Um dos maiores impeditivos para adotar uma alimentação saudável é a preocupação com a monotonia dos sabores: de acordo com uma pesquisa realizada pela FIESP, 52% dos entrevistados afirmaram que comidas saudáveis são “sem gosto”. Mas, diferente do que muitas pessoas pensam, é totalmente possível ter uma alimentação saudável e prazerosa, sem precisar comer a mesma coisa todos os dias. Para isso, confira as 4 dicas que separamos para te ajudar a variar sua rotina alimentar, com praticidade:
Use e abuse dos temperos naturais
Usar temperos naturais, como manjericão, açafrão e páprica, é uma estratégia interessante para agregar mais sabor às suas refeições, variando o gosto sem dificultar o preparo. Além das funções mencionadas, esses temperos são ricos em micronutrientes e em compostos com funções antioxidantes, sendo benéficos para a saúde.
Tenha snacks saudáveis na bolsa
As escolhas alimentares são muito influenciadas pela disponibilidade de alimentos. Ou seja, se você estiver com fome e não tiver nada na bolsa, é mais provável que você vá até alguma lanchonete e compre algum salgado, certo? Por isso, é interessante sempre dispor de opções práticas, saborosas e saudáveis, para quando bater aquela fome entre as refeições! Alguns exemplos de snacks que você pode carregar para qualquer lugar são barrinhas de proteína de sabores variados e as castanhas.
Água saborizada
Aumentar a ingestão de água nem sempre é fácil, principalmente em dias frios. Por isso, uma forma interessante de se hidratar de forma prazerosa é adicionando sabor à água. Você pode acrescentar limão espremido e folhas de hortelã, ou então colocar morango e rodelas de laranja, use a criatividade para misturar os sabores que você mais gosta!
Além disso, para tornar a ingestão hídrica mais prática, você pode carregar uma garrafinha de 500mL ou 1L, assim fica mais fácil de alcançar suas metas, sem precisar ficar enchendo seu copo toda hora.
- Varie a forma de preparo
Por fim, outra dica importante é variar a forma de preparo. Por exemplo, se você está acostumada a comer salada crua, que tal separar alguns legumes e assar no forno? Ou então, se você já enjoou de ovo cozido, pode tentar fazer mexido, omelete ou até ovos poché. Os alimentos podem ser preparados de várias formas diferentes, e isso pode ajudar a alterar muito o sabor de cada preparação.
Agora que você já sabe dessas dicas, que tal dar uma olhada nas nossas receitas saudáveis, para variar seu cardápio?
Com elas, você pode ganhar muito em variedade e sabor, sem cair em dietas restritivas e efeito sanfona, por exemplo!
Referências
- CRUZ, Fernanda. Pesquisa mostra que 80% dos brasileiros buscam alimentação saudável. Agência Brasil, 2018. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018-05/pesquisa-mostra-que-80-dos-brasileiros-buscam-alimentacao-saudavel
- Simone A. French, Leonard H. Epstein, Robert W. Jeffery, John E. Blundell, Jane Wardle. Eating behavior dimensions. Associations with energy intake and body weight. A review, Appetite, Volume 59, Issue 2, 2012, Pages 541-549, ISSN 0195-6663, https://doi.org/10.1016/j.appet.2012.07.001.