Colágeno Hidrolisado: O que dizem os novos estudos? | Blog Nutrify

Colágeno Hidrolisado: O que dizem os novos estudos?

O colágeno é uma das proteínas mais importantes para o corpo. Sua estrutura primária é formada a partir dos aminoácidos glicina (33%), prolina e hidroxiprolina (22%). Até então foram identificados quase 28 tipos de colágenos, que se diferenciam de acordo com a quantidade e posição dos aminoácidos, assim como o tipo de ligação. Destes, alguns se destacam: colágeno tipo I (pele, ossos, dentes, tendões, ligamentos, ligaduras vasculares e órgãos); colágeno tipo II (cartilagens); colágeno tipo III (pele, músculos e vasos sanguíneos). As principais fontes de extração do colágeno são o tecido bovino, a pele suína e as fontes marinhas (peixes e outros invertebrados).

Collagen Derm | Blog Nutrify

O colágeno hidrolisado (CH) é obtido através da desnaturação do colágeno nativo, processo térmico que implica na separação das estruturas da molécula, seguida pela hidrólise, processo químico ou enzimático que quebra as estruturas em partículas menores na presença de água. Suas propriedades funcionais (capacidade antioxidante, atividade microbiana e biodisponibilidade) estão relacionadas com a composição e o grau de hidrólise.

O uso do CH apresenta inúmeras vantagens, como o custo-benefício; maior carga terapêutica; maior e melhor absorção e distribuição no corpo; incolor; odor neutro; melhor solubilidade; e baixa capacidade de desencadear uma reação alérgica. Nos estudos recentes, o CH vem sendo utilizado de maneira muito abrangente. Desde um ingrediente para suplementos e alimentos funcionais, devido a sua atividade antioxidante e antimicrobiana, até para a melhora da saúde cognitiva.

Aplicações Clínicas do Colágeno Hidrolisado

Composição corporal

Kirmse, et al. avaliou, os efeitos da suplementação de peptídeos de colágeno hidrolisado e exercício de resistência na composição corporal, força e adaptações das fibras musculares em 57 homens jovens e ativos. Os indivíduos receberam 1,5g/dia de peptídeos de colágeno hidrolisado e placebo durante 12 semanas. A suplementação foi associada com três sessões de treino de força por semana. Ao final, não houve diferenças significativas, ambos os grupos apresentaram melhora da composição corporal e leve aumento de força. Já no estudo conduzido por Hegemann, et al, 25 homens jovens foram submetidos a suplementação de 15g de peptídeo de colágeno ou um placebo dentro de 60 minutos após a sessão de treinamento de força, três vezes por semana, durante 12 semanas, e chegaram à conclusão de que a combinação do treinamento de força com a suplementação de colágeno traz efeitos mais significativos para o aumento da massa livre de gordura e força do que apenas com o treino resistido. Porém, ao levar em consideração a fonte proteica associada ao treino, tanto o estudo elaborado por Oikawa, et al. quanto o Giglio, et al. concluíram que a suplementação de Whey Protein foi mais eficiente para melhora da composição corporal do que a suplementação de colágeno.

Função Cognitiva

Em 2008, Pei, et al. estudou os efeitos neuroprotetores dos peptídeos de colágeno hidrolisado em camundongos fêmeas de 20 meses comparando com um grupo controle idoso, concluindo que a suplementação de CH pode facilitar o aprendizado e a memória em camundongos idosos, reduzindo estresse oxidativo no cérebro e aumentando expressão de proteínas importantes para saúde cerebral. Já em 2019, Koizumi, et al. avaliou os efeitos da suplementação de 5 g de colágeno hidrolisado durante 4 semanas em 30 indivíduos saudáveis de 49 e 63 anos. Após 4 semanas, observaram que a ingestão diária do CH alterou de maneira positiva a estrutura cerebral e melhorou a função cognitiva de linguagem na população estudada.

Colágeno Hidrolisado: O que dizem os novos estudos? | Blog Nutrify

Articulações e estrutura óssea

Um estudo duplo-cego randomizado e controlado por placebo investigou a utilização do suplemento de colágeno hidrolisado tipo II na redução de dor e rigidez articular e melhora da mobilidade em 90 adultos de 40 a 65 anos que já apresentavam desconforto nas articulações. Os participantes receberam 2,5g/dia de CH ou placebo durante 8 semanas e, ao final do acompanhamento, houve redução significativa de dor e rigidez articular, assim como a melhora da mobilidade (MOHAMMED, A.; HE, S. 2018).

Konig, et al. investigou o efeito da suplementação de 5g/dia de peptídeos de colágeno versus placebo durante 12 meses em 102 mulheres pós menopausa com redução da densidade mineral óssea. A administração do colágeno aumentou a formação óssea e reduziu a degeneração óssea.

Muitos ensaios clínicos demonstram alguma eficácia do CH em paciente com questões articulares e ósseas, porém, o impacto é muito maior quando utilizado como tratamento precoce em comparação com os prognósticos avançados. Então, suplementação de CH é algo para ser considerado na prevenção de degeneração óssea e articular, mas há dúvidas quanto a sua eficácia para tratar e reverter a doença articular avançada. Mais estudos são necessários para confirmar a eficácia do colágeno para pacientes com alterações articulares e ósseas.

Pele

Em um estudo realizado por Campos, et al., 46 mulheres saudáveis de 45 a 59 anos foram divididas em dois grupos e submetidas a suplementação de 500mg/dia de CH e placebo durante 90 dias. Ao final do período, houve uma redução significativa de rugas e aumento da densidade dérmica, além da melhora da estrutura e redução da degradação das fibras de colágeno. Evans, et al. observou um resultado parecido ao avaliar a suplementação de 10g/dia de CH em 45 mulheres de 45 a 60 anos durante 12 semanas (redução de rugas e melhora da elasticidade, hidratação e firmeza da pele). Outro estudo avaliou a suplementação de CH em conjunto com coenzima Q10 (10 ml/dia de xarope composto por 4000mg de CH, 50 mg de CoQ10, 80 mg de Vitamina C, 920 µg de Vitamina A e 150 µg de Biotina) em 34 mulheres saudáveis com idades entre 40 a 65 anos durante 12 semanas, obtendo melhora da densidade dérmica, redução de rugas e melhora da suavidade da pele. Porém, alterações de hidratação, espessura da derme e firmeza da pele não foram significativas (ZMITEK, et al. 2020). Além da melhora da qualidade da pele, os peptídeos de colágeno hidrolisados estão sendo estudados quanto ao seu efeito fotoprotetor (proteção contra os raios UVB). Peng, et al. avaliou a aplicação tópica de CH na pele de 48 camundongas fêmeas expostas a irradiação UVB. Os resultados mostraram um efeito fotoprotetor positivo devido às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de diminuir a degradação das fibras e colágeno e elastina e melhorar a densidade dérmica.

O envelhecimento da pele pode ser acelerado por fatores ambientais, como a exposição aos raios UVB, visto que essa situação aumenta o processo de glicação. No estudo elaborado por Lee, et al. foi investigado a aplicação tópica de CH no braço de 22 mulheres asiáticas durante 4 semanas. Ao final, houve melhora nas rugas, elasticidade e densidade da pele com redução do acúmulo de produtos de glicação avançados (AGEs), mostrando um efeito preventivo do envelhecimento por meio da inibição da glicação e do estresse oxidativo.

O colágeno hidrolisado também vem apresentando resultados promissores quando utilizado como coadjuvante no tratamento e cicatrização de úlceras de pressão, como mostra o estudo realizado por Sugihara, et al. que avaliou a suplementação de 5g/dia de CH em 112 indivíduos com úlceras de pressão em estágio II ou III durante 16 semanas.

Colágeno Hidrolisado: O que dizem os novos estudos? | Blog Nutrify

Considerações finais

A suplementação do colágeno hidrolisado continua sendo algo muito polêmico. Por mais segura que seja, existem dúvidas quanto a sua real eficácia. Inúmeras pesquisas ainda precisam ser direcionadas aos seus benefícios para a prática clínica. Porém, vale ressaltar que, pensando em questões estética, uma alimentação adequada em proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais, assim como um ambiente hormonal favorável, pode estimular a síntese natural do colágeno.

Referências bibliográficas

Evans M, Lewis ED, Zakaria N, Pelipyagina T, Guthrie N. A randomized, triple-blind, placebo-controlled, parallel study to evaluate the efficacy of a freshwater marine collagen on skin wrinkles and elasticity. J Cosmet Dermatol. 2021 Mar;20(3):825-834.

Giglio BM, Schincaglia RM, da Silva AS, Fazani ICS, Monteiro PA, Mota JF, Cunha JP, Pichard C, Pimentel GD. Whey Protein Supplementation Compared to Collagen Increases Blood Nesfatin Concentrations and Decreases Android Fat in Overweight Women: A Randomized Double-Blind Study. Nutrients. 2019 Sep 2;11(9):2051. 

Harris M, Potgieter J, Ishfaq K, Shahzad M. Developments for Collagen Hydrolysate in Biological, Biochemical, and Biomedical Domains: A Comprehensive Review. Materials (Basel). 2021 May 25;14(11):2806.

Khatri M, Naughton RJ, Clifford T, Harper LD, Corr L. The effects of collagen peptide supplementation on body composition, collagen synthesis, and recovery from joint injury and exercise: a systematic review. Amino Acids. 2021 Oct;53(10):1493-1506.

Kirmse M, Oertzen-Hagemann V, de Marées M, Bloch W, Platen P. Prolonged Collagen Peptide Supplementation and Resistance Exercise Training Affects Body Composition in Recreationally Active Men. Nutrients. 2019 May 23;11(5):1154.

König D, Oesser S, Scharla S, Zdzieblik D, Gollhofer A. Specific Collagen Peptides Improve Bone Mineral Density and Bone Markers in Postmenopausal Women-A Randomized Controlled Study. Nutrients. 2018 Jan 16;10(1):97.

Koizumi S, Inoue N, Sugihara F, Igase M. Effects of Collagen Hydrolysates on Human Brain Structure and Cognitive Function: A Pilot Clinical Study. Nutrients. 2019 Dec 23;12(1):50. doi: 10.3390/nu12010050. 

Lee YI, Lee SG, Jung I, Suk J, Lee MH, Kim DU, Lee JH. Effect of a Topical Collagen Tripeptide on Antiaging and Inhibition of Glycation of the Skin: A Pilot Study. Int J Mol Sci. 2022 Jan 20;23(3):1101. 

Maia Campos PMBG, Franco RSB, Kakuda L, Cadioli GF, Costa GMD, Bouvret E. Oral Supplementation with Hydrolyzed Fish Cartilage Improves the Morphological and Structural Characteristics of the Skin: A Double-Blind, Placebo-Controlled Clinical Study. Molecules. 2021 Aug 12;26(16):4880.

Mobasheri A, Mahmoudian A, Kalvaityte U, Uzieliene I, Larder CE, Iskandar MM, Kubow S, Hamdan PC, de Almeida CS Jr, Favazzo LJ, van Loon LJC, Emans PJ, Plapler PG, Zuscik MJ. A White Paper on Collagen Hydrolyzates and Ultrahydrolyzates: Potential Supplements to Support Joint Health in Osteoarthritis? Curr Rheumatol Rep. 2021 Oct 30;23(11):78. doi: 10.1007/s11926-021-01042-6.

Mohammed A, He S. A Double-Blind, Randomized, Placebo-Controlled Trial to Evaluate the Efficacy of a Hydrolyzed Chicken Collagen Type II Supplement in Alleviating Joint Discomfort. Nutrients. 2021 Jul 18;13(7):2454. doi: 10.3390/nu13072454.

Oikawa SY, Kamal MJ, Webb EK, McGlory C, Baker SK, Phillips SM. Whey protein but not collagen peptides stimulate acute and longer-term muscle protein synthesis with and without resistance exercise in healthy older women: a randomized controlled trial. Am J Clin Nutr. 2020 Mar 1;111(3):708-718.

Oertzen-Hagemann V, Kirmse M, Eggers B, Pfeiffer K, Marcus K, de Marées M, Platen P. Effects of 12 Weeks of Hypertrophy Resistance Exercise Training Combined with Collagen Peptide Supplementation on the Skeletal Muscle Proteome in Recreationally Active Men. Nutrients. 2019 May 14;11(5):1072. 

Peng Z, Chen B, Zheng Q, Zhu G, Cao W, Qin X, Zhang C. Ameliorative Effects of Peptides from the Oyster (Crassostrea hongkongensis) Protein Hydrolysates against UVB-Induced Skin Photodamage in Mice. Mar Drugs. 2020 May 31;18(6):288.

Sugihara F, Inoue N, Venkateswarathirukumara S. Ingestion of bioactive collagen hydrolysates enhanced pressure ulcer healing in a randomized double-blind placebo-controlled clinical study. Sci Rep. 2018 Jul 30;8(1):11403.

Žmitek K, Žmitek J, Rogl Butina M, Pogačnik T. Effects of a Combination of Water-Soluble CoenzymeQ10 and Collagen on Skin Parameters and Condition:Results of a Randomised, Placebo-Controlled,Double-Blind Study. Nutrients. 2020 Feb 27;12(3):618.

Xinrong P, Ruiyue Y, Zhaofeng Z, Lifang G, Junbo W, Yajun X, Ming Z, Xiaolong H, Zhigang L, Yong L. Marine collagen peptide isolated from Chum Salmon (Oncorhynchus keta) skin facilitates learning and memory in aged C57BL/6J mice. Food Chemistry, 2010, Jan; 118(2): 333-340.

Júlia Cestari

@juliacestarinutri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima