Conheça o conceito Mindful Eating | Blog Nutrify

Conheça o conceito Mindful Eating

Mindful Eating é a forma consciente de se consumir os alimentos sem que haja julgamentos. Essa forma de se alimentar presta atenção no alimento, sente o seu sabor, textura, sentimentos, aromas, contextos familiares, ou seja, o ato de se alimentar leva em consideração vários fatores. Atualmente observamos uma grande distração em relação a alimentação principalmente devido ao contexto social em que vivemos onde há reuniões frequentes em ambientes de trabalho e até mesmo dentro de casa devido às inúmeras tarefas que se multiplicam com o estilo de vida atual. Neste contexto vivido, as refeições ficam cada vez mais aceleradas e sem tempo, fazendo com que o tempo de se alimentar seja rápido o que prejudica a saúde e pode contribuir até para o ganho de peso devido a má observação da sensação de saciedade. Quando nos alimentamos dessa forma, o risco para o desenvolvimento de doenças aumentam devido ao estilo de vida, como consumir alimentos de forma rápida sem observar a sensação de saciedade, mastigação insuficiente, consumo de alimentos com estresse e outros que prejudicam a saúde.

Aprender a desenvolver essa técnica contribui para o bem-estar interior, que pode ser definido como a capacidade humana de estar totalmente presente. Através desse tipo de meditação, aprendemos a nos conhecer percebendo nossos pensamentos, sensações e treinar as nossas emoções. Essa prática nos possibilita desenvolver o autoconhecimento próprio e as nossas reações e emoções diante as dificuldades que se tornam mais conscientes. O Mindful Eating tem suas origens no budismo e pode ser definida como uma qualidade de consciência que permite a pessoa prestar atenção sem julgamentos, sendo considerada um passo fundamental para a libertação do sofrimento humano, razão da existência do budismo. A sua eficácia está associada a melhorias na capacidade de concentração, maior tolerância emocional, fortalecimento do sistema imunológico, melhora da insônia, controle de ansiedade entre outros benefícios.

O que é Mindful Eating?

Mindful Eating é uma ferramenta ou técnica budista que propõe o consumo de alimentos de forma plena e consciente sem haver julgamentos. Essa ferramenta tem como objetivo auxiliar as pessoas a desenvolverem uma relação mais saudável com os alimentos, percebendo o seu sabor, textura, aroma e outros reconhecendo ao longo do desenvolvimento dessa técnica os sinais da fome, saciedade e gatilhos. Essa técnica envolve sentimentos com os alimentos que pode ser lembrança de algo familiar, espiritualidade, mente e outros. Para colocar em prática essa técnica são necessárias algumas tarefas como:

  • Não ter pressa para se alimentar
  • Sentar-se de forma confortável no momento das refeições
  • Não ficar com celulares próximos no momento da refeição
  • Desligar a televisão
  • Observe bem os alimentos
  • Sinta os alimentos como sua textura, sabor e aroma
  • Feche os olhos e sinta os alimentos
  • Neste momento procure não pensar nas calorias
  • Avalie a saciedade e fome
  • Agradeça o alimento.

O desenvolvimento dessa consciência proporciona e resulta sensação de prazer e autoconfiança refletindo em maior autocontrole em relação ao ato de comer.

Quais são os benefícios do Mindful Eating?

Os benefícios do Mindful Eating estão relacionados à saúde da mente, física e emocional. Essa técnica auxilia na ansiedade, estresse, compulsão alimentar, foco, atenção e contribui para melhorar a memória. Essa prática contribui para uma série de benefícios e apesar de seu foco não ser o emagrecimento, algumas pessoas terminam perdendo peso devido a aquisição dessa consciência e pelo desenvolvimento da sabedoria em relação ao consumo dos alimentos.

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Práticas do Mindful Eating

Manter uma rotina

Manter uma rotina com horários e sem eletrônicos no momento de se alimentar é uma das práticas primordiais do Mindful Eating. O momento da refeição é único e deve ser preservado através do estabelecimento diário da rotina. Quando há rotina, minimiza-se o estresse e imprevistos durante as refeições.

Comer devagar

Comer devagar, prestar atenção no alimento é outra tarefa essencial durante a alimentação. Mastigar bem os alimentos e deixá-los em pedaços menores é importante para a atuação das enzimas e digestão dos alimentos. Quando comemos devagar sentimos melhor o sabor e textura dos alimentos além de podermos nos conectar com ele através de lembranças com memórias boas em relação a alimentação.

Degustar os alimentos

Degustar o alimento, sentir o seu sabor desperta sinais de bem-estar em nosso cérebro e nos deixa mais satisfeitos e emocionalmente mais felizes, principalmente quando há uma memória familiar ou de infância relacionada ao alimento. Saborear o alimento sem pressa desperta inúmeros sentidos e estimula a produção de enzimas e secreções importantes para a digestão do alimento. Uma dica é sentar-se à mesa, olhar para o alimento, agradecer por ele, cheirar, sentir e degustar esse momento da refeição precisa ser respeitado.

Comer porções menores

Ingerir alimentos em menores porções proporciona maior conforto em relação ao consumo dos alimentos. Quando consumimos porções grandes muitas vezes comemos maiores quantidades e aprender a comer aos poucos reduzindo as porções dá tempo para sinalizar ao cérebro que já está satisfeito ao consumir aquela porção. Para iniciar essa prática prefira os pratos menores, evite aqueles pratos grandes, esses cabem mais comidas e as pessoas tendem a encherem o prato e mesmo satisfeito termina consumindo mais comida devido a quantidade que foi colocada no prato. Reserve o tempo para sua refeição, esse momento é sagrado, sinta o alimento e perceba seu sabor, textura e cheiro. Consuma com calma e paciência mastigando bem. Aos poucos perceberá que pequenas porções trarão saciedade.

Conclusão

A prática de Mindful Eating envolve vários sentidos como o olfato, visão, paladar e tato que faz com que a gente desperte a consciência em relação ao ato de se alimentar. Atualmente essa técnica tem auxiliado muitas pessoas a reestabelecer a boa relação e a preservar o seu momento durante as refeições, através do desenvolvimento do ato de ter consciência plena em relação aos alimentos.

Referências Bibliográficas

Disponível em: http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/blog/nutricao-pratica/post/mindful-eating-comendo-com-atencao-plena.html. Acesso em 24/10/2021.  

Disponível em: https://hospitaligesp.com.br/mindful-eating-os-beneficios-da-alimentacao-consciente/. Acesso em 24/1/2021.

Krittanawong.M  Meditation and Cardiovascular Health in the US. The American Journal of Cardiology. v.131, p.23-26, 2020.

.Hoge. E et al. Effects of mindfulness meditation on occupational functioning and health care utilization in individuals with anxiety. Journal of Psychosomatic Research. v. 95, p. 7-11, 2017.

Texto elaborado por Roberta Saraiva Giroto Patrício.

CRN: 21984

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. No Laboratório de Dieta, Nutrição e Câncer.

Experiência na área de saúde hospitalar e consultório com atendimento personalizado e individualizado.

Atualmente consultora cientifica para blog da Nutrify.

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