Beta glucana e imunidade | Blog Nutrify

Beta glucana e imunidade

A beta-glucana é um polissacarídeo que pode ser encontrada em alguns alimentos como cogumelos, cereais (aveia e cevada) e também em leveduras como a Saccharomyces cerevisiae. Essa levedura é utilizada para a produção de cervejas e pães, mas quando inativada não possui a capacidade de fermentar, por esse motivo, não deve ser utilizada para a confecção de pães. Durante o seu processamento ocorre a inativação das leveduras sob altas temperaturas como a pasteurização e secagem, essa levedura é fortificada com propriedades nutricionais específicas melhorando o seu valor nutricional e ficam prontas para serem comercializadas e consumidas. Dessa forma pode ser utilizada como uma alternativa saudável para complementar a dieta, podendo ser adicionada para engrossar molhos, no preparo de arroz, salpicar em saladas, macarrão, quiches e tortas, é geralmente encontrada na forma de pó ou flocos. Essa levedura apresenta sabor parecido ao de queijo parmesão, mas com propriedades nutricionais diferentes, é considerada perfeita para pessoas que não consomem produtos de origem animal ou para aquelas que consomem, mas buscam os benefícios associados ao seu consumo. A beta-glucana presente na aveia e levedura nutricional está associada à diferentes benefícios para a saúde como, por exemplo, no auxílio da redução do colesterol, prevenção de envelhecimento precoce, estimulador do sistema imune, anti-inflamatório e também no equilíbrio da microbiota intestinal, contribuindo para uma melhora na digestão e oferecendo substrato para bactérias que colonizam a região que atuam como barreira para impedir a entrada de patógenos no organismo. 

O que é beta-glucana de levedura?

A levedura nutricional é produzida a partir Saccharomyces Cerevisiae, é composta por fibras como a beta-glucana. Ela contribui para a saúde da microbiota intestinal, imunidade, manutenção dos níveis de glicose, dentre outros benefícios.

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Para que serve a beta-glucana de levedura?

O interesse pelo consumo da levedura nutricional está associado à diferentes benefícios para a saúde como, por exemplo, no auxílio da redução do colesterol, prevenção de envelhecimento precoce, estimulador do sistema imune, anti-inflamatório e também no equilíbrio da microbiota intestinal. Apresenta também em sua composição minerais como cálcio, magnésio, potássio, zinco, cobre, molibdênio, ferro, selênio e manganês. Então, a beta-glucana serve para melhorar e potencializar a saúde.

Benefícios da beta-glucana de levedura

A beta-glucana auxilia no equilíbrio da microbiota intestinal, contribuindo para uma melhora na digestão e oferecendo substrato para bactérias que colonizam a região que atuam como barreira para impedir a entrada de patógenos no organismo. Também auxilia na imunidade, contribui para os níveis de triglicerídeos, glicose e outros.

  • Auxilia no sistema imune

Os benefícios no sistema imune da levedura nutricional estão associados à melhora da composição da microbiota intestinal além de modular vias da inflamação evitando essa cascata.

  • Auxilia na saúde cardiovascular

A beta-glucana contribui para os níveis de colesterol, triglicérides melhorando o perfil lipídico o que contribui para a saúde cardiovascular. Para esse benefício, o consumo de aveia é mais recomendado.

  • Antioxidante

Os efeitos antioxidantes estão associados à ativação de enzimas que possuem efeito de eliminar substâncias tóxicas no organismo.

Qual é a relação da beta-glucana de levedura e imunidade?

Um estudo realizado por Xu et al, avaliou o efeito da beta-glucana encontrada na levedura nutricional. Os resultados desse estudo mostraram que ela pode auxiliar de forma proeminente na flora intestinal, promovendo alterações evidentes na composição da sua microbiota, especialmente nas bactérias benéficas como os lactobacilos e bifidobacterium. A microbiota intestinal regulada por beta-glucana age como prebióticos. Neste estudo os autores puderam observar o efeito benéfico na neuro inflamação e na resistência à insulina, que desempenha papel central no desenvolvimento de algumas patologias como, por exemplo, na doença de alzheimer. Este estudo demonstrou que as aplicações de beta-glucana de levedura como suplementação dietética auxiliam na prevenção de patologias e contribuem para a proliferação de bactérias benéficas do intestino.

Outros estudos realizados com humanos também mostraram eficácia na utilização da levedura na intervenção e tratamento de inflamações associadas à infecções. A administração da levedura em pacientes com doenças inflamatórias intestinais contribuiu para a redução de forma expressiva nos níveis de citocinas pró-inflamatórias, como a interleucina-6 e fator de necrose tumoral TNF-α, aumento  também das concentrações de interleucina-10.

Outro estudo realizado por Saadat et al, teve como objetivo investigar o papel inibitório das diferentes linhagens celulares de câncer de cólon. Neste estudo pode observar que as leveduras prebióticas apresentam efeitos benéficos por atuar inibindo algumas vias que induziriam ao desenvolvimento do câncer, dessa forma pode-se observar que a levedura atua como um terapêutico. Ela apresenta em sua composição nutrientes considerados funcionais, ou seja, aqueles que fornecem benefícios a saúde e podem ser utilizados tanto para promover, contribuir e melhorar com estado nutricional.

Qual a diferença entre beta-glucana de levedura e de aveia?

As diferenças entre elas estão associadas à estruturas moleculares diferentes, mas ambas possuem efeitos benéficos para o organismo. A beta-glucana de levedura está associada às defesas do corpo, já a da aveia está relacionada com a manutenção dos níveis de colesterol.

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Quais alimentos possuem beta-glucana de levedura?

A beta glucana de levedura é facilmente encontrada em lojas de suplementos alimentares e produtos naturais. Pode ser adicionada à tortas, massas, pães, bolos e outras preparações. A Nutrify possui o Nutri Yeast Flakes, muito fácil de ser adicionado ao seu dia a dia e em diferentes preparações e refeições.

Existe alguma contraindicação da beta-glucana de levedura?

A levedura nutricional apresenta inúmeros benefícios, mas é bom sempre ler o rótulo dos alimentos e verificar se há presença de algum componente que tenha alergia. Além dessa observação, é importante consultar um nutricionista para realizar a avaliação individual e priorizar as quantidades de forma individualizada.

Conclusão

O consumo de beta-glucana deve ser estimulado devido aos benefícios observados com a sua introdução no plano alimentar.

Referências Bibliográficas

 Xu. M et al.  O B-glucan Yeast alleviates cognitive deficit by regulating gut microbiota and metabolites in Aβ1–42-induced AD-like mice. International Journal of Biological Macromolecules. v. 161, p. 258–270, 2020.

Saadat. Y. R. Modulatory role of exopoly saccharides of Kluyveromyces marxianus and Pichia kudriavzeviias probiotic yeasts from dairy products in human colon cancer cells. Journal of Functional Foods. v. 64, p.1-9, 2020.

Sen S, Mansell T J. Yeasts as probiotics: Mechanisms, outcomes, and future potential. Fungal Genetics and Biology. V. 137, n. 1033332, 2020.

Texto elaborado por Roberta Saraiva Giroto Patrício.

CRN: 21984

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. No Laboratório de Dieta, Nutrição e Câncer.

Tema do Mestrado: Desenvolvimento de Material Educativo Digital para Divulgação Científica e Tecnológica da Nutrigenômica.

Experiência na área de saúde hospitalar e consultório com atendimento personalizado e individualizado.

Atualmente consultora cientifica para blog da Nutrify.

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