Causas de enfraquecimento das unhas | Blog Nutrify

Causas de enfraquecimento das unhas

  • Características de unhas saudáveis

As unhas apresentam características saudáveis quando tem coloração rosada em sua base e com aspecto branco transparente. Para que as unhas sejam saudáveis é muito importante ter uma alimentação equilibrada e balanceada para que possa fornecer ao organismo os nutrientes necessários à saúde em geral que inclui as unhas. As unhas apresentam uma importância na estética tanto das mulheres como dos homens e além da estética ela protege a ponta dos dedos e contribui para a autoestima. Mantê-las bem higienizadas é fundamental para a saúde e beleza das unhas.

  • Quais os sinais de unhas não saudáveis?

As unhas quando não apresentam aspectos saudáveis tem como característica se tornar mais quebradiça, frágil, manchas, esbranquiçadas e outros. Essas causas precisam ser investigadas por um especialista como o dermatologista e quando essa fragilidade apresenta problemas nutricionais um especialista da área da nutrição pode contribuir para repor algumas vitaminas que são importantes como a vitamina C, B12, zinco, ferro e outros. O especialista irá avaliar através de exames laboratoriais e outros complementares.

  • Motivos que podem enfraquecer as unhas

Diversos são os motivos que podem contribuir com o enfraquecimento das unhas. Algumas situações de patologias ou tratamentos podem interferir na saúde das unhas, como alterações hormonais, diabetes, câncer, infecções por fungos, problemas cardíacos e outros como a má alimentação que pode interferir na absorção de vitaminas e nutrientes que são essenciais para a saúde das unhas.

  • Benefícios da alimentação e suplementação para as unhas

A alimentação é responsável por colaborar na produção de proteínas que auxiliam na qualidade das unhas. A ingestão adequada de proteínas, aminoácidos, vitaminas C, B12, ácido fólico e outros contribui para qualidade das unhas. Não deixe de procurar um especialista que inclui o dermatologista e nutricionista para que possa contribuir para a recuperação das unhas saudáveis.

Referências Bibliográficas

Disponível em  https://falauniversidades.com.br/como-saber-se-suas-unhas-estao-saudaveis. Acesso em 21/10/2021.

Disponível em: https://www.tuasaude.com/como-avaliar-a-saude-atraves-das-unhas/. Acesso em 20/10/2021.

Disponível em: https://www.megacurioso.com.br/corpo-humano/44943-8-coisas-que-as-nossas-unhas-podem-dizer-sobre-a-nossa-saude.htm. Acesso em 21/10/2021.

Texto elaborado por Roberta Saraiva Giroto Patrício.

CRN: 21984

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. No Laboratório de Dieta, Nutrição e Câncer.

Tema do Mestrado: Desenvolvimento de Material Educativo Digital para Divulgação Científica e Tecnológica da Nutrigenômica.

Experiência na área de saúde hospitalar e consultório com atendimento personalizado e individualizado.

Atualmente consultora cientifica para blog da Nutrify.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima