Como ler a Tabela Nutricional? | Blog Nutrify

Como ler a Tabela Nutricional? [2022]

Entendendo o que é a tabela nutricional

A tabela nutricional tem como função fornecer informações aos consumidores sobre o produto e a composição dos ingredientes como proteínas, açúcares, sódio, carboidratos, gorduras, fibras e outros. Ela também representa a ingestão diária recomendada (IDR). Essa tabela costuma ficar no verso dos alimentos. Procure sempre verificar essa tabela antes de consumir o alimento. Os produtos ultraprocessados com ingredientes pouco saudáveis interferem de forma negativa em nossa saúde e estar atento ao rótulo dos alimentos é muito importante. Através da tabela pode-se fazer opções de alimentos mais saudáveis como aqueles ricos em fibras, vitaminas, minerais, carboidratos complexos, boas gorduras dentre outros.

Banner Institucional Nutrify | Blog

Como ler uma tabela nutricional?

Porção

A porção é definida como a quantidade média de alimento a ser consumida no dia por pessoas sadias com finalidade de contribuir com uma alimentação saudável. Alguns exemplos são fatias de queijo, uma unidade de pão francês, um copo de leite, uma fatia de bolo e outros.

Principais nutrientes da tabela nutricional

A tabela nutricional procura demonstrar para o consumidor as quantidades de nutrientes presentes no produto a ser adquirido como proteína, gorduras, carboidratos, fibras, sódio e outros.

Valor energético dos alimentos

O valor energético representa as calorias fornecidas pelo alimento. As necessidades nutricionais são individualizadas e pode ser definido como as quantidades de energias e nutrientes que estão disponíveis em alimentos que um indivíduo sadio deve consumir para atender às suas necessidades fisiológicas e prevenir as possíveis deficiências.

Carboidratos

Os carboidratos são os fornecedores de energia para as células do corpo. O ideal é sempre optar pelos cereais integrais como arroz integral, aveia, quinua, amaranto e outros. Evite os alimentos com carboidratos refinados ricos em açúcares.

Proteínas

São componentes presentes em nossos alimentos e são fundamentais na construção de tecidos, órgãos e outros. Estão presentes nos ovos, carnes, leites, leguminosas como grão de bico, ervilha, lentilha, feijão carioca e outros.

Gorduras totais

As gorduras são representadas pelas principais fontes de energia que auxiliam na absorção de algumas vitaminas como A, D, K e E. As gorduras totais são caracterizadas pela soma de todos os tipos de gorduras encontradas no alimento tanto de origem vegetal quanto animal.

Gorduras saturadas

Esta gordura está presente em alimentos como carnes, toucinho, manteiga, iogurtes, leite integral, pele de frango e outros. É indicado moderação no consumo de gorduras saturadas devido ao risco de comorbidades quando consumida em excesso.

Gorduras trans

Muito presente em alimentos industrializados e ultraprocessados como bolachas, salgadinhos, cremes vegetais, margarinas, sorvetes e outros. Esse consumo deve ser reduzido devido ao risco de desenvolvimento de doenças,

Fibra alimentar

As fibras estão presentes nos vegetais, frutas, feijões, cereais integrais, hortaliças e outros. O seu consumo está associado a inúmeros benefícios ao organismo como melhoria do trânsito intestinal, melhora da microbiota intestinal, redução de quadros de dislipidemias dentre outros. Uma dica é aumentar o consumo desse tipo de alimento.

Sódio

O sódio pode ser encontrado no sal de cozinha e alimentos industrializados como os salgadinhos, embutidos, enlatados com salmoura, molhos prontos e outros. O seu consumo excessivo está associado ao aumento do risco de hipertensão arterial.

Vitaminas e minerais

As vitaminas e os minerais exercem funções primordiais no organismo participando de reações que contribuem para a nossa saúde, como a vitamina B 12, D, E, A, C. Minerais como ferro, cálcio, magnésio dentre outros tão importantes. A deficiência de vitaminas está relacionada ao risco de desenvolvimento de algumas doenças como o câncer, acidente vascular cerebral, diabetes, problemas no sistema imune dentre outras. É importante estar atento a tabela e consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais.

Valor diário de referência (%V.D)

O %VD (valor diário de referência) é o número que representa em percentual o quanto aquele produto apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta de 2.000 calorias. Sendo que cada nutriente apresenta um valor diferente para calcular o VD.

Referências Bibliográficas

Disponível em: https://medprev.online/blog/alimentacao/como-ler-a-tabela-nutricional-dos-alimentos/. Acesso em 22/11/2021.

Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/246_rotulos_alimentos.html. Acesso em 23/11/2021.

Disponível em: https://www.tuasaude.com/como-ler-o-rotulo-dos-alimentos/. Acesso em 23/11/2021.

Disponível em: https://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/36389-como-entender-a-tabela-nutricional-dos-alimentos. Acesso em 23/11/2021.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Científica na integralmédica para blog Nutrify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima