beneficios-da-maca-peruana-blog-nutrify

Conheça os benefícios da Maca Peruana

A Maca (Lepidium meyenii) é uma espécie nativa dos Andes Centrais do Peru. Tem sido reconhecida devido às suas propriedades medicinais. A maca pode ser encontrada em pó, cápsulas e farinhas podendo ser encontrada em lojas de produtos naturais, lojas de suplementos e mercados. Suas propriedades são atribuídas a vitalidade, aumento da fertilidade, melhora da libido e alívio de sintomas da menopausa em mulheres. A Maca fresca possui alto teor de água 80% e alta densidade de nutrientes. Contém 59% de carboidratos hidrossolúveis, 10 a 16% de proteínas e 2,2% de lipídios. Além desses nutrientes também contém minerais, aminoácidos, ferro e iodo. Os compostos bioativos encontrados na maca são macaense, macamidas, glucosinolatos, alcalóides, esteróides, flavonol ligninas e polissacarídeos.

Os compostos bioativos da maca ganharam destaque devido a sua ação antioxidante, antidiabético, anti tumoral, anti-inflamatório dentre outros. Um estudo realizado por Caicai e colaboradores mostrou o efeito antioxidante da maca na eliminação de radicais livres no organismo. Apesar de mais estudos serem necessários para elucidar esse efeito, foi possível observar benefícios com a introdução da maca. Outro estudo realizado para avaliar o efeito do extrato solúvel de maca contendo macamidas na capacidade de resistência na natação como inibidor da fadiga se mostrou eficaz. Foi oferecido suplementação de 30 e 100mg/Kg de extrato de maca e o tempo de natação foi estimulado até a exaustão. Com essa suplementação foi observado aumento de 25% a 41% no tempo de natação até a exaustão. A suplementação com 100mg/kg de extrato de maca reduziu a peroxidação lipídica muscular e aumentou a glutationa hepática. Essa suplementação mostrou que a maca auxilia na capacidade de resistência à natação e possui efeito antioxidante.

Referências Bibliográficas

Beharry. S; Chacon. H. Is the hype around the reproductive health claims of maca (Lepidium meyeniiWalp.) justified?Journal Of Ethnopharmacology. v. 211, p.126-170, 2018.

Caicai. K et al. Isolation, purification and antioxidant activity of polysaccharidesfrom the leaves of maca (Lepidium Meyenii). International Journal of Biological Macromolecules.  v. 107, p. 2611-2619, 2018.

Choi. E. H et al. Supplementation of standardized lipid-soluble extract frommaca (Lepidium meyenii) increases swimming endurancecapacity in rats. Journal of Functional Foods.v. 4, n. 2, p. 568-573, 2012.

Texto elaborado por Roberta Saraiva Giroto Patrício.

CRN: 21984

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.

Experiência na área de saúde hospitalar e consultório com atendimento personalizado e individualizado.

Consultora científica para Blog da Nutrify.

Rolar para cima