Tipos de colágeno

Tipos de colágeno: conheça quais são e suas diferenças!

Uma pele saudável e bonita, articulações flexíveis e ossos fortes são, sem dúvida, aspectos importantes para o nosso bem-estar. Não à toa é comum que a gente se pergunte quais cuidados podemos adotar na rotina para mantê-los em ordem, não é mesmo?

É aqui que, em um contexto de vida saudável, entra o fascinante mundo dos diferentes tipos de colágeno, um nutriente essencial não só na beleza, mas na saúde de todo o nosso corpo.

O colágeno é um aliado multitarefas, que desempenha papéis cruciais em várias partes do organismo. Da manutenção da elasticidade da pele à garantia da mobilidade das articulações, o colágeno está lá, silencioso, mas sempre ativo. 

No entanto, não é só um tipo de colágeno que faz todo esse trabalho; existem vários tipos, cada um com uma função especial.

Nesse sentido, vale a pena entender melhor o assunto. Confira!

Tipos de colágeno: o que é colágeno?

O colágeno é uma proteína fibrosa encontrada em todo o reino animal. Contém cadeias peptídicas dos aminoácidos, glicina, prolina, lisina, hidroxilisina, hidroxiprolina e alanina. 

Essas cadeias são organizadas formando as fibras de colágeno, que proporcionam resistência e elasticidade à estrutura presente. 

O colágeno é produzido pelo nosso organismo e contribui com a melhora da elasticidade, resistência da pele, saúde das unhas e cabelos e é responsável por constituir as fibras que sustentam os tecidos do corpo como ossos, músculos, tendões e articulações.

Existem diferentes tipos de colágeno, que variam em sua composição, comprimento e estrutura molecular.

Banner Collagen Pro Nutrify| Blog

Quais são as funções do colágeno?

As investigações científicas sobre o colágeno revelam diversas funções e benefícios para a saúde e a estética.

Benefícios para a pele 

Estudos têm mostrado que a suplementação com colágeno hidrolisado melhora significativamente a hidratação, elasticidade e a aparência de rugas na pele. 

A ingestão de colágeno por 90 dias é eficaz na redução do envelhecimento da pele​​​​​​.

Prevenção de envelhecimento precoce 

A suplementação de colágeno ajuda a combater os sinais de envelhecimento precoce na pele. Ao melhorar a hidratação e elasticidade, o colágeno pode reduzir a aparência de linhas finas e rugas, de modo a contribuir para uma pele saudável​​​​​​ e de aspecto agradável.

Suporte para a saúde óssea 

O colágeno é um componente importante dos ossos, pois contribui para sua resistência e saúde. 

Quais são os tipos de colágeno?

Quais são os tipos de colágeno

A classificação dos tipos de colágeno é feita de acordo com sua estrutura e função:

Colágeno tipo I 

É o principal componente estrutural da matriz extracelular, responsável pela manutenção da estrutura da derme. Esse tipo de colágeno é frequentemente indicado na prevenção a alguns sinais do envelhecimento.

Além disso, é o mais comum, estando presente na pele, tendões e ossos.

Colágeno tipo II 

É mais abundante nas cartilagens — forma fibrilas e é muito utilizado para minimizar os sintomas da osteoartrite e osteoporose.

 O colágeno tipo II, associado a vitaminas e antioxidantes, apresenta efeito protetor na cartilagem articular e principalmente no alívio sintomático em quadros de dor. Seu uso tem se mostrado positivo no cuidado com as articulações. 

Nas modalidades esportivas que aumentam o desgaste articular como corridas, maratonas, vôlei, basquete e esportes que exigem bastante dos joelhos, a suplementação pode ser uma boa estratégia.

O colágeno também é fundamental para manter a estrutura, resistência, elasticidade e hidratação dos fios de cabelo.

Colágeno tipo III 

Atua nos tecidos fetais, órgãos e glândulas, órgãos linfóides e hematopoiéticos. Existem outros tipos de colágeno como IV, VII, IX, XII, entre outros, No entanto, os mais utilizados na suplementação são os tipos I e II.

Hidrolisado

O colágeno hidrolisado apresenta uma boa biodisponibilidade, fornecendo os peptídeos reguladores que atuam na melhora de quadros clínicos das articulações e ossos, além de seus efeitos benéficos na prevenção aos sinais de envelhecimento. 

Uma pesquisa realizada em 2018, sobre suplementação oral diária de peptídeos de colágeno combinados com outras vitaminas, mostrou melhora na elasticidade da pele e redução de sinais de envelhecimento, além dos benefícios para a saúde dérmica. 

Uma característica importante do colágeno hidrolisado é sua composição de aminoácidos, que fornece um alto nível de glicina e prolina. Esses dois componentes essenciais estão relacionados à estabilidade e à regeneração das cartilagens que atuam na melhora dos quadros clínicos de pessoas com problemas articulares. 

Pesquisadores puderam observar melhora nas articulações com redução de desconforto e aumento na mobilidade articular dos idosos com suplementação de colágeno hidrolisado.

O colágeno hidrolisado apresenta massa molecular relativamente baixa e boa disponibilidade e facilidade de absorção de seus peptídeos constituintes, posteriormente depositados na pele. 

Assim, seus efeitos na melhora da qualidade da pele estão cada vez mais evidentes.

Os efeitos benéficos da ingestão do colágeno hidrolisado na prevenção do envelhecimento precoce da pele estão associados ao fato de que os peptídeos aumentam a ação de fibroblastos e a formação de fibrilas de uma maneira específica.

Alimentos que contêm colágeno

Alimentos ricos em colágeno são principalmente aqueles de origem animal, já que o  colágeno é uma proteína encontrada nos tecidos conjuntivos dos animais. 

Aqui estão alguns exemplos de fontes alimentares de colágeno:

  • carnes e peixes: particularmente as partes que contêm mais tecido conjuntivo, como pele, tendões e ligamentos. Por exemplo, frango e peixe consumidos com pele são boas fontes de colágeno;
  • caldo de ossos: pode ser obtido ao se cozinhar ossos de carne ou frango por um longo período, o que extrai o colágeno e outros nutrientes dos ossos;
  • gelatina: a gelatina é basicamente colágeno cozido e pode ser encontrada em alimentos como marshmallows, geleias e outras sobremesas;
  • frutos do mar: alguns tipos de frutos do mar, especialmente aqueles com peles, são ricos em colágeno.

Alimentos com colágeno

Vale destacar que o tipo e a quantidade de colágeno presentes em alimentos como gelatinas e sobremesas não necessariamente são adequados para obtenção de todos os benefícios do colágeno, especialmente para a pele.

Colágeno hidrolisado você encontra na Nutrify.

Colágeno hidrolisado Verisol® é a melhor escolha para ingestão de um bom suplemento de colágeno. Nesta forma, ele passa por processo de hidrólise, ou seja, quebra das proteínas em fragmentos pequenos conhecidos como peptídeos. 

Esse processo o torna mais disponível e facilita a absorção, otimizando o uso do colágeno pelo organismo. O colágeno hidrolisado Verisol® é referência global em qualidade e confiabilidade. 

A presença da vitamina C é muito importante, uma vez que essa vitamina favorece o melhor aproveitamento do colágeno, além de ser responsável pela formação das fibras colagenosas. 

Embora possa ser consumido a qualquer horário do dia, recomenda-se a ingestão de suplementos de colágeno longe de refeições com grandes quantidades de proteínas, como almoço e jantar.

Perguntas frequentes sobre os tipos de colágeno

Vamos a uma seção de respostas rápidas sobre os tipos de colágeno e seus impactos.

Para quem é indicado o consumo de colágeno?

O consumo de colágeno é indicado para pessoas que buscam melhorar a saúde da pele, articulações, ossos e músculos. É particularmente benéfico para indivíduos que experimentam dor nas articulações, problemas relacionados ao desgaste da pele ou querem melhorar a saúde geral dos tecidos conectivos.

Quando é o momento de suplementar com colágeno?

A suplementação com colágeno pode ser considerada quando se observa sinais como os supracitados ou para suporte na recuperação de lesões. Além disso, atletas ou indivíduos com alta atividade física podem se beneficiar da suplementação para melhorar a recuperação muscular e a saúde das articulações.

Existem contraindicações para o consumo de colágeno?

Embora o colágeno seja geralmente seguro, pessoas com alergias a determinadas fontes de colágeno (como peixe, ovos ou frango) devem ter cuidado. Além disso, é importante consultar médico ou nutricionista antes de iniciar a suplementação, especialmente para pessoas grávidas, amamentando ou com condições médicas preexistentes.

Como escolher o melhor suplemento com colágeno?

Ao escolher um suplemento de colágeno, considere a fonte, a forma (hidrolisada ou não) e a dosagem. Produtos com selos de qualidade e transparência na lista de ingredientes são preferíveis. Também é importante verificar se o produto atende às suas necessidades específicas, como suporte à saúde da pele, articulações ou músculos.

Conclusão

Seja por meio de alimentos ricos em colágeno ou através da suplementação, incorporá-lo na rotina é uma forma de reconhecer e valorizar a complexidade e as necessidades do nosso organismo. 

Dedicar atenção a conhecer e escolher o tipo de colágeno adequado para nossas necessidades individuais é uma também uma forma de autoconsciência e autocuidado.

Mesmo com nossas vidas agitadas, vale lembrarmos que o cuidado com a saúde pode ser tão natural quanto o colágeno em nossos corpos, uma parte essencial do bem-estar que nos acompanha em cada etapa da jornada.

Confira o suplemento de colágeno que temos aqui na Nutrify!

Referências bibliográficas

BARATI, Meisam. Collagen supplementation for skin health: a mechanistic systematic review. A mechanistic systematic review. 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32436266/. Acesso em: 30 jan. 2024.

MIRANDA, Roseane B de. Effects of hydrolyzed collagen supplementation on skin aging: a systematic review and meta-analysis. a systematic review and meta-analysis. 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33742704/. Acesso em: 30 jan. 2024.

Zanardo. V.P.S, Bombana. V.B. Colágeno Hidrolisado no Combate ao Envelhecimento Cutâneo, Revista Saúde em Foco – n. 11, p.1109-1119, 2019.

Extraction and characterization of omega 3 fatty acids by cultivation of microalgae Nannochloropsis oculata (Droop) Hibberd

 Chalamaiah. M et al. Regulatory requirements of bioactive peptides (protein hydrolysates) from food proteins. Journal of Functional Foods. v. 58, p. 123-129, 2019.

.Czajka. A et al. Daily oral supplementation with collagen peptides combined with vitamins and other bioactive compounds improves skin elasticity and has a beneficial effect on joint and general wellbeing. Nutrition Research. v. 57, p. 97-108, 2018.

 Santelli. G.M.M, Zague.V, Bases Científicas dos Efeitos da Suplementação Oral com Colágeno Hidrolisado na Pele Revista Brasileira de Nutrição Funcional – v. 15, n.65, p. 19-25, 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima