Conheça os benefícios da Astaxantina | Blog Nutrify

Conheça os benefícios da Astaxantina

A astaxantina tem despertado um grande interesse na população devido a esse carotenoide ser considerado um potente antioxidante. A sua descoberta ocorreu no ano de 1938, através da presença em lagostas e era utilizada para realização de pigmentação na aquicultura. Em meados de 1991 foi aprovada como suplemento alimentar devido às suas características antioxidantes, ser precursor da vitamina A, seu desempenho biológico dentre outros. Atualmente as pesquisas com astaxantina tem aumentado devido aos benefícios observados na saúde.

Banner Institucional Nutrify | Blog

O que é Astaxantina?

A astaxantina é um carotenoide com um pigmento avermelhado, sendo encontrado em diversos microrganismos, algas, animais marinhos como camarão, lagosta, peixes, crustáceos, krill dentre outros. Apresenta boa solubilidade em gordura e é insolúvel em água, ela não pode ser sintetizada por animais, mas acumula-se nos tecidos ao se alimentar de fontes que contém a astaxantina. Dependendo do tipo de alimento e fonte natural de astaxantina pode haver outros carotenoides como por exemplo o betacaroteno, luteína, cantaxantina dentre outros com efeitos biológicos diferentes.

Fontes de Astaxantina

As fontes alimentares de astaxantina são camarão, lagosta, truta e salmão.

Quais são os benefícios da Astaxantina?

Anti-inflamatório

A astaxantina atua como cofator em processos metabólicos evitando a ativação de vias que atuariam desencadeando os processos inflamatórios no organismo. A inflamação quando não controlada pode contribuir para o desencadeamento e surgimento de algumas doenças. A astaxantina promove o bloqueio das vias de sinalização NF-κB e evita a expressão gênica de alguns mediadores envolvidos na inflamação como a interleucina-6 (IL-6) e TNF-α.

A obesidade pode ser considerada uma doença inflamatória e pode estar associada a contribuição para o desencadeamento de diferentes doenças como por exemplo no diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e outras. A inserção da suplementação da astaxantina está relacionada a benefícios à saúde devido a sua ação na inflamação e antioxidante. Além da inflamação, a astaxantina também auxilia na prevenção do ganho de peso, reduz colesterol, triglicérides, atua como cardioprotetor, auxilia na pressão arterial e controle do metabolismo do açúcar dentre outros benefícios.

Fortalece o sistema imunológico

A astaxantina é considerada um potente antioxidante devido a sua capacidade em eliminar ou neutralizar a ação do radical livre nas células. Esse carotenoide possui ação também na potencialização de enzimas com atividades protetoras como a catalase, superóxido-dismutase e glutationa que auxiliam na eliminação de substâncias indesejáveis ao organismo.

Auxilia no sistema renal

Devido a sua ação antioxidante, a astaxantina protege o sistema renal evitando os danos que poderiam ser causados pelos radicais livres nas células.

Auxilia na saúde dos olhos

Esse carotenoide apresenta benefícios para pessoas que possuem degeneração macular e apresentam efeito protetor nas pessoas com pressão intraocular.

Previne diabetes

A astaxantina protege as células do pâncreas devido a sua potente ação antioxidante, protegendo as células de possíveis danos causados pelos radicais livres, melhorando a ação do hormônio insulina.

Sistema cardiovascular

Por possuir propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a astaxantina auxilia nos níveis mais adequados de colesterol e triglicérides, contribuindo para a saúde cardiovascular por evitar a formação de placas de gordura.

Aumenta a fertilidade

Pesquisas realizadas com a astaxantina elucidaram que o consumo de astaxantina por homens considerados inférteis puderam se beneficiar do consumo desse suplemento através do aumento dos parâmetros de esperma e fertilidade.

Benefícios cerebrais

Nosso cérebro é vulnerável aos efeitos causados pelo estresse oxidativo que pode ser devido a sua alta demanda por oxigênio, além da abundância de células lipídicas que são susceptíveis à peroxidação. As doenças consideradas neurodegenerativas podem ser causadas por algum distúrbio. Alguns desses tipos de doenças são Alzheimer, Parkinson, esclerose lateral amiotrófica e a doença de Huntington. O processo de envelhecimento pode contribuir para o surgimento dessas doenças relacionadas ao estresse oxidativo e por esse motivo a procura por antioxidantes tem aumentado, e a astaxantina tem sido um antioxidante de grande relevância para esses casos devido ao seu poder antioxidante, minimizando os efeitos causados pelos danos às células. No caso de doença de Alzheimer, por exemplo, os efeitos protetores dos carotenoides como a astaxantina estão associados a capacidade desse carotenoide em inibir a agregação do peptídeo β-Amilóide (Aβ) que estão associados à patogênese dessa doença.

Quais são as contraindicações da Astaxantina?

Pessoas com alergias a frutos do mar devem evitar o consumo desse suplemento. É muito importante ler o rótulo dos produtos a serem adquiridos. Pessoas que fazem uso de qualquer remédio devem conversar com o seu médico antes de iniciar a suplementação.

Conclusão

Os carotenoides como a astaxantina presente em alimentos ou suplementos contribui para a manutenção da saúde devido aos efeitos benéficos que podem promover ao entrar no organismo. Os seus efeitos benéficos estão associados à sua capacidade em reduzir uma gama de doenças que estão relacionadas a processos inflamatórios.

 

Referências Bibliográficas

Fakhri. S et al. Astaxanthin: A mechanistic review on its biological activities and health benefits. Pharmacological Research. v. 136, p. 1-20, 2018.

Capelli. B et al. Role of Astaxanthin in Sports Nutrition. Academic. P.465-471, 2013.

 

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Científica na Integralmédica para Blog Nutrify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima