Como substituir a farinha branca? | Blog Nutrify

Como substituir a farinha branca?

O que é farinha branca?

A farinha branca é aquela que passou por um processo de refinamento onde a sua casca foi removida. A finalidade desse processamento é aumentar o tempo de prateleira do produto e deixá-la mais macia e elástica. A aparência do produto é uma coloração mais clara, observada após a remoção da casca. A farinha branca é utilizada na confecção de pães, bolos, tortas, pizzas e outros.

Banner Institucional Nutrify | Blog

Farinha branca faz mal?

A casca retirada da farinha branca contém fibras que melhoram o funcionamento do intestino, previne doenças como colesterol, diabetes, certos tipos de câncer dentre outras. Por esse motivo não é indicado o consumo em excesso de alimentos refinados.

Como substituir a farinha branca? | Blog Nutrify

Lista de alimentos com farinha branca

Os produtos produzidos utilizando as farinhas brancas são macarrão, pães, bolos, tortas, biscoitos, pizzas e outros. Esses alimentos devem ser consumidos com moderação o excesso traz prejuízos à saúde.

Afinal, como substituir a farinha branca em suas refeições?

Farinha de tapioca

A farinha de tapioca é uma alternativa em substituição aos produtos com farinha branca. Pode ser feito tapioca, pães com mandioquinha, queijo e outros que são deliciosos para um lanche da tarde ou café da manhã.

Para preparar a sua farinha de tapioca em casa pegue:

500g de polvilho doce

2 litros de água

1 colher de café de sal

Modo de Preparo

Coloque o polvilho em uma vasilha. Adicione a água e mexa bem.

Deixe até que o polvilho fique no fundo da vasilha e fique bem compacto. A água deve estar por cima, esse processo demora em média três horas.

Após observar a separação do polvilho com a água, escorra e cubra com pano de prato limpo para retirar o excesso da água. Deixe por 30 minutos.

Passe o polvilho por uma peneira e adicione o sal. Guarde em geladeira.

Preparo da tapioca

2 colheres da farinha de tapioca preparada

1 colher de chá de farinha de chia

1 colher de chá de farinha de linhaça

Modo de preparo

Misture a farinha de tapioca aos demais ingredientes. Aqueça bem a frigideira e coloque a mistura. Deixe até ficar bem juntinha e vire. Sirva com homus, pasta de amendoim, ovo mexido ou outros ingredientes saudáveis.

Farinha de linhaça

A farinha de linhaça é uma excelente fonte de fibras, o que auxilia no bom funcionamento do intestino. O seu consumo está associado à prevenção da obesidade devido a associação da sensação de saciedade promovida pela fibra presente na semente. Além das fibras, ela contém ômega 3. Uma dica é adicioná-las a preparações de pães produzidos com farinha de trigo branca. A adição de fibras torna o produto mais saudável.

Além da adição em farinhas brancas, a linhaça pode ser adicionada a iogurtes, omeletes, panquecas, biscoitos, shakes e outras preparações.

Como substituir a farinha branca? | Blog Nutrify

Farinha de quinoa

A farinha de quinua contém fibras e proteínas que otimizam a saúde. As fibras e nutrientes presentes contribuem para um equilíbrio na dieta. A farinha pode ser utilizada no café da manhã adicionada a frutas, sucos e vitaminas. Pode ser utilizada no preparo de tortas, pães, bolos e outros.

Farinha de arroz

A farinha de arroz é um produto que se obtém após a moagem do mesmo. Pode ser utilizada em substituição a farinha de trigo. Dê preferência Entre as opções disponíveis, a farnha integral tem mais benefícios. Ela contém as fibras e vitaminas necessárias ao bom funcionamento do intestino. Pode ser utilizada no preparo de tortas, bolos, pães, crepes e outros.

Receita

Torta de grão de bico e farinha de arroz

1 xícara de grão de bico cozido

¼ de farinha de arroz integral

1 colher de sobremesa de azeite

1 colher de café de sal

1 colher de chá de farinha de linhaça

1 gema de ovo

Modo de preparo

Cozinhe o grão de bico em água até que fique macio. Escorra o grão de bico e leve para um processador. Processe bem e coloque a massa em uma vasilha. Adicione os demais ingredientes e coloque na assadeira untada com azeite. Se sentir que há necessidade acrescente mais farinha de arroz para dar ponto.

Pegue a massa com auxílio de uma colher e vá forrando a assadeira.

O recheio pode ser de sua preferência: frango, palmito, escarola ou outros. Coloque da mesma forma a cobertura. Pincele com uma gema de ovo e leve para assar. 

Referências Bibliográficas

Disponível em: https://content.paodeacucar.com/saudabilidade/farinha-branca-x-farinha-integral. Acesso em 29/11/2021.

Disponível em https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/5-beneficios-da-farinha-de-linhaca-para-a-sua-saude_a12969/1. Acesso em 29/11/2021.

Disponível em https://blog.ingredientesonline.com.br/os-beneficios-da-farinha-de-quinoa/. Acesso em 29/11/2021.

Disponível em https://www.tuasaude.com/farinha-de-arroz/.29/11/2021.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Cientifica na integralmédica para blog Nutrify 

E para saber mais sobre as vantagens e desvantagens da tapioca, continue com a Nutrify!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima