Colágeno para as articulações: quais os benefícios?

Para que serve o colágeno?

O colágeno é uma proteína produzida pelo nosso organismo e está presente de forma abundante. Essa proteína contribui com a melhora da elasticidade e resistência da pele, para a saúde das unhas, cabelos e é responsável por constituir as fibras que sustentam os tecidos do corpo como ossos, músculos, tendões e articulações. A demanda de colágeno no organismo pode ser afetada tanto pelo envelhecimento quanto pela má alimentação. Essas alterações não são perceptíveis nos primeiros estágios da vida, mas vão ficando evidentes na maturidade principalmente a partir dos 35 anos.

Há diferentes tipos de colágeno, os quais variam, por exemplo, em sua composição, comprimento e estrutura molecular.

Os colágenos podem ser classificados em grupos de acordo com sua estrutura e função:

O colágeno tipo I, por exemplo, é o principal componente estrutural da matriz extracelular responsável pela manutenção da estrutura da derme e esse tipo de colágeno está cada vez mais sendo indicado na prevenção do envelhecimento, é o mais comum, estando presente na pele, tendões e ossos.

O colágeno tipo II: é mais abundante nas cartilagens – forma fibrilas é muito utilizado para minimizar os sintomas da osteoartrite e osteoporose.

Colágeno tipo III: atua nos tecidos fetais, órgãos e glândulas, órgãos linfóides e hematopoiéticos.

Colágeno tipo IV: Membrana basal dos epitélios, vasos e célula muscular lisa – não formam fibrilas, formam rede

Colágeno tipo VII: Membrana basal de epitélios – formam fibrilas de ancoragem.

Existem outros tipos como os: IX, XII, XIV, etc, sendo que os mais utilizados são os tipos I e II.

Funções do colágeno

O colágeno é muito indicado para o fortalecimento de unhas e cabelos, cartilagens e melhora da elasticidade da pele.

O colágeno do tipo II apresenta função terapêutica positiva na osteoartrite e osteoporose. O colágeno tem demonstrado um potencial aumento da densidade mineral óssea, efeito protetor da cartilagem articular e principalmente no alívio sintomático em quadros de dor. Entretanto, mais estudos são necessários para determinar os fatores patogênicos envolvidos na osteoporose e osteoartrite, mas o uso do colágeno tem se demonstrado um bom aliado para as articulações.

O colágeno também tem se mostrado benéfico para os praticantes de esportes. As atividades aumentam o desgaste articular como as corridas, maratonas, vôlei, basquete, pular corda, esportes que exigem bastante dos joelhos e a suplementação pode ser um bom aliado nestas modalidades desportivas.

Como o colágeno age nas articulações?

O colágeno é caracterizado por ser uma proteína fibrosa encontrada em todo o reino animal, contém cadeias peptídicas dos aminoácidos glicina, prolina, lisina, hidroxilisina, hidroxiprolina e alanina. Essas cadeias são organizadas formando as fibras de colágeno, que proporcionam resistência e elasticidade à estrutura presente. Uma característica importante do colágeno hidrolisado é a sua composição de aminoácidos, fornecendo um alto nível de glicina e prolina, esses dois aminoácidos essenciais estão relacionados a estabilidade e a regeneração das cartilagens que atuam na melhora dos quadros clínicos de pessoas com problemas articulares.

Benefícios do colágeno para as articulações

O colágeno pode ser obtido através de cápsulas e saches, sendo a ingestão das cápsulas a mais aceita devido a sua praticidade, sua indicação está relacionada aos efeitos benéficos na prevenção das dores nas articulações e melhora da recomposição da massa óssea.

O colágeno hidrolisado é um ingrediente seguro e que apresenta uma boa biodisponibilidade ao organismo fornecendo os peptídeos reguladores que atuam na melhora de quadros clínicos das articulações e ossos, e seus efeitos benéficos na prevenção do envelhecimento, contribuído com a melhora na autoestima e saúde das pessoas.

Qual o melhor colágeno para a articulação?

Colágeno tipo 2

Com o avanço da idade o colágeno vai diminuindo sendo a suplementação importante para algumas pessoas. O colágeno tipo II associado a vitaminas e antioxidantes apresenta efeito protetor na cartilagem articular e principalmente no alívio sintomático em quadros de dor. O uso do colágeno tipo II tem se demonstrado um bom aliado para as articulações. Nas modalidades esportivas, por exemplo, que aumentam o desgaste articular como as corridas, maratonas, vôlei, basquete, pular corda, esportes que exigem bastante dos joelhos, a suplementação pode ser um bom aliado principalmente nestas modalidades.

Colágeno natural

O colágeno pode ser obtido a partir de alimentos como carnes vermelhas, frango, peixes, gelatina, clara de ovo e outros.

Alimentos ricos em colágeno

Carne Vermelha

A carne vermelha é um alimento rico em colágeno. O colágeno está presente no mocotó, cortes como o do músculo contém colágeno. Orelha, pés, joelho e rabo de porco são compostos por cartilagens.

Frango

No frango o colágeno pode ser encontrado nos ossos e pés. Os pés de frango podem ser consumidos em caldos e sopas.

Peixes

O colágeno nos peixes está presente nas espinhas, pele e cartilagens.

Gelatina

A gelatina é uma proteína produzida a partir de cartilagens e ossos do boi, porco, frango e peixes. Por isso é rica em colágeno.  Evite as ricas em açúcares e corantes artificiais.

Clara de ovo

A clara de ovo também é um alimento rico em colágeno. Muito fácil de ser inserida em preparações.

Qual o melhor horário para tomar colágeno?

O colágeno pode ser consumido em qualquer horário e momento do dia. Mas a recomendação é para que seja ingerido longe de refeições com grandes quantidades de proteínas como o almoço e jantar. A sugestão é ingerir antes de dormir ou no shot matinal. Assim o organismo absorve melhor os nutrientes.

Onde encontrar suplementos?

O colágeno pode ser adquirido em lojas de suplementos alimentares, sites e farmácias. O colágeno hidrolisado é um ingrediente seguro e que apresenta uma boa biodisponibilidade ao organismo fornecendo os peptídeos reguladores que atuam na melhora de quadros clínicos das articulações e ossos, e seus efeitos benéficos na prevenção do envelhecimento, contribuído com a melhora na autoestima e saúde das pessoas. 

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Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo

CRN: 21984

Consultora Cientifica para blog Nutrify

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