Caseinato: quais seus benefícios e como tomar | Blog Nutrify

Caseinato: quais seus benefícios e como tomar

Caseinato de cálcio para que serve

O caseinato de cálcio é uma proteína presente no leite, é um derivado da caseína, muito utilizado para evitar a perda de massa muscular. A sua absorção é mais lenta proporcionando maior saciedade e em alguns casos é utilizada para promover o emagrecimento em conjunto com atividade física devido a sua capacidade na sensação de saciedade e por possuir baixo teor de lactose e gorduras. O caseinato também é muito utilizado na indústria alimentícia conferindo cremosidade aos produtos como por exemplo em requeijão, bebidas lácteas e outros produtos.

Conheça a Nutrify | Blog Nutrify

Caseinato de cálcio faz mal

O caseinato não faz mal desde que ingerido após a indicação de um especialista com objetivos e quantidades de acordo com as recomendações. Muito utilizado por frequentadores de academia para auxiliar no ganho de massa muscular e prevenir a perda muscular devido aos aminoácidos presentes na sua composição.

Caseinato de cálcio ou whey

O caseinato e Whey estão presentes no leite e são obtidos a partir de processo industrial. O Whey Protein é uma proteína extraída do soro do leite, é rica em aminoácidos essenciais e que possui alto valor nutricional, sendo bem digerida e facilmente absorvida contribuindo com um rápido aumento dos aminoácidos no sangue e consistem principalmente em α-lactoglobulina, β-lactoalbumina, albumina e imunoglobulinas. O Whey protein também contém os aminoácidos de cadeias ramificadas como a leucina, isoleucina e valina que atuam na síntese de proteínas e como constituintes de proteínas musculares, e por esse motivo tem sido utilizado para idosos, melhora da imunidade com o objetivo de manter o crescimento e a força muscular.

O caseinato de cálcio também está presente no leite possui uma digestão mais lenta e contribui para manutenção e obtenção da massa muscular. Devido a sua absorção ser mais lenta é muito utilizada por atletas. Indicada também para as pessoas com intolerância à lactose devido a presença de cálcio e menor quantidade de lactose em sua composição. Os dois são bons, para escolher de forma adequada um produto há necessidade de consultar um especialista que irá realizar uma avaliação individual e verificar qual melhor suplemento a ser utilizado.

Caseinato: quais seus benefícios e como tomar | Blog Nutrify

Caseinato de cálcio é bom

A utilização de caseinato de cálcio tem sido uma estratégia benéfica para auxiliar na massa muscular e saciedade, alguns profissionais indicam o produto devido ao seu tempo mais lento na digestão e absorção além de fornecer cálcio. Na indústria alimentícia confere cremosidade aos produtos onde é empregado devido a sua capacidade emulsificante.

Caseinato de cálcio tempo de absorção

O caseinato de cálcio apresenta uma absorção mais lenta podendo levar em torno de seis horas. Muito utilizado por praticantes de musculação e para o gerenciamento da saciedade.

Caseinato de cálcio preço

O preço do produto pode variar muito, uma dica é adquirir o produto de marcas confiáveis. Leia sempre o rótulo dos alimentos, prefira aqueles sem corantes e aromatizantes artificiais.

 

Referências Bibliográficas

Lin. C. C et al..Effects of adequate dietary protein with whey protein, leucine, and vitamin D supplementation on sarcopenia in older adults: An open-label, parallel-group study.Clinical Nutrition.  journals.elsevier.com/clinical-nutrition. 2020.

 Nabuco. H. C. G et al. Effect of whey protein supplementation combined with resistancetraining on body composition, muscular strength, functional capacity,and plasma-metabolism biomarkers in older women with sarcopenicobesity: A randomized, double-blind, placebo-controlled trial. Clinical Nutrition ESPEN. n. 32, p. 88-95, 2019.

Disponível em: https://revista-fi.com/artigos/ingredientes-funcionais/proteinas-do-leite-caseinato-de-calcio-e-sodio-e-sua-utilizacao-na-industria-de-alimentos. Acesso em 16/05/22.

 

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Cientifica na Integralmédica para blog Nutrify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima