Maca peruana em pó

Como tomar maca peruana em pó com água? Orientações

A maca peruana, conhecida como Lepidium meyenii, é uma raiz vegetal cultivada no Peru e tem ganhado popularidade por suas propriedades nutricionais e pelos benefícios que oferece para a saúde.

Atualmente, ela é consumida globalmente de várias maneiras, como a raiz fresca, na forma de cápsulas, extratos ou pó.

Elaboramos este artigo com o intuito de passar orientações de como tomar maca peruana em pó com água e tirar algumas dúvidas que podem surgir sobre essa forma de consumo.

Vamos lá?

Como tomar maca peruana em pó com água?

Antes de mais nada, é importante comentar que a maca peruana tem um sabor característico, que pode ser ligeiramente amargo. Por esse motivo, você pode levar um tempo para se acostumar.

Uma dica é adicionar um suco de limão espremido à água ou colocar a maca peruana em outro suco de sua preferência, por exemplo.

Acompanhe orientações de como tomar maca peruana em pó com água. Na verdade, essa forma de consumo é bastante prática:

  1. pegue uma colher de chá ou uma colher de sopa do pó de maca peruana;
  2. deposite o pó em um copo vazio;
  3. coloque água à temperatura ambiente (a quantidade de água pode variar dependendo de sua preferência de sabor e de quanto pó de maca você está usando);
  4. misture com uma colher até que o pó de maca peruana esteja dissolvido por completo na água;
  5. quando estiver bem misturado, você pode beber.

Talvez você se pergunte: “quantas colheres de maca peruana devo tomar por dia?” Essa é uma excelente pergunta e explicaremos no tópico, a seguir!

Leia também: Maca Peruana e suas funções

Quantas colheres de maca peruana em pó devo consumir?

No geral, uma dosagem comum para consumo diário de maca peruana gira em torno de uma colher de chá.

A quantidade adequada varia segundo fatores, como sexo, faixa etária, quadro de saúde da pessoa e objetivos com o consumo do suplemento.

É recomendado começar com doses pequenas para analisar como o corpo reage e, depois, fazer os devidos ajustes. Todavia, é de suma importância contar com a orientação  de nutricionista ou médico para uma prescrição individualizada, efetiva e segura.

Qual o melhor horário para tomar a maca peruana em pó?

O melhor horário para consumir maca peruana em pó depende dos seus objetivos e rotina no dia a dia. 

Muitas pessoas preferem tomar maca peruana de manhã, já que isso pode proporcionar um impulso energético para começar o dia. Outras optam por consumi-la antes dos treinos a fim de aumentar a resistência e melhorar o desempenho físico.

Também há aqueles que a consomem ao longo do dia para manter níveis consistentes de energia e demais benefícios.

Uma opção é experimentar em diferentes horários, com acompanhamento de profissionais, para observar a reação do corpo e determinar qual é o mais adequado para as suas necessidades.

Qual a quantidade diária recomendada de maca peruana?

Demonstração da quantidade de maca peruana em pó para tomar com água

É aconselhável não exceder uma ingestão diária de 3 g de maca peruana em pó, o que corresponde a cerca de uma colher de chá rasa do suplemento.

Se você optar por consumir a maca peruana na forma de cápsulas, é importante seguir a dosagem recomendada pelo fabricante.

Para aqueles que têm hipertensão, estão em tratamento com antidepressivos ou anticoagulantes, a recomendação é limitar a ingestão diária de maca peruana a um máximo de 0,6 g.

Nesses casos, é ainda mais importante contar com acompanhamento médico para obter instruções precisas e individualizadas quanto ao uso adequado da maca peruana.

Quais os principais benefícios da maca peruana?

Até o momento, você conferiu as orientações gerais de como tomar maca peruana em pó com água, como quantidades, horários e recomendações. 

A seguir, confira os principais benefícios que essa raiz oferece:

Aumento de libido

Um dos benefícios mais conhecidos da maca peruana é a capacidade que ela tem de aumentar a libido e melhorar a função sexual, tanto em homens quanto em mulheres.

Pesquisas indicam que essa raiz pode auxiliar no aumento do desejo sexual, da fertilidade e na melhora da função erétil.

Ameniza sintomas da TPM e menopausa

Também existem pesquisas que sugerem que a maca peruana pode ajudar a reduzir os sintomas associados à Tensão Pré-Menstrual (TPM) e à menopausa, como:

  • alterações de humor;
  • distúrbios de sono;
  • sensação de calor.

Auxilia o emagrecimento

Embora mais pesquisas sejam necessárias, alguns estudos sugerem que a maca peruana pode reduzir o apetite e melhorar a sensação de saciedade, o que ajuda indiretamente no controle do peso corporal.

Diminui a fadiga e o cansaço

É comum as pessoas compartilharem que ficam mais alertas e bem dispostas depois de adotarem o consumo da maca peruana no dia a dia.

Nesse sentido, outro benefício notável dessa raiz é a capacidade de aumentar os níveis de energia e reduzir tanto o cansaço quanto a fadiga.

Melhora a concentração

Mulher demonstrando como tomar maca peruana em pó com água melhora concentração

Alguns estudos também sugerem que a maca peruana é benéfica para a melhora da função cognitiva, o que inclui concentração e memória.

Isso ocorre devido às propriedades adaptogênicas que ela tem, que auxiliam o organismo a enfrentar o estresse e a favorecer o equilíbrio mental.

Conclusão

Compreender as diferentes formas de integrar a maca peruana em sua rotina diária pode ser fundamental para maximizar os benefícios desse superalimento em sua saúde e bem-estar.

Como vimos, essa raiz vegetal é capaz de oferecer diferentes benefícios para a saúde do organismo, como redução dos sintomas da TPM e menopausa, regulação hormonal e contribuição para uma vida sexual mais saudável.

Por mais que existam algumas dosagens gerais recomendadas, é sempre importante consultar profissionais da saúde para determinar a dose ideal, especialmente se você tiver condições médicas preexistentes ou estiver em tratamento medicamentoso.

Que tal conhecer suplementos e alimentos com ingredientes naturais e alto valor nutricional? Acesse o site da Nutrify!

Referências bibliográficas

Santos, Monique Guimarães dos; Magalhães, Bárbara Elizabeth Alves de; Santos, Leidiana da Silva; Santos Júnior, Aníbal de Freitas; Santana, Débora de Andrade. Compostos bioativos e capacidade antioxidante da maca (Lepidium meyenii walpers) peruana: uma revisão bibliográfica.Ciência e Tecnologia de Alimentos: pesquisa e práticas contemporâneas – Volume 2, p. 383-399. Publicado em 01/10/2021. Disponível em https://downloads.editoracientifica.org/articles/210805905.pdf. Acesso em: 04 de abril de 2024;

OLIVEIRA, J. C. de. Abordagem farmacológica e terapêutica da Lepidium meyenii Walp. (MACA) : uma revisão de literatura. 114 f. 2011. Dissertação (Mestrado em Farmacologia) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Medicina, Fortaleza, 2011. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6851. Acesso em 04 de abril de 2024;

Nutritotal. Benefícios da maca peruana. Disponível em https://nutritotal.com.br/publico-geral/material/beneficios-da-maca-peruana/. Acesso em: 04 de abril de 2024;

Eu Atleta. Maca peruana realmente ajuda na hora do sexo? Veja 10 benefícios. Disponível em:https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2022/10/07/maca-peruana-realmente-ajuda-na-libido-veja-10-beneficios.ghtml. Acesso em: 04 de abril de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima