A Ingestão de Peptídeos Bioativos de Colágeno: Efeito em Rugas Periorbitais

A aparência da pele é influenciada pela nutrição, bem como fatores endógenos e ambientais, como a radiação ultravioleta (UV). O envelhecimento da pele se deve a alterações da camada profunda da pele. A exposição crônica a UV induz a expressão de metaloproteinases de matriz (MMPs) e a quebra repetida das fibras de colágeno por essas MMPs resultam em alterações na estrutura e organização da matriz extracelular colágena, alterações na integridade estrutural da derme e formação de rugas. Em geral, o modelo de deficiência de colágeno mediado por MMP parece ser o modelo mais amplamente aceito de formação de rugas.

Adicionalmente, a elastina também participa da formação da estrutura da pele, interagindo com outras proteínas da matrix extracelular cutânea, juntamente com o colágeno. Assim, uma rede complexa de fibras de colágeno entrelaçadas na derme fornece suporte a epiderme e, associadas com a elastina, confere à pele elasticidade e resiliência. Nesse sentido, estudos têm demonstrado que a intervenção com a ingestão de peptídeos bioativos de colágeno pode modular as alterações da estrutura da pele que ocorrem com a idade e, consequentemente, o aspecto de rugas [1–3].

 

Específicos peptídeos bioativos de colágeno (VERISOL®): eficácia clínica em rugas e síntese de componentes da pele

  • Pesquisa realizada com 114 mulheres (entre 45-65 anos), randomizada, duplo-cego e controlada com placebo relatou diminuição do volume das rugas ao redor dos olhos após a ingestão diária de 2,5 g de VERISOL® durante 4 e 8 semanas, com redução persistente após 4 semanas do final do experimento (p<0,01). Demonstrando redução das rugas mesmo após cessar a ingestão de VERISOL®. Após 8 semanas de suplementação também foi encontrado aumento (p <0,05) do conteúdo de procolágeno tipo I e elastina no grupo tratado [4]. BCP= do inglês bioactive collagen peptide.

 

REDUÇÃO SIGNIFICATIVA DAS RUGAS AO REDOR DOS OLHOS APÓS 4 e 8 SEMANAS COM A INGESTÃO DE VERISOL® COMPARADO AO CONTROLE

 

 

REDUÇÃO SIGNIFICATIVA DAS RUGAS AO REDOR DOS OLHOS APÓS 4 SEMANAS DE CESSAR A INGESTÃO DE VERISOL® COMPARADO AO CONTROLE

 

 

AUMENTO SIGNIFICATIVO DE PROCOLÁGENO I E ELASTINA COM A INGESTÃO DE VERISOL® COMPARADO AO CONTROLE APÓS 8 SEMANAS DE TRATAMENTO

 

 

Referências:

[1]        de Miranda RB, Weimer P, Rossi RC. Effects of hydrolyzed collagen supplementation on skin aging: a systematic review and meta-analysis. Int J Dermatol 2021;60:1449–61. https://doi.org/10.1111/ijd.15518.

[2]       Zhang Z, Zhu H, Zheng Y, Zhang L, Wang X, Luo Z, et al. The effects and mechanism of collagen peptide and elastin peptide on skin aging induced by D-galactose combined with ultraviolet radiation. J Photochem Photobiol B 2020;210. https://doi.org/10.1016/j.jphotobiol.2020.111964.

[3]       Van Doren SR. Matrix metalloproteinase interactions with collagen and elastin. Matrix Biology 2015;44–46:224–31. https://doi.org/10.1016/j.matbio.2015.01.005.

[4]       Proksch E, Schunck M, Zague V, Segger D, Degwert J, Oesser S. Oral intake of specific bioactive collagen peptides reduces skin wrinkles and increases dermal matrix synthesis. Skin Pharmacol Physiol 2014;27:113–9. https://doi.org/10.1159/000355523.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima