivados do bagaço de cana-de-açúcar, madeira e outras fontes, e “biomassas tradicionais”, que compreendem a lenha, resíduos agrícolas, esterco animal e outros resíduos naturais. A utilização de biomassa como fonte de energia vem ganhando espaço e pode ser considerada uma alternativa sustentável desde que alguns fatores sejam considerados durante sua produção e utilização, como: uso de tecnologias eficientes para o aproveitamento da energia, métodos para controlar os poluentes que podem ser liberados e utilização de recursos florestais obtidos por meio de um manejo florestal adequado.

Nunca é tarde para começar

Como vimos, pequenas atitudes fazem grande diferença e a tecnologia está sempre em evolução para tentar criar soluções eficazes. Por isso, comece agora mesmo a praticar o consumo consciente de energia.

E ah, não esquece de apagar a luz quando sair, ok?

 

Bibliografia

https://akatu.org.br/evite-o-desperdicio-de-energia-eletrica

https://www.infoescola.com/ecologia/fontes-de-energia-sustentavel/

https://ciclovivo.com.br/planeta/energia/brasil-desperdica-r71-milhoes-em-energia-por-dia/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima