Chocolate vegano: O que é, benefícios e para quem é indicado | Blog Nutrify

Chocolate vegano: O que é, benefícios e para quem é indicado

O chocolate vegano contendo cacau e outros compostos funcionais é um alimento muito apreciado e saudável quando bem elaborado. 

O seu consumo de maneira adequada e equilibrada proporciona benefícios à saúde devido a presença de compostos bioativos como os antioxidantes

Os chocolates feitos com grãos de cacau como o chocolate amargo acima de 70% são benéficos devido a sua composição conter zinco, selênio, cobre, magnésio e antioxidantes.

Chocolate vegano: afinal, o que ele é feito?

Os chocolates veganos são feitos utilizando ingredientes vegetais como os leites vegetais e a manteiga de cacau. Não se utiliza nenhum produto de origem animal.

Benefícios do chocolate vegano

Os antioxidantes presentes no cacau são denominados substâncias que realizam funções importantes no nosso organismo como a de auxiliar na neutralização da ação dos radicais livres

Chocolate vegano: O que é, benefícios e para quem é indicado | Blog Nutrify

O desequilíbrio desses fatores pode contribuir para a indução de danos celulares que podem ser causados pelos radicais livres e tem sido conhecido como estresse oxidativo. 

Um exemplo é que durante o processo de metabolização de nutrientes pelo corpo ocorre a formação de radicais livres, uma molécula considerada instável e que tem a capacidade de levar a inativação de algumas enzimas e contribuir para a mutação em alguns genes. 

Esses efeitos dos radicais livres nas células podem estar associados ao envelhecimento da pele e favorecer o surgimento de doenças crônicas inflamatórias e degenerativas. 

Nos alimentos como no chocolate amargo contém substâncias em sua composição que possui ação antioxidante e que têm a capacidade de ativar enzimas que têm funções de eliminar os radicais livres, evitando os danos que poderiam ser causados no organismo pelos radicais livres. 

Por esse motivo incluir esses alimentos fontes de antioxidantes na dieta contribui para a saúde.

Combate ao colesterol

Os flavonóides presentes no cacau parecem ter efeitos benéficos. Esses efeitos também estão relacionados a ação anti-inflamatória e antioxidantes destes compostos. Alguns estudos mostraram que o consumo de chocolate do tipo amargo está associado a redução de doenças cardíacas, pressão arterial e peroxidação lipídica. 

A ação dos compostos presentes no chocolate pode contribuir para a função endotelial e melhorar os níveis de pressão arterial, resistência à insulina, o que resulta em melhores condições clínicas, sendo que o endotélio libera substâncias vasoativas.

Regula o intestino

Os compostos bioativos presentes no chocolate como os flavonóides favorecem as bactérias benéficas presentes no intestino, o que contribui para um melhor funcionamento intestinal.

Chocolate vegano: O que é, benefícios e para quem é indicado | Blog Nutrify

Reduz o risco de diabetes

As pessoas com diabetes podem consumir chocolates com preparações mais saudáveis. Olhar a composição do alimento é fundamental, os compostos bioativos presentes em alguns chocolates auxiliam na manutenção da glicose devido aos compostos bioativos presentes. 

Alguns chocolates são preparados contendo cacau a partir de 70%, manteiga de cacau, fibras e adoçantes naturais contribuindo para a saúde e bem-estar da pessoa com diabetes.  A recomendação é sempre consumir este alimento em porções evitando o excesso.

Chocolate vegano X chocolate convencional: saiba qual escolher

Os chocolates veganos são preparados sem a adição de produtos alimentícios de origem animal, fazendo algumas trocas como leite de origem animal por bebidas vegetais. A manteiga é substituída por manteiga de cacau. 

Os chocolates convencionais muitas vezes contêm em sua composição leites de origem animal. Observe bem o rótulo dos alimentos.

Para quem o chocolate vegano é indicado?

Os chocolates veganos são indicados para qualquer pessoa que deseja evitar chocolates que contenham em sua composição alimentos de origem animal. Em geral, a indicação é para os veganos, vegetarianos que não consomem leite e pessoas com intolerância à lactose.

Qual achocolatado vegano?

O achocolatado vegano é aquele que não tem produtos de origem animal na sua elaboração.

Como escolher o melhor chocolate vegano?

Ao escolher um chocolate vegano observe se tem a indicação de produto vegano ou fique atento a lista de ingredientes. Dessa forma poderá obter o melhor produto fazendo escolhas seguras. Prefira os que contêm adoçantes naturais, manteiga de cacau e cacau a partir de 70%.

Conclusão

Os chocolates veganos são excelentes e apresentam efeitos benéficos à saúde quando elaborado com ingredientes que fazem bem à saúde, saiba fazer escolhas saudáveis observando o seu rótulo.

 

Referências Bibliográficas

Shin. H. J. et al. Consumption of 85% cocoa dark chocolate improves mood in association with gut microbial changes in healthy adults: a randomized controlled trial. The jornal of Nutritional Biochemistry. V. 99, p. 108854, 2022.

 Singh. R et al. Consumo de cacau e chocolate e prevenção de doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas. Academic Press. P. 279-299, 2022. 

Montorsi. F et al. Effectiveness of a Combination of Cranberries, Lactobacillus rhamnosus, and Vitamin C for the Management of Recurrent Urinary Tract Infections in Women: Results of a Pilot Study. European Urology. v. 70, p. 912-915, 2016. 

Foxman. B et al. Cranberry juice capsules and urinary tract infection after surgery: results of a randomized trial. American Journal of Obstetrics and Gynecology. V. 213, n. 2, p. 94-98, 2015.

 

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Científica na Integralmédica para blog Nutrify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima