Passamos quase um terço de nossas vidas dormindo e podemos entender a importância de um sono de qualidade e adequado para a manutenção da saúde. A privação do sono pode contribuir para efeitos prejudiciais e negativos na qualidade mental como a consolidação da memória e aprendizagem.
O que é sono REM?
O sono Rem é caracterizado pelo estágio mais profundo do sono onde o corpo fica mais relaxado. Esta fase é marcada pelos movimentos rápidos dos olhos.
Por que o sono REM é importante?
O sono REM é importante para a restauração de alguns fatores como função imunológica, regulação metabólica, desenvolvimento, crescimento, resposta endócrina, reparo do DNA e outros. Apesar de haver estudos sobre o sono, muitas perguntas ainda permanecem obscuras em relação a alguns acontecimentos durante essa fase. Estabelecer uma rotina com horários para dormir é fundamental para se obter qualidade de vida e do sono.
Quais são as fases do sono REM?
Fase 1
A fase 1 é caracterizada ao deitar-se e neste momento já se observa um relaxamento, é um momento de sono leve e iniciação de alterações nos batimentos cardíacos, respiração, olhos e relaxamento da musculatura.
Fase 2
Esta fase é considerada intermediária. Os batimentos cardíacos, respiração e músculos estão mais relaxados.
Fase 3
Essa fase pode ser caracterizada por um sono mais profundo, os estímulos externos e ruídos não o acordam facilmente e as ondas cerebrais encontram-se mais lentas.
Dicas para atingir o sono REM
- Manter um horário para dormir é fundamental, para se ter uma boa noite de sono. A rotina desse hábito no dia a dia favorece a qualidade do sono. Evite os cochilos antes do horário de dormir, eles atrapalham.
- Manter o ambiente escuro é fundamental para a liberação de um hormônio chamado melatonina. Esse hormônio é produzido pelo nosso organismo na glândula pineal que fica localizada no cérebro, ele auxilia no sono e é liberada no início da noite com o declínio da iluminação natural. A melatonina auxilia na regulação de nosso relógio biológico e sua produção é mais intensa à noite. Durante o dia a sua produção é baixa e por esse motivo sentimos menos sono neste período.
- Desligar a televisão e os eletrônicos é fundamental para que ocorra a produção do hormônio melatonina. Aquele costume de ficar olhando o celular ou assistindo à televisão à noite não é indicado por interferir na produção da melatonina prejudicando a qualidade do sono. Ter qualidade no sono é fundamental para que tenhamos boa memória, concentração e energia para as atividades do dia. A baixa produção de melatonina pode acarretar distúrbios do sono e quando isso ocorre favorece uma série de consequências como os déficits cognitivos, saúde prejudicada, riscos de acidentes, mau funcionamento do corpo, sensação de falta de energia, dentre outros.
- As músicas relaxantes auxiliam na indução do sono porque promove sensação de bem-estar, relaxa a musculatura, reduz a sensação de ansiedade. Procure escutar uma música que você tenha afinidade, escolha as músicas calmas.
- Praticar atividade física é fundamental para uma boa qualidade de sono noturno. Durante a atividade física, ocorre a liberação de hormônios que são benéficos e promovem sensação de prazer, além de auxiliar na manutenção e perda de peso. Quem realiza a atividade física dorme melhor, descansa, possui um sono mais profundo.
Quais são as consequências da falta do sono REM?
As consequências relacionadas à falta do sono REM são dificuldades na fixação de aprendizagem, obesidade, ansiedade, estresse dentre outros indivíduos.
Conclusão
Manter a qualidade do sono é fundamental para a saúde e realização de atividades durante o dia. Algumas dicas como: deitar-se, relaxar, praticar atividade física, evitar luminosidade são estratégias que podem auxiliar em uma qualidade de sono mais profunda para restabelecer o descanso e fixação de memória para desempenhar atividades do dia seguinte de maneira satisfatória.
Referências Bibliográficas
Wang. Y et al. Neural circuitry underlying REM sleep: A review of the literature and current concepts. Progress in neurobiology. v. 204, p. 102106, 2021.
Jaggard. J. B et al. Non-REM and REM/paradoxical sleep dynamics across phylogeny Current Opinion in Neurobiology. v. 71, p. 44-51, 2021.
Najjar, R. S, Montgomery. B. D, A defined, plant-based diet as a potential therapeutic approach in thetreatment of heart failure: A clinical case series. Complementary Therapies in Medicine, v. 45, p.211–214, 2019.
Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício
Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.
Consultora Cientifica na integralmédica para blog Nutrify