suplementos clean label da nutrify

Clean Label no mercado de Suplementos brasileiro

O mercado de suplementos no Brasil tem passado, em anos recentes, por uma transformação muito positiva: o crescimento do clean label. Tradicionalmente, essa é uma indústria em que o uso de aditivos artificiais, como corantes e aromatizantes, e listas extensas de ingredientes pouco conhecidos da maioria das pessoas sempre foi predominante. Foi nesse cenário que Nutrify se inseriu de forma pioneira, há pouco mais de seis anos, com a certeza de trilhar o caminho do futuro (cada vez mais presente).

Movimento clean label e saúde global

O clean label é uma forma de idealizar, desenvolver e produzir alimentos e suplementos que se baseia na transparência das informações presentes nos rótulos, na origem natural, maior qualidade e menor quantidade de ingredientes utilizados. Ele nasce para responder ao desejo – e à necessidade – das pessoas de consumirem produtos mais saudáveis e naturais. 

A relação entre consumo de alimentos ultraprocessados e desfechos negativos em saúde encontra um corpo de evidências robusto na literatura científica. Para citar apenas alguns: maior risco de desenvolvimento e mortalidade por doenças cardiovasculares (+ 29%) e cerebrovasculares (+ 34%); maior risco de depressão (33%); aumento do risco de desenvolvimento de câncer geral (+ 12%) e risco triplicado de fragilidade em idosos.1

Durante muito tempo alimentos industrializados e ultraprocessados foram vistos como sinônimos. Marcas clean label vêm deixando claras as diferenças e conquistando, de forma gradual e sólida, a confiança dos consumidores e uma crescente participação no mercado. 

uma moça segurando o suplemento da nutrify

Formando comunidades conscientes

85% dos consumidores globais entrevistados pela Innova Nutrition e Health Survey declaram dar grande importância às informações sobre os ingredientes que consomem.2

Apesar disso, essa comunicação não ocorre sem desafios. A percepção de valor de um suplemento clean label em relação a outro, convencional, é pautada na construção de uma base de conhecimento, processo que demanda mais tempo.

Tendo a transparência entre seus pilares, marcas clean label, como Nutrify, fogem de fórmulas apelativas ou simplistas na comunicação de benefícios. Nossa intenção é criar comunidades realmente conscientes de suas escolhas e, para isso, pegar o “caminho mais longo” vale a pena!

suplemento prebiotic com um copo do suplemento

Muito mais que uma tendência, uma intenção

Como marca, Nutrify atua desde o início de forma intencional para o crescimento desse modo de produzir suplementos no Brasil. Queremos ser agentes na construção de um ecossistema alimentar mais saudável e equilibrado para consumidores, produtores e meio ambiente.  

Por isso, ao longo desses seis anos, não apenas desenvolvemos e produzimos um vasto portfólio de suplementos limpos, à base de ingredientes naturais de origem responsável; também impulsionamos ativamente um movimento de mercado nesse sentido: incentivando fornecedores alinhados a essa proposta, promovendo educação continuada sobre o tema para profissionais de saúde, parceiros e consumidores, compartilhando experiências com outros agentes da indústria.

superfood com o copo da sopa

Acompanhar um número crescente de marcas revendo suas formulações, buscando matérias-primas de fontes naturais e sustentáveis e mesmo lançando linhas limpas nos indica que estamos no caminho certo: o movimento amplia seu alcance e, para nós, isso é motivo de celebração.

Referências

  1. NUPENS USP. “Diálogo sobre ultraprocessados: soluções para sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis. Disponível em: https://www.fsp.usp.br/nupens/wp-content/uploads/2021/06/Documento-Dia%CC%81logo-Ultraprocessados_PT.pdf Consultado em: fevereiro de 2023.
  2. SINDUSFARMA.  “Seis tendências que dominarão a indústria de suplementos alimentares nos próximos anos.” Disponível em: https://sindusfarma.org.br/noticias/empresas-foco/exibir/17515-seis-tendencias-que-dominarao-a-industria-de-suplementos-alimentares-nos-proximos-anos Consultado em março de 2023.

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