Betacaroteno: o que é, benefícios e quais alimentos tem | Blog Nutrify

Betacaroteno: o que é, benefícios e quais alimentos tem

O betacaroteno, também conhecido como uma provitamina A é um importante antioxidante, atua na regeneração e renovação celular e combate os radicais livres, além de auxiliar na imunidade. O betacaroteno é precursor da vitamina A. 

Betacaroteno, pigmento natural encontrado em alguns alimentos como a cenoura, laranja, manga e outros. Ele é precursor da vitamina A. O betacaroteno é um importante antioxidante, atua na regeneração e renovação celular e combate os radicais livres, além de auxiliar na imunidade.

O que é betacaroteno?

O betacaroteno também é conhecido como uma provitamina A, é um composto natural presente em vegetais como cenoura, pimentão, mamão, pêssego, abobora e outros. Ele desempenha funções importantes como a de antioxidante e neutraliza os radicais livres. 

Com essa ação contribui para a saúde através da melhora de quadros como envelhecimento precoce das células, melhora a imunidade, fortalece unhas e cabelos, beneficia os olhos, dentre outras ações.

Quais são os benefícios do betacaroteno?

Bronzeamento

Estimula a produção de melanina, um pigmento que favorece a coloração da pele.

Olhos

Auxilia na saúde dos olhos através da proteção que promove em suas estruturas.

Betacaroteno: o que é, benefícios e quais alimentos tem | Blog Nutrify

Ossos

Para a saúde óssea, é necessário o consumo de alimentos variados com uma diversidade de nutrientes que irão contribuir de forma eficaz para a saúde de forma geral. O consumo de alimentos como mamão, abóbora, manga, pêssego e outros representa uma fonte importante de betacaroteno que auxilia na saúde óssea e fornece uma diversidade de nutrientes.

Sistema Imunológico

Esses carotenóides são importantes devido a sua ação na regulação e atuação de cofatores que estão associados ao sistema imune, deixando mais eficiente para combater invasores indesejáveis. A sua ação antioxidante também auxilia em um sistema imune mais forte devido a sua ação na redução do risco de doenças como certos câncer, problemas de visão, doenças cardíacas dentre outras.

Cabelos e as unhas

O betacaroteno é um potente antioxidante e um auxiliador na preservação do colágeno atuando dessa forma na beleza dos cabelos e unhas, além de atuar na renovação das células.

Qual a diferença entre betacaroteno e vitamina A?

O betacaroteno é um pigmento presente em alguns alimentos e possui a capacidade de ser biotransformado em vitamina A através da mucosa do intestino, o que algumas vezes o denomina como provitamina A. 

Qual o alimento mais rico em betacaroteno?

Dentre os alimentos que são mais ricos em betacaroteno, estão a couve manteiga, cenoura, espinafre, brócolis, manga, acerola e outros.

Alimentos verdes

Os alimentos verdes ricos em betacaroteno são couve manteiga, brócolis, agrião e espinafre.

Alimentos laranjas

As fontes de beta caroteno com coloração laranja são cenoura, mamão e abóbora.

Quando devo tomar betacaroteno?

O betacaroteno pode ser obtido a partir da ingestão de alimentos fontes desse nutriente, mas em algumas situações após a avaliação de um especialista pode ser que a suplementação possa ser indicada.

Conclusão

A ingestão de alimentos fontes desse nutriente é importante para a manutenção da saúde devido aos benefícios proporcionados pelo betacaroteno no organismo.

Referências Bibliográficas

Keier. J et al. Beta-carotene and the application of transcriptomics in risk–benefit evaluation of natural dietary componentsBiochimica et Biophysica Acta (BBA) – Molecular Basis of Disease. v . 1740, n. p. 139-146. 2005.

Phan. M. A. T et al. Efeitos interativos de β-caroteno e antocianinas na captação celular, atividade antioxidante e atividade anti-inflamatória in vitro e ex vivo. Jornal de Alimentos Funcionais. v. 45, p. 129-137, 2018.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Científica na integralmédica para blog Nutrify

Rolar para cima