Como melhorar a saúde do intestino? | Blog Nutrify

Como melhorar a saúde do intestino?

O intestino é considerado um órgão muito importante para a manutenção da saúde de forma geral. Nele ocorrem processos de digestão e absorção de nutrientes que são essenciais a nossa manutenção da saúde. Ele apresenta forma de tubo que se estende do final do estômago até o ânus. Possui cerca de 7 a 9 metros de comprimento e é dividido entre intestino delgado e intestino grosso. O intestino é um órgão de funções primordiais nele ocorre a passagem do alimento, absorção e eliminação dos resíduos. Este órgão apresenta movimentos peristálticos que levam o alimento até a sua eliminação no reto. É muito importante a ingestão de alimentos ricos em fibras como os legumes, verduras, cereais integrais, leguminosas e outros. Essa variação de alimentos contém mais nutrientes e fibras que auxiliam na saúde e melhor motilidade intestinal, deixando as fezes mais macias e facilitando a sua eliminação. Além de deixar a consistência do bolo fecal mais adequada, as fibras presentes nos vegetais servem de alimento para as bactérias presentes no intestino que estão associadas a benefícios ao nosso organismo.

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Problemas comuns da saúde intestinal

Prisão de ventre

A prisão de ventre é um sintoma muito comum principalmente entre as mulheres, essa é uma queixa muito recorrente. Ela pode ser devido a fatores genéticos, alimentação, emocional, certas patologias, sedentarismo e outros. É conhecida pela dificuldade em realizar a evacuação. É muito importante procurar auxílio médico para que possa ser investigado a possível causa da prisão de ventre.

Colite

A colite é caracterizada por inflamação intestinal podendo causar sintomas como diarréias e prisão de ventre. As suas causas podem estar relacionadas a intoxicação alimentar, bactérias, estresse e outros. É muito importante também procurar auxílio de um médico para que o tratamento possa ser realizado de acordo com a sua causa e um nutricionista para orientar sobre os melhores alimentos a serem introduzidos nos momentos adequados.

Cólon irritável

O colón irritável é uma síndrome que traz muito desconforto. Fatores emocionais, dietas, medicamentos podem interferir nos quadros e sintomas do cólon irritável. Alguns sintomas são diarréia, distensão abdominal, dores abdominais, cólicas e outros sintomas individuais.

Doença de Crohn

É uma doença que causa inflamação e provoca muitas dores. As causas da doença de Crohn podem estar associadas a fatores genéticos, emocionais, associados ao sistema imune e outros. Os sintomas são presença de sangramentos, dores intestinais, diarréias, dificuldades quando ingerem determinados alimentos. Essa doença apresenta muitas dificuldades de diagnósticos, e não possui cura, por isso o acompanhamento de um especialista e um nutricionista é muito importante para auxiliar em momentos de dificuldades com essa doença.

Diverticulose ou Diverticulite

A diverticulite é uma inflamação na parede do intestino grosso que é devido a inflamação dos divertículos, que são pequenas bolsas formadas na parede do intestino. As suas causas podem ser devido ao acúmulo de pedaços de fezes nos divertículos que permitem às bactérias se proliferarem provocando infecções. As causas da diverticulite estão relacionadas a dietas pobres em fibras, falta de exercícios físicos, medicamentos, tabagismo, entre outros.

Alimentos ruins para o intestino

Os alimentos considerados ruins para o intestino são os processados e ultraprocessados que não possuem valor nutricional adequado à saúde do intestino. Esses alimentos são pobres em fibras. As fibras auxiliam na motilidade, ou seja, nos movimentos do intestino além de contribuírem para a saúde do intestino. A dica é evitar os fast foods e prefira alimentos na sua forma mais natural possível.

Alimentos para a saúde do intestino

Para ter um intestino saudável é importante ter uma dieta equilibrada e balanceada, consumir alimentos ricos em fibras, evitar alimentos processados e industrializados, evitar corantes, aromatizantes artificiais, realizar atividade física regular, saber gerenciar as emoções, ter boas relações sociais, ingerir água e outros. Essas ações irão promover uma vida mais satisfatória e consequentemente irá contribuir para um intestino mais saudável.

A hidratação também é primordial para a saúde de nosso corpo como um todo, ela auxilia no metabolismo, no funcionamento adequados dos rins, eliminação de substâncias tóxicas do organismo, regulação da pressão arterial, fluxo sanguíneo adequado, bom funcionamento do intestino, absorção de nutrientes, hidratação da pele, temperatura corporal e outros. Ingerir água é fundamental devido a sua importância para o bom funcionamento do corpo como um todo. Não esqueça de ingerir água.

A prática de atividade física auxilia no bom funcionamento intestinal contribuindo para um melhor movimento desse órgão tão importante. Além dos benefícios associados ao intestino, aderir a atividade física de forma regular e prazerosa contribui para o gerenciamento do peso, bem-estar mental e outros.

Como melhorar a saúde do intestino irritável?

Para melhorar a saúde do intestino irritável nesses casos é aconselhável fracionar as refeições em pequenas porções e ao longo do dia, mastigar bem os alimentos, evitar excesso de temperos e alimentos gordurosos. Cozinhe bem os alimentos para deixá-los macios e de fácil digestão.

Como melhorar a saúde do intestino na gravidez?

Na gravidez é muito importante consumir alimentos como frutas, verduras, cereais integrais, leguminosas como os feijões e carnes magras sendo seu modo de preparo grelhado ou assado. Esses alimentos em sua forma mais natural possível contêm alimentos antioxidantes, compostos bioativos e fibras que irão proporcionar saúde intestinal da mãe e do seu bebê.

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Importância das fibras alimentares

O consumo regular das fibras está associado a melhoria do trânsito intestinal, contribui para controle da obstipação e de doenças relacionadas à constipação como as hemorroidas. As fibras auxiliam também na capacidade de absorver água e formar gel contribuindo para a manutenção dos níveis de colesterol, glicose e contribui para microbiota intestinal. As recomendações de consumo de fibras são em torno de 20 a 35 gramas de fibras para indivíduos adultos.

Devido a correria do dia a dia e vida moderna, muitas vezes temos dificuldades para alcançar as necessidades diárias de fibras, por isso contar com opções de suplementos à base de fibras pode facilitar o nosso dia a dia. Os suplementos com fibras podem ser adicionados à água, sucos, chás, vitaminas e preparações, contribuindo para manutenção da regularidade do intestino e prevenção de doenças.

Benefícios da suplementação de fibras

O consumo regular das fibras está associado a melhorias no trânsito intestinal, manutenção do peso, controle do diabetes, gerenciamento do peso, melhora de quadros de dislipidemias dentre outros benefícios. Como não ingerimos em nossa rotina uma quantidade adequada de fibras a suplementação pode ser indicada por um especialista para atingir as metas diárias de maneira individualizada.

Referências Bibliográficas

Disponível em: https://www.infoescola.com/sistema-digestivo/intestino-grosso/. Acesso em 16/11/2021.

Disponível em: http://retomaocontrole.com/blog/como-funciona-o-intestino/. Acesso em 16/11/2021.

Disponível em: http:// http://hospitalsaomatheus.com.br/blog/o-que-e-diverticulite-sintomas-tipos-e-como-se-prevenir/. Acesso em 16/11/2021.

Macedo, L.L; Vimercati. W C; Araujo. C.S. Fruto-oligossacarídeos: aspectos nutricionais, tecnológicos e sensoriais. Braz. J. Food Technol. v. 23, p. 1-9, 2020

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Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Cientifica na integralmédica para blog Nutrify.

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