2 colheres com colágeno em pó e em comprimido em um fundo rosa

Colágeno Verisol®

Atualmente há um crescente interesse nos benefícios do consumo de suplementos orais compostos por nutrientes e substâncias bioativas de alimentos. Nesse contexto, o colágeno Verisol®, composto por peptídeos bioativos de colágeno, está entre os suplementos estudados por seus possíveis efeitos no metabolismo. Diversas pesquisas atuais apresentam efeitos funcionais e benéficos na saúde da pele, unhas e cabelos, bem como na melhora dos sinais clínicos do envelhecimento 1.

Os peptídeos de colágeno são compostos derivados do colágeno nativo que passa por processos de desnaturação por calor e posteriormente são quebrados em partículas menores, formando o colágeno hidrolisado.

Após este processo, ocorre uma nova hidrólise do colágeno por meio de enzimas, dando origem a peptídeos de colágeno biologicamente ativos (Verisol ®) que estimulam o metabolismo dérmico, acarretando em efeitos positivos nas propriedades da pele.

Os peptídeos de colágeno, após a ingestão, conseguem atravessar a mucosa intestinal, são distribuídos para a pele e estimulam o metabolismo das células dérmicas, elevando a quantidade dos compostos constituintes da matriz dérmica e melhorando as propriedades funcionais e biomecânicas da pele sem causar efeitos colaterais ², ³.

Banner Collagen Pro Nutrify| Blog

O que é colágeno?

O colágeno é uma proteína abundante no corpo humano que exerce diversas funções estruturais como a sustentação de órgãos e ossos, união celular, fortalecimento dos tendões e manutenção de uma pele saudável.

Com o passar dos anos, ocorre o processo de envelhecimento da pele, sendo causado pela redução da produção de colágeno na derme, camada onde poucos cosméticos são capazes de penetrar. A produção endógena de colágeno passa a ser menor a partir dos 25 anos e aos 30 já é possível perder até 2% dessa substância por ano.

Nesse contexto, um dos suplementos estudados que têm demonstrado eficácia no combate aos efeitos negativos do envelhecimento cutâneo é o colágeno Verisol® 4.

O Verisol® é composto por peptídeos bioativos de colágeno desenvolvidos especialmente para a manutenção da saúde cutânea, atenuando a formação de novas rugas e contribuindo para o aumento da elasticidade e da firmeza da pele 5.

Colágeno Verisol | Blog Nutrify

Qual é a principal diferença entre o colágeno hidrolisado e o colágeno Verisol®?

A proteína do colágeno tradicional possui uma estrutura maior, de lenta absorção. Após o processo de hidrólise, essa proteína é transformada em peptídeos menores de mais fácil digestão e aproveitamento (colágeno hidrolisado). Diferente do colágeno hidrolisado, o colágeno Verisol® é resultado de um segundo processo de quebra (hidrólise) dessas partículas, onde são utilizadas enzimas específicas que as tornam mais biodisponíveis para o organismo, aumentando ainda mais a sua capacidade de aproveitamento 5.

Essa maior eficiência na digestão e absorção ajuda na maior formação de colágeno para a pele em relação aos outros tipos de colágeno, além de possuir benefícios na saúde de unhas e cabelos 4, 6.

Efeitos do Verisol na saúde da pele

Os efeitos da ingestão de colágeno que resultam em melhora da aparência geral da pele têm sido confirmados por estudos clínicos. Um estudo demonstrou melhoria significativa na elasticidade da pele de mulheres que ingeriram diariamente 2,5 g de colágeno específico por 8 semanas, em contraste com aquelas que não fizeram a ingestão. A melhora da elasticidade da pele foi mantida mesmo após 4 semanas da interrupção do tratamento. Além disso, houveram efeitos positivos na elasticidade foram ainda mais pronunciados em mulheres acima de 50 anos 7.

Celulite

A suplementação alimentar com peptídeos de colágeno tem demonstrado notável efeito estimulador do metabolismo celular dérmico e a elasticidade da pele, portanto pode-se presumir que a suplementação oral de tais peptídeos também pode ter um impacto positivo na pele afetada pela celulite.

Um estudo realizado sobre os efeitos do consumo de peptídeos bioativos de colágeno demonstrou que a ondulação relativa da pele nas mulheres que receberam a suplementação foi reduzida em 2% em relação ao grupo que recebeu placebo após 3 meses. Esta tendência foi ainda mais evidenciada após 6 meses de suplementação.

Além de uma melhora significativa no escore de celulite, os resultados também revelaram uma diminuição significativa na ondulação da pele da coxa, bem como no fortalecimento da densidade da derme 8.

Unhas

Em outro estudo, 25 participantes tomaram 2,5 g de peptídeos bioativos de colágeno específicos (Verisol) uma vez ao dia por 24 semanas, seguido por um período de 4 semanas sem terapia. Foram avaliadas as taxas de crescimento das unhas e a frequência de unhas rachadas e /ou lascadas, bem como uma avaliação dos sintomas e pontuação de melhora clínica global das unhas quebradiças.

O resultado demonstrou que o tratamento com peptídeos de colágeno bioativos promoveu um aumento de 12% na taxa de crescimento das unhas e uma redução de 42% na frequência de unhas quebradas. Além disso, 64% dos participantes obtiveram uma melhora clínica global em unhas quebradiças e 88% dos participantes experimentaram uma melhora 4 semanas após o tratamento 9.

Considerações finais

Com base nos estudos apresentados, o colágeno hidrolisado Verisol é um suplemento seguro e biodisponível que fornece não apenas os aminoácidos como nutrientes construtores, mas também peptídeos reguladores da atividade celular. Pode-se concluir ainda que nem todos os colágenos hidrolisados são iguais, pois a composição dos peptídeos pode variar de acordo com o processo de hidrólise enzimática utilizada para obtê-los. É válido lembrar que os benefícios da suplementação do colágeno Verisol são alcançados quando associados a uma alimentação equilibrada, pois a falta ou o excesso de alguns nutrientes podem prejudicar a produção de colágeno pelo organismo.

Referências

  1.   PROKSCH, E.; SEGGER, D.; DEGWERT, J. et al. Oral supplementation of specific collagen peptides has beneficial effects on human skin physiology: a double-blind, placebo-controlled study. Skin Pharmacol Physiol; 27 (1): 47-55, 2014.
  2. Zague V, de Freitas V, da Costa RM, de Castro GA, Jaeger RG, Machado-Santelli GM: A ingestão de hidrolisado de colágeno aumenta a expressão do colágeno da pele e suprime a atividade da metaloproteinase 2 da matriz . J Med Food 2011; 14 : 618-624
  3. Proksch E, Segger D, Degwert J, Schunck M, Zague V, Oesser S: A suplementação oral de peptídeos de colágeno específicos tem efeitos benéficos na fisiologia da pele humana: Um estudo duplo-cego controlado por placebo . Skin Pharmacol Physiol 2014; 27 : 47–55
  4. OS PRINCIPAIS ESTUDOS CIENTÍFICOS SOBRE COLÁGENO VERISOL DO VHITA. Nutrição Estética Brasil. Disponível em: <https://nutricaoesteticabrasil.com.br/colageno-verisol-vhita/>. Acesso em 01 de outubro de 2021.
  5. VERISOL. Gelita – Improving Quality Of Life. Disponível em: <https://www.gelita.com/pt-pt/produtos-e-marcas/peptideos-de-colageno/verisol>. Acesso em 01 de outubro de 2021.
  6.   Hexsel D, Zague V, Schunck M, Siega C, Camozzato FO, Oesser S. Oral supplementation with specific bioactive collagen peptides improves nail growth and reduces symptoms of brittle nails. J Cosmet Dermatol. 2017;00:1–7. https://doi.org/10.1111/jocd.12393
  7.   PROKSCH, E.; SCHUNCK, M.; ZAGUE, V. et al. Oral intake of specific bioactive collagen peptides reduces skin wrinkles and increases dermal matrix synthesis. Skin Pharmacol Physiol; 27 (3): 113-9, 2014.
  8.   Schunck M, Zague V, Oesser S, Proksch E. Dietary Supplementation with Specific Collagen Peptides Has a Body Mass-Dependent Benéficial Effect on Cellulite Morphology. J Med Food . 2015; 18 (12): 1340-1348. doi: 10.1089 / jmf.2015.0022
  9.   Hexsel, D , Zague, V , Schunck, H , Siega, C , Camozzato, FO , Oesser, S . A suplementação oral com peptídeos de colágeno bioativos específicos melhora o crescimento das unhas e reduz os sintomas de unhas quebradiças . J Cosmet Dermatol . 2017 ; 16 : 520 – 526 . https://doi.org/10.1111/jocd.12393

Nome e user:

Maria Emília Coimbra – Nutricionista

@mariaemiliacnutri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima