biotina-o-que-e-e-para-que-serve-blog-nutrify

Biotina: O que é e para que serve?

O que é Biotina?

A biotina ou vitamina B7 é solúvel em água e nós seres humanos precisamos obtê-las através da alimentação. Essa vitamina atua como uma coenzima fundamental para o metabolismo dos ácidos graxos, glicose e aminoácidos. A sua deficiência no organismo é rara, mas podendo ser considerada durante a gestação, fatores de estilo de vida como hábito tabagista, uso de álcool, drogas ou de alguns medicamentos como anticonvulsivantes que podem interferir na necessidade de biotina. O consumo médio de biotina pela população ocidental é de 35-70 mcg por dia.

Banner Institucional Nutrify | Blog

Para que serve Biotina?

Essa vitamina está associada à saúde da pele, cabelos e unhas e até mesmo no sistema imune. Foi observado que crianças com anormalidades hereditárias no metabolismo de biotina desenvolveram dermatite por cândida. Um teste realizado em laboratório também mostrou que a deficiência de biotina pode interferir no sistema imunológico através da observação de síntese reduzida de anticorpos. Alguns anticonvulsivantes promovem a inibição da absorção de biotina no intestino humano. Apesar de a biotina ser obtida em alimentos, é muito importante estar atento a algumas situações para ser suplementada e evitar a sua deficiência no organismo.

Benefícios da Biotina

Os benefícios estão associados à saúde do cabelo, fortalecimento de unhas, pele saudável e melhora do fator imune.

Fortalecimento das unhas, cabelos e pele

A biotina apesar de ser facilmente obtida através da alimentação, em algumas situações a sua deficiência pode ser observada. Essa vitamina promove o fortalecimento das unhas, evita quedas de cabelo e contribui para a saúde cutânea. A biotina atua na síntese de proteínas e mais especificamente na produção de queratina com papel importante no crescimento de unhas e cabelos saudáveis. A deficiência dessa vitamina acarreta unhas quebradiças, perda de cabelo e erupção cutânea.

Auxilia na perda de peso

Para uma perda de peso de forma eficiente é necessário mudança de estilo de vida como atividade física regular, alimentar-se de forma adequada e orientada por um profissional. A biotina participa do metabolismo assim como outras vitaminas, emagrecer de forma saudável é fundamental.

Auxilia no desenvolvimento de massa muscular

A biotina também atua na reparação dos músculos após a prática de atividade física tornando-se um coadjuvante na obtenção da massa muscular.

O que causa a deficiência de Biotina?

A deficiência de biotina pode ser observada em algumas situações como, por exemplo, na gestação, hábito tabagista e álcool, uso anticonvulsivantes e por fatores genéticos.

Quais alimentos contém Biotina?

A biotina é encontrada em uma grande variedade de alimentos como gema de ovo, espinafre, couve-flor, alface, pepino cogumelos, amêndoas, nozes, salmão, frango, leite, queijos, arroz integral, aveia, banana, cenoura, entre outros.

Arroz Integral

O arroz integral tem sido muito sugerido devido às suas quantidades de aminoácidos e também vitaminas como a biotina. Uma porção de 100g desse cereal contém 66 Mcg de biotina. Mas sua iqueza não para por aí, onheça a lista completa de benefícios do arroz integral.  

Aveia

Uma porção de 100 g de aveia contém 24 mcg de biotina. A aveia é muito versátil podendo ser consumida na forma de mingau, vitaminas e adicionada a hambúrgueres, muito fácil de ser adicionada a preparações.

Banana

A banana é uma fruta muito consumida no Brasil de sabor doce e textura muito agradável, muito bem aceita em sua forma natural e também na adição em preparações. Em uma unidade dessa fruta contém em média 118 mcg de biotina.

Cenoura

A cenoura além de conter a vitamina A, C, K, E, potássio e fibras também possui a biotina que atua na saúde da pele e cabelo.

Couve-flor

A couve-flor é um alimento da família das crucíferas, possui fibras, vitaminas e também biotina para completar os benefícios do seu consumo.

Brócolis

O brócolis também é pertencente à família das crucíferas, um alimento importante que deve ser introduzido na alimentação, contém substâncias que auxiliam na saúde e também possui a biotina para completar os seus benefícios na saúde.

Peixes

Pensamos sempre que carnes como a de peixes contém apenas proteínas, mas nas carnes contém também vitaminas como a biotina, minerais, zinco, vitamina B12, ácido fólico e outras.

Suplementação de Biotina

Os suplementos de biotina podem ser encontrados em pó ou cápsulas. Também podem estar associados à suplementos para a pele.

Onde encontrar suplemento Biotina?

Os suplementos de biotina podem ser encontrados em farmácias, lojas de suplementos e farmácias de manipulação.

Como tomar Biotina?

Para ingerir a biotina é recomendado consultar um profissional nutricionista ou médico para avaliar as necessidades dessa suplementação após a observação dos sintomas e análise de exames laboratoriais.  Embora não existam doses diárias bem estabelecidas a Food and Nutrition Board do Institute of Medicine recomenda 30 mcg / dia para adultos.  Normalmente, algumas formulações contém de 30 a 60 mcg de biotina sendo essa dosagem considerada essencial. No entanto, dosagem de 30 a 100 mcg também podem estar disponíveis. A avaliação de um profissional antes da suplementação é fundamental.

Existe alguma contraindicação ao consumir Biotina?

A biotina é facilmente obtida através da alimentação, mas como vimos em certas situações deve-se considerar a sua suplementação. Apesar de não haver uma contra indicação específica é muito importante consultar um profissional antes de realizar a sua suplementação.

Conclusão

A biotina é uma vitamina muito importante. Apesar de ser obtida facilmente pela alimentação, em algumas situações como gestação, tabagismo, álcool, medicações e fatores genéticos a sua suplementação deve ser considerada para evitar a sua deficiência que acarreta menor qualidade de vida devido aos sintomas que pode provocar.

Referências Bibliográficas

Thompson. K. G et al. Dietary supplements in dermatology: A review of the evidence for zinc, biotin,vitamin D, nicotinamide,andPolypodium. Jam Acad Dermatol. v. 84, n.4, p.1042-1049, 2021.

Penberthy. W. T et al, Biotina. Nutrition V. 1, p. 289-303, 2020

Disponível em: https://www.tuasaude.com/como-usar-a-biotina-para-o-cabelo-crescer-mais-rapido. Acesso em 09/06/2021.

Biotin: From Supplement to Therapy. Disponível em:https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/B9780128164297000010?token=4D602DD007ED17445B9E160096B1EADB37D9A6CD9226403F96ACCE12D773FD1D0C985F639C0D909BB5DF02D9B53CE329&originRegion=us-east-1&originCreation=20210608144037. Acesso em 10/06/2021.

Texto elaborado por Roberta Saraiva Giroto Patrício.

CRN: 21984

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. No Laboratório de Dieta, Nutrição e Câncer.

Tema do Mestrado: Desenvolvimento de Material Educativo Digital para Divulgação Científica e Tecnológica da Nutrigenômica.

Capítulo de livro: Roberta Saraiva Giroto Patrício, Thomas Prates Ong. Nutrigenômica. in Dan L Waitzberg. Fisiologia da Nutrição: na saúde e na doença. Editora Atheneu 2013.

E-Book Sociedade Brasileira de Mastologia: Estilo de vida após o câncer (Hábitos e vícios, dieta e atividade física) 2021.

Experiência na área de saúde hospitalar e consultório com atendimento personalizado e individualizado. Atualmente consultora cientifica para blog da Nutrify.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima