Bioimpedância: entenda o que é e para que serve

A avaliação da composição corporal de um indivíduo é um processo importante nas áreas da saúde e do esporte, e uma das melhores formas de realizá-la é por meio de um teste chamado de bioimpedância.

Mesmo que você nunca tenha feito uma, é possível que já tenha ouvido essa palavra e se perguntado: “afinal, o que é bioimpedância?”. 

Bem, ela é uma ferramenta de análise que permite obter informações valiosas sobre uma série de particularidades do nosso corpo, como quantidade de gordura e massa muscular, hidratação, entre outras. 

A partir desses dados, é possível traçar um plano de ação para a obtenção de determinado resultado, seja por questões de saúde, estética ou desempenho esportivo.

Neste artigo vamos definir de forma prática o que é bioimpedância, que dados ela analisa e qual sua importância. Leia até o final e fique por dentro.

O que é bioimpedância?

Podemos dizer que a bioimpedância é um teste capaz de mensurar os percentuais em que estão presentes uma série de itens que, juntos, formam o nosso corpo (água, músculos, gordura etc.), por isso dizemos que ela avalia nossa composição corporal. Essa avaliação não é algo definitivo, como um traço genético, pois essa composição pode se alterar ao longo da vida, em decorrência de fatores como idade, alimentação, prática de exercícios, condições específicas de saúde etc.

Para chegar a esses percentuais, a bioimpedância se vale de um fenômeno físico, uma característica que afeta todos os elementos que constituem nosso organismo (como órgãos e tecidos): a impedância. 

Ela nada mais é que a capacidade que cada um desses elementos tem de impor resistência a uma corrente elétrica. Quanto maior a impedância, mais forte a barreira que ele cria à passagem dessa corrente.   

Você já deve imaginar que água, ossos, músculos e gordura, com características tão distintas entre si, têm impedâncias bem diferentes. É por meio dessas diferenças que os equipamentos utilizados na bioimpedância conseguem medir quanto de cada uma dessas massas (gordurosa, líquida, óssea e muscular) temos em nosso corpo.

Saiba como é feita a bioimpedância

Quem nunca passou por esse teste, além da curiosidade sobre o que é bioimpedância, tende a ficar imaginando como ela é feita. Será um procedimento invasivo, doloroso? Nenhuma das duas coisas, vamos entender.

A bioimpedância é um teste não invasivo realizado com equipamentos específicos para esse fim. Esses equipamentos emitem uma pequena corrente elétrica – imperceptível para quem está realizando o exame – que percorre o corpo, por meio de eletrodos posicionados nos pés e nas mãos. 

A depender do tipo de aparelho utilizado e do objetivo da avaliação, a pessoa pode ficar em pé ou deitada. Os aparelhos mais modernos comumente utilizados em consultórios, academias e centros de treinamento se assemelham bastante a uma balança comum, na qual a pessoa se posiciona em pé. 

Seja qual for o maquinário usado, o processo é rápido e absolutamente indolor.

Com base nos valores obtidos de impedância (resistência elétrica), o software vinculado ao equipamento realizará os cálculos que mostrarão as informações referentes à composição corporal do indivíduo.

O que é medido na bioimpedância?

Agora que você já sabe o que é a bioimpedância e como ela é realizada, vamos detalhar um pouco quais são os dados mensurados nesse exame que, ao final, mostram um “mapa” de nossa composição corporal em percentual (%) ou quilogramas (Kg).

Massa gorda e massa magra

Em primeiro lugar, vale destacar o que significam esses dois conceitos. Massa gorda se refere a toda quantidade de gordura armazenada em nosso corpo: tanto a gordura mais visível, que fica acumulada sob a pele (subcutânea), quanto aquela presente atrás dos músculos, em meio aos órgãos, chamada de gordura visceral. 

Esse segundo tipo de gordura está entre os fatores de risco para uma série de doenças, como hipertensão, síndrome metabólica etc. 

Já a massa magra engloba tudo que não é gordura, incluindo músculos, órgãos e ossos. A bioimpedância é capaz de mostrar os percentuais de cada uma dessas massas presentes no organismo.

Hidratação

Quando a gente começa a entender o que é bioimpedância, vai percebendo que ela é uma ferramenta que vai muito além de avaliar apenas quanta gordura temos no corpo. 

Os níveis de hidratação, que também são mensurados nesse exame, dão sinais importantes sobre nossa saúde. 

Quando falhamos em manter uma hidratação adequada, podemos prejudicar fortemente o bom funcionamento de diversos órgãos e funções essenciais. 

Os percentuais de hidratação ideal variam entre os sexos biológicos e giram entre 45% a 60% para mulheres e 50% a 65% para homens. Níveis inferiores a esses merecem atenção extra, ou seja, mais copos de água no dia a dia!

Massa muscular

É comum as pessoas acharem que massa muscular e massa magra são a mesma coisa, uma confusão que acaba sendo esclarecida quando elas aprendem o que é bioimpedância e os diferentes aspectos corporais que ela avalia. 

Pois bem, a massa muscular faz parte da massa magra, mas se refere exclusivamente ao volume de músculos que cada pessoa tem em seu corpo. Nessa conta estão incluídos também músculos lisos de alguns órgãos, como estômago, intestino e coração. 

O grande volume, no entanto, se refere a musculatura esquelética, ou seja, os músculos ligados aos ossos, responsáveis por nossa postura e movimentação. Bons percentuais de massa muscular são benéficos tanto para a saúde geral quanto para a performance esportiva, além de contribuírem para diferentes objetivos estéticos. 

Densidade óssea

A densidade é um indicador relevante da saúde dos ossos, relacionada à sua capacidade de resistir a fraturas e sustentar bem nosso corpo. 

Com o passar dos anos, ela tende a diminuir, por isso é mais comum a presença de condições como osteopenia e osteoporose em pessoas idosas. A realização da bioimpedância pode ajudar na identificação desses riscos. 

Vale lembrar que a prática regular de exercícios contribui muito para o fortalecimento dos ossos e pode inclusive ajudar a reverter perda óssea até determinado grau. Mas para isso, precisa ser devidamente acompanhada e respeitar a individualidade de cada pessoa.

Taxa de metabolismo basal

Conhecida também como taxa basal ou apenas metabolismo basal, esse indicador se refere à quantidade de energia (calorias) que o corpo de cada pessoa necessita para manter suas funções vitais quando está em repouso. 

Ele é avaliado considerando-se os dados obtidos pelo aparelho associados a idade, sexo biológico e níveis de atividade física do indivíduo. Essa é uma informação importante, por exemplo, para que o(a) nutricionista possa estimar um valor ideal de ingestão calórica no plano alimentar de seus pacientes.

Existe um preparo especial para realizar a bioimpedância?

O profissional responsável pela avaliação deve deixar a pessoa que vai realizar o teste bem informada sobre o que é bioimpedância, como ela será realizada e fornecer orientações sobre o que ela deve ou não fazer antes do teste. Mas, de modo geral, alguns cuidados devem ser tomados para assegurar a precisão dos resultados:

  •   Manter jejum de 2 a 4 horas antes do exame;
  •   Beber de 2 a 4 copos de água até 2 horas antes do exame e evitar consumir qualquer líquido próximo ao horário do teste;
  •   Evitar ingerir bebidas alcoólicas ou energéticas nas 24 horas que antecedem o exame;
  •   Evitar exercícios físicos de 4 a 12 horas antes do teste;
  •   Não passar cremes nos pés ou nas mãos antes do teste.

Nutrify: uma composição corporal saudável começa com uma boa alimentação

Mais do que entender o que é bioimpedância, é importante ter em mente que esse tipo de avaliação é uma das muitas ferramentas que podem nos ajudar a ter maior consciência de como nossos hábitos e estilo de vida se refletem em nosso corpo. A alimentação é, sem dúvida, um dos aspectos mais importantes a serem considerados para um dia a dia mais saudável.

Uma ingestão adequada de proteínas, vitaminas e minerais se reflete em mais energia, força e vitalidade para pessoas de todas as idades. Os suplementos Nutrify existem para complementar sua rotina alimentar de forma prática e segura.

Conclusão: o que é bioimpedância? É um primeiro passo para bons resultados!

Neste post, mostramos que bioimpedância é uma valiosa ferramenta na avaliação da composição corporal e no monitoramento da saúde, da evolução esportiva ou até mesmo de ganhos estéticos desejados por cada indivíduo. 

A partir de agora, se alguém te perguntar o que é bioimpedância, você já saberá esclarecer que é um teste capaz de mensurar os percentuais de massa gorda e magra, massa muscular, hidratação, densidade óssea e taxa de metabolismo basal de uma pessoa, de forma segura, indolor e não invasiva.

Por se tratar de uma ferramenta diagnóstica em saúde, a bioimpedância só deve ser realizada por profissionais da área habilitados a fazer o teste, como médicos, nutricionistas ou profissionais de educação física. Somente eles serão capazes de conduzir o exame da forma ideal, interpretar corretamente os resultados ou oferecer as orientações necessárias à obtenção dos benefícios ou correção dos problemas apresentados.

 

Fontes bibliográficas:

Vida Saudável – Hospital Albert Einstein. O que é bioimpedância? Entenda para que serve esse exame. Disponível em: https://vidasaudavel.einstein.br/bioimpedancia/ Acesso: junho de 2023.

Tua Saúde. Bioimpedância: o que é, como é feita e resultados. Disponível em: https://www.tuasaude.com/bioimpedancia/ Acesso: junho de 2023.

Nutritotal. Quais são os diferentes tipos de aparelhos de bioimpedância elétrica? Disponível em: https://nutritotal.com.br/pro/quais-sa-o-os-diferentes-tipos-de-aparelhos-de-bioimpeda-ncia-ela-trica/ Acesso: junho de 2023.

Revista Marie Claire. Saiba a diferença para te ajudar a entrar em forma. Disponível em:

https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2016/10/gordura-magra-e-gorda-saiba-diferenca-para-te-ajudar-entrar-em-forma.html Acesso: junho de 2023

OMRON Brasil. O que é bioimpedância, como funciona e quais dados são estimados? Disponível em https://conteudo.omronbrasil.com/bioimpedancia/ Acesso: junho de 2023.

PUC RS. Cinco coisas que você precisa saber sobre bioimpedância. Disponível em: https://www.pucrs.br/blog/o-que-e-bioimpedancia/ Acesso: junho de 2023

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima