Benefícios do gengibre | Blog Nutrify

Conheça os benefícios do gengibre

Gengibre é o nome comum da raiz de Zingiber officinale Roscoe, uma das especiarias mais usadas no mundo. Ela tem sido tradicionalmente tratada como remédio tanto na Medicina Tradicional Chinesa quanto na Ayurveda.

Banner Institucional Nutrify | Blog

Doses de 1-3 g podem reduzir a náusea e facilitar a digestão de forma bastante eficaz.

Um estudo observou que o gengibre quando ingerido 2 g com uma refeição (principalmente carboidrato), consegue aumentar o gasto calórico nas próximas 6 horas após essa refeição.

A ingestão de gengibre acelera o trânsito gástrico dos alimentos, mostrando mais benefícios em situações em que a motilidade gástrica seria suprimida como em enjoos e hiperglicemia.

Benefícios do gengibre | Blog Nutrify 2

O gengibre é conhecido por ter um efeito “carminativo”, que consiste em quebrar e expelir gases intestinais; é tradicionalmente usado para tratar flatulência e gases

O alívio das náuseas associadas à gravidez, também pode ser benéfica durante o uso da especiaria. Quando em curto prazo (4 semanas), parece ser seguro durante gestação.

O gengibre também parece reduzir a dor associada à menstruação em mulheres com uma dose de 1 g por dia. Alguns estudos (em roedores e em homens inférteis) mostraram o aumento da testosterona sérica com o uso de 10-15 g de gengibre por dia.

Os efeitos colaterais relatados parecem estar relacionados apenas ao desconforto gastrointestinal. Seu consumo pode ser feito na forma de cápsulas, extrato líquido, pedaços cristalizados ou chás.

Para preparar o chá basta adicionar ½ colher de gengibre ralado em 800 ml de água fervente e deixar em infusão por 5 a 10 minutos.

@paatykraus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima