conheca-os-tipos-de-colageno-e-seus-beneficios-blog-nutrify

Conheça os tipos de colágeno e suas funções

O colágeno é uma proteína fibrosa encontrada em todo o reino animal, contém cadeias peptídicas dos aminoácidos: glicina, prolina, lisina, hidroxilisina, hidroxiprolina e alanina. Essas cadeias são organizadas formando as fibras de colágeno, que proporcionam resistência e elasticidade à estrutura presente. Uma característica importante do colágeno hidrolisado é a sua composição de aminoácidos, fornecendo um alto nível de glicina e prolina, esses dois componentes essenciais estão relacionados a estabilidade e a regeneração das cartilagens que atuam na melhora dos quadros clínicos de pessoas com problemas articulares. O colágeno é uma proteína produzida pelo nosso organismo e contribui com a melhora da elasticidade, resistência da pele, saúde das unhas e cabelos e é responsável por constituir as fibras que sustentam os tecidos do corpo como ossos, músculos, tendões e articulações.

Existem diferentes tipos de colágeno os quais variam em sua composição comprimento e estrutura molecular.

Eles podem ser classificados de acordo com sua estrutura e função:

  • Colágeno tipo I, por exemplo, é o principal componente estrutural da matriz extracelular responsável pela manutenção da estrutura da derme e esse tipo de colágeno está cada vez mais sendo indicado na prevenção do envelhecimento, é o mais comum, estando presente na pele, tendões e ossos.
  • Colágeno tipo II: é mais abundante nas cartilagens – forma fibrilas e é muito utilizado para minimizar os sintomas da osteoartrite e osteoporose.
  • Colágeno tipo III: atua nos tecidos fetais, órgãos e glândulas, órgãos linfóides e hematopoiéticos.  Existem outros tipos de colágeno como IV, VII, IX, XII entre outros, sendo que os mais utilizados são os tipos I e II.

O colágeno hidrolisado apresenta uma boa biodisponibilidade ao organismo fornecendo os peptídeos reguladores que atuam na melhora de quadros clínicos das articulações e ossos, e seus efeitos benéficos na prevenção do envelhecimento, contribuído com a melhora na auto estima e saúde das pessoas. Uma pesquisa realizada em 2018, sobre suplementação oral diária de peptídeos de colágeno combinados com outras vitaminas têm mostrado melhora na elasticidade da pele e redução do envelhecimento, além dos benefícios para saúde da pele. Os pesquisadores puderam observar uma melhora nas articulações com desconforto reduzido e um aumento na mobilidade articular dos idosos. O colágeno hidrolisado apresenta massa molecular relativamente baixa e boa disponibilidade e facilidade de absorção. Ele é absorvido e pode ser identificado através de seus peptídeos constituintes, sendo posteriormente depositado na pele e seus efeitos na prevenção do envelhecimento e melhora da qualidade da pele está cada vez mais evidente.

Os efeitos benéficos da ingestão do colágeno hidrolisado na prevenção do envelhecimento precoce da pele estão associados aos peptídeos que passam a aumentar a ação de fibroblastos e a formação de fibrilas de uma maneira específica.

 O colágeno tipo II associado a vitaminas e antioxidantes apresenta efeito protetor na cartilagem articular e principalmente no alívio sintomático em quadros de dor.  Seu uso tem se demonstrado um bom aliado para as articulações. Nas modalidades esportivas, por exemplo, que aumentam o desgaste articular como as corridas, maratonas, vôlei, basquete, pula corda esportes que exigem bastante dos joelhos a suplementação pode ser um bom aliado principalmente nestas modalidades. O colágeno também é fundamental para manter a estrutura, resistência, elasticidade e hidratação dos fios de cabelo.

Colágeno hidrolisado Verisol® é a melhor escolha para ingestão de um bom colágeno. Nesta forma, ele passa por processo de hidrólise, ou seja, quebra das proteínas em fragmentos pequenos conhecidos como peptídeos. Esse processo o torna mais disponível e facilita a absorção otimizando o uso do colágeno pelo organismo. O colágeno hidrolisado Verisol® conta com uma tecnologia alemã que garante qualidade e confiabilidade no produto. Escolher um que contenha vitamina C é muito importante, uma vez que os dois se complementam garantindo melhor benefício. A vitamina C auxilia no melhor aproveitamento do colágeno, além de ser responsável pela formação das fibras colagenosas. A união do colágeno com vitamina C só traz benefícios, tanto para a pele, cabelo e para imunidade já que ela também fortalece o sistema imunológico prevenindo as gripes e resfriados. O colágeno pode ser consumido em qualquer horário e momento do dia, mas a recomendação é para que seja ingerido longe de refeições com grandes quantidades de proteínas, como almoço e jantar.

 

Referências Bibliográficas

Zanardo. V.P.S, Bombana. V.B. Colágeno  Hidrolisado no Combate ao Envelhecimento Cutâneo, Revista Saúde em Foco – n. 11, p.1109-1119, 2019.

Extraction and characterization of omega 3 fatty acids by cultivation of microalgae Nannochloropsis oculata (Droop) Hibberd

 Chalamaiah. M et al. Regulatory requirements of bioactive peptides (protein hydrolysates) from food proteins. Journal of Functional Foods. v. 58, p. 123-129, 2019.

.Czajka. A et al. Daily oral supplementation with collagen peptides combined with vitamins and other bioactive compounds improves skin elasticity and has a beneficial effect on joint and general wellbeing. Nutrition Research. v. 57, p. 97-108, 2018.

 Santelli. G.M.M, Zague.V, Bases Científicas dos Efeitos da Suplementação Oral com Colágeno Hidrolisado na Pele Revista Brasileira de Nutrição Funcional – v. 15, n.65, p. 19-25, 2016.

Rolar para cima