Quais os benefícios do vinagre de maçã? | Blog Nutrify

Quais os benefícios do vinagre de maçã?

Muito além de um simples item culinário, o vinagre de maçã pode atuar como um aliado interessante na promoção da saúde e do bem-estar, graças a algumas de suas características e propriedades. Ele é produzido a partir da fermentação do suco de maçã em etanol por bactérias e leveduras, seguida de uma segunda fermentação, que transforma o etanol em ácido acético.

O resultado desse processo é um produto capaz de promover efeitos terapêuticos, como ação antioxidante, antimicrobiana e anti-hipertensiva, além de favorecer o controle glicêmico e a redução do colesterol, entre outros. Esses benefícios são decorrentes dos componentes bioativos do vinagre de maçã, entre eles: ácido acético, ácido gálico, catequina, eficatequina, ácido clorogênico, ácido cafeico, ácido p-cumárico e ácido ferúlico.

Muitas pessoas se surpreendem ao descobrir que o consumo desse alimento pode ter tantos efeitos benéficos. Neste artigo, vamos falar mais sobre cada um deles, desfazer alguns mitos e dar dicas para a inclusão do vinagre de maçã na sua rotina.

Benefícios do vinagre de maçã

Entre os efeitos positivos geralmente associados à ingestão desse alimento, diversos são embasados em estudos e pesquisas com resultados consistentes, outros ainda carecem de evidências científicas sólidas. Vamos conhecer os principais:

Controle de glicemia

O diabetes se caracteriza por níveis elevados de glicose no sangue tanto em estado de jejum quanto após o consumo de refeições. No diabetes tipo 1, não há insulina suficiente devido à destruição das células pancreáticas, levando à hiperglicemia. No diabetes tipo 2, a insulina está presente, mas os tecidos são resistentes a ela, portanto, as concentrações de glicose no sangue aumentam (OMS 2014 ).

De acordo com estudos,  consumir vinagre de maçã ajudou a melhorar a sensibilidade à insulina em 19% dos indivíduos com diabetes tipo 2 (DM2) e 34% dos em indivíduos com pré-diabetes, condição marcada pela resistência à insulina. Portanto, a hiperglicemia pós-prandial (pós-refeição) pode ser reduzida pelo vinagre.

É possível ainda que o ácido acético traga benefícios para pessoas diabéticas com distúrbios metabólicos.

Redução de peso

Considerando o consumo de longo prazo, o vinagre de maçã pode aumentar a sensação de saciedade, o que ajuda a reduzir a quantidade de alimentação ingerida ao longo do dia e, consequentemente, favorece a perda de peso.

As explicações teóricas para esses efeitos incluem retardo no esvaziamento gástrico, inibição da atividade da enzima responsável pela quebra dos carboidratos, aumento da sensibilidade e secreção de insulina, aumento da saciedade após as refeições, consumo de energia reduzido e ativação de vias metabólicas importantes nesse processo.

Controle do perfil lipídico

O perfil lipídico se refere aos níveis de moléculas de gordura presentes na corrente sanguínea, ou seja, LDL,  HDL, VLDL, triglicerídeos e colesterol. Desequilíbrios nesses valores aumentam fortemente o risco para o desenvolvimento de diversas doenças, especialmente cardiovasculares.

Estudo apontou que o consumo de vinagre de maçã foi capaz de reduzir os níveis de triglicerídeos, razão pela qual pode ser um aliado no combate à hipertrigliceridemia.

Vale salientar, no entanto, que esse consumo deve ser associado a uma dieta baixa em colesterol. Desequilíbrios lipídicos, assim como diversas outras condições de saúde, exigem uma adequação de estilo de vida que inclui novos hábitos alimentares, prática de exercícios e, muitas vezes, medicação. Nenhum alimento é capaz de resolver o problema isoladamente.

Efeito anti-hipertensivo

A concentração de ácido acético do vinagre também induz a um efeito anti-hipertensivo, embora estudos tenham indicado que componentes menores do vinagre tenham responsabilidade por esses efeitos.

Dados de 2020 da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) apontam que 30% da população mundial adulta é afetada pela hipertensão. Isso significa que mais de 1 bilhão de pessoas convivem com uma condição que eleva consideravelmente o risco para cardiopatias, como doença coronariana e AVC (acidente vascular cerebral), entre outros problemas de saúde.

O vinagre de maçã pode ser um alimento coadjuvante na prevenção ou controle desse quadro para um grande número de pessoas, por sua praticidade e versatilidade.

Efeito antioxidante

Estudos recentes demonstram que compostos bioativos encontrados em determinados alimentos podem atuar no combate aos radicais livres e diminuir riscos associados ao estresse oxidativo, como envelhecimento precoce, câncer e distúrbios degenerativos cerebrais. 

O vinagre de maçã é rico em polifenóis, uma dessas substâncias bioativas, por isso pode desempenhar o papel de antioxidante natural quando incorporado à alimentação cotidiana.

Melhora na digestão

Ainda não existem evidências científicas suficientes que demonstrem uma relação direta entre o consumo de vinagre de maçã e a melhora na digestão.

No entanto, em casos em que a pessoa está com níveis de acidez estomacal consideravelmente abaixo dos ideais, o processo digestivo pode ser prejudicado. Nesses casos, a ingestão do vinagre de maçã tende a favorecer um aumento benéfico dessa acidez, o que melhora, consequentemente, o funcionamento do sistema digestivo.

Essa é uma possível razão para que algumas pessoas relatem sentir melhora na digestão consumindo esse alimento.

Combate ao envelhecimento precoce

A recomendação do vinagre de maçã como aliado no combate aos sinais do envelhecimento precoce tem fundamento, mas deve ser abordada com cautela.

Como já mencionamos, esse alimento é rico em substâncias antioxidantes, como os polifenóis. Por favorecer o combate aos radicais livres, que estão entre os fatores responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, o vinagre de maçã pode ser útil no cuidado com esse aspecto.

Mas é importante salientar que nenhum alimento ou ingrediente isolado é capaz de retardar completamente o processo natural de transformação da pele associado à maturidade. O cuidado com a saúde e estética da pele, e do corpo em geral, sempre dever ser encarado de forma multifatorial e respeitosa com a individualidade e momento de cada pessoa.

Alívio em dores de garganta

Essa é outra alegação controversa de benefício do vinagre de maçã. Embora algumas pessoas possam relatar algum alívio após consumi-lo ou realizar gargarejo com ele, esse benefício não tem comprovação científica.

Ao contrário, a maioria dos especialistas em otorrinolaringologia não recomenda essa prática, uma vez que a acidez do vinagre pode alterar o PH da região da garganta aumentando a irritação e gerando ainda mais desconforto.

Controle de acne

Aqui, novamente, não há evidências suficientes para afirmar uma ação efetiva do vinagre de maçã nesse sentido. No entanto, investiga-se a possibilidade de ele ter ação benéfica em diversas questões de pele, como acne, manchas senis e até verrugas quando aplicado de forma tópica, ou seja, diretamente sobre as áreas afetadas.

Não é difícil encontrar na internet recomendações como lavar o rosto como vinagre de maçã para combater a acne e manter uma pele bonita. Apesar disso, é altamente recomendável que você consulte um(a) dermatologista antes de seguir essas dicas de beleza. Somente ele(a) poderá avaliar adequadamente a condição de sua pele e recomendar os melhores produtos e procedimentos para cuidar dela.

Proteção do fígado

As substâncias de ação antioxidante presentes no vinagre de maçã, como ácido málico, ácido lático, e ácido cítrico, podem atuar no fígado colaborando para sua atividade e minimizando o acúmulo de gordura. Por favorecer o metabolismo lipídico, o vinagre de maçã tem potencial de proteger o fígado de eventuais danos causados pelo consumo excessivo de gorduras.

No entanto, esses potenciais benefícios não justificam o consumo excessivo desse alimento, até porque são necessários mais estudos para confirmar as doses ideias para a promoção de ganhos na saúde hepática.

Como consumir vinagre de maçã

Agora que você conhece melhor as vantagens comprovadas ou associadas ao vinagre de maçã, saiba quais as formas de incorporar seu consumo à rotina. 

Incluir na alimentação

O vinagre de maçã pode ser utilizado como tempero para saladas, em marinadas e molhos diversos.

Embora seja ácido, seu sabor é mais suave do que o dos vinagres de uso culinário mais tradicional, como  vinagre balsâmico ou vinagre de vinho branco. Por isso mesmo, pode acrescentar um toque diferenciado aos pratos do dia a dia.

Tomar em jejum

Algumas pessoas preferem adotar uma rotina mais estruturada no uso do vinagre de maçã, estabelecendo um horário fixo para consumi-lo diariamente, que pode ser logo ao acordar, ainda em jejum.

Nesse caso, é importante que ele não seja consumido puro, mas sim diluído em uma proporção de uma parte de vinagre para dez de água (1 x 10).

A ingestão do vinagre de maçã puro deve ser evitada por diversas razões, ela pode corroer o esmalte dos dentes, causar irritação na garganta ou na boca, provocar enjoos, levar à queimação no esôfago, entre outras.

Aplicar sobre áreas específicas

Para se obter os potenciais benefícios do vinagre de maçã em questões dermatológicas, como acne, picadas de mosquito etc., é possível realizar aplicações tópicas desse produto na pele, igualmente diluído em água.

Ele também pode ser utilizado para favorecer a saúde dos cabelos, melhorando hidratação e brilho, quando aplicado no couro cabeludo.

Esses usos, no entanto, devem ser feitos de forma cautelosa e somente sob recomendação de um profissional dermatologista. Trata-se de um produto de alta acidez, que pode provocar forte irritação na pele, agravando quadros já problemáticos e causando grande desconforto.

Quais são os principais cuidados ao tomar vinagre de maçã?

Não exceder a quantidade recomendada

Por não se tratar de um medicamento ou suplemento, não há um dose diária recomendada de forma universal para o consumo do vinagre de maçã.

Em média, duas colheres de sopa diluídas em água (na proporção 1 x 10 mencionada anteriormente) podem ser consideradas como dose diária segura para pessoas saudáveis.

Não consumir vinagre de maçã simultaneamente ao uso de certos medicamentos

É muito importante saber que o vinagre de maçã pode ter interações prejudiciais com determinados grupos de medicamentos. São eles:

  •   Remédios para controle do diabetes (hipoglicemiantes, metformina, glibenclamida): eles atuam reduzindo os níveis de açúcar do sangue, que podem ficar excessivamente baixos com o acréscimo da ingestão do vinagre.
  •   Insulina: a combinação deve ser evitada pelas mesmas razões e, adicionalmente, pelo fato de que o efeito sacietógeno do vinagre de maçã pode provocar redução de apetite.
  •   Digoxina (remédio para arritmia cardíaca): ele provoca perda de potássio, que pode se tornar muito intensa em associação com o vinagre de maçã, causando sérios riscos de fibrilação cardíaca.
  •   Diuréticos em geral: o risco aqui se deve tanto à queda de pressão arterial quanto à perda excessiva de potássio pela urina.

Se você faz uso de qualquer um desses grupos de medicamentos, não consuma o vinagre de maçã sem orientação expressa de seu(sua) médico(a) de acompanhamento. Caso já esteja consumindo, pare imediatamente, mesmo que não tenha sentido qualquer sintoma negativo e converse com ele(a). Não coloque sua saúde em risco.

Qual é o melhor vinagre de maçã?

Atualmente, há uma grande variedade de vinagres de maçã no mercado, por isso vale tomar alguns cuidados para escolher um produto de qualidade.

A primeira dica é: sempre que possível, opte pelo vinagre de maçã orgânico, livre de conservantes químicos e álcool.

Por ser um produto altamente concentrado, o vinagre pode reter uma série de substâncias potencialmente prejudiciais à saúde presentes nas maçãs cultivadas com uso de agrotóxicos. Nas versões orgânicas, a matéria-prima é livre desses agentes prejudiciais à saúde humana.

Dê preferência aos produtos envazados em embalagens de vidro em vez de plástico. Além de conservar melhor as propriedades do alimento, elas também podem ser reutilizadas em sua cozinha, para guardar conservas, azeites temperados com ervas e outros preparos. Afinal, cuidar da saúde do planeta é um jeito de cuidar da nossa saúde também, sempre.

Conclusão:

Vimos que o vinagre de maçã é muito versátil, tanto em suas formas de utilização quanto nos benefícios que pode promover ao bem-estar. Assim, ter um vidrinho desse produto por perto pode ser uma ótima ideia. Especialmente em suas versões orgânicas, mais puras, nutritivas e seguras para o consumo.

Como todo alimento com propriedades funcionais, porém, ele deve ser considerado em um contexto de hábitos saudáveis e não como uma “substância milagrosa”.

É fundamental que seu consumo ocorra de maneira moderada e com acompanhamento de profissionais de saúde habilitados, como nutricionistas e médicos. Pessoas com doenças crônicas, como diabetes, ou condições especiais de saúde, como desconfortos gástricos, por exemplo, devem dar atenção redobrada a esse acompanhamento.

Quer saber mais sobre alimentos e hábitos que podem te ajudar a viver de um jeito mais saudável e equilibrado? Acompanhe a seção Saúde e Bem-estar do  blog Nutrify. Toda semana tem conteúdos novos para você!

Fontes bibliográficas:

Budak, N.H., Aykin, E., Seydim, A.C., Greene, A.K. and Guzel-Seydim, Z.B. (2014), Functional Properties of Vinegar. Journal of Food Science, 79: R757-R764. https://doi.org/10.1111/1750-3841.12434

 HALIMA, Ben Hmad et al. Antihyperglycemic, Antihyperlipidemic and Modulatory Effects of Apple Cider Vinegar on Digestive Enzymes in Experimental Diabetic Rats. International Journal of Pharmacology, v. 12, n. 5, p. 505-513, 15 jun. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.3923/ijp.2016.505.513. Acesso em: 2 nov. 2022.

WHITE, A. M.; JOHNSTON, C. S. Vinegar Ingestion at Bedtime Moderates Waking Glucose Concentrations in Adults With Well-Controlled Type 2 Diabetes. Diabetes Care, v. 30, n. 11, p. 2814-2815, 21 ago. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.2337/dc07-1062. Acesso em: 2 nov. 2022.

Rede Dor São Luiz. Lipidograma. Disponível em: https://www.rededorsaoluiz.com.br/exames-e-procedimentos/analises-clinicas/lipidograma  Acesso em agosto de 2022.

Karina Al Assal. Vinagre de maçã, porque e como usar? Disponível em:  https://www.karinaalassal.com.br/post/vinagre-de-ma%C3%A7%C3%A3-porque-e-como-usar Acesso em agosto de 2022.

E-Cycle. 12 benefícios do vinagre de maçã: Disponível em:  https://www.ecycle.com.br/vinagre-de-maca/ Acesso em agosto de 2022.

PAHO. Dia Mundial da Hipertensão 2020. Disponível em:  https://www.paho.org/pt/campanhas/dia-mundial-da-hipertensao-2020 Acesso em agosto de 2022.

Otorrino Paulista. 4 mitos sobre como aliviar a dor de garganta que você deve fugir. Disponível em: https://otorrinopaulista.com.br/laringologia/4-mitos-sobre-como-aliviar-a-dor-de-garganta-que-voce-deve-fugir/ Acesso em agosto de 2022.

Mundo Boa Forma. Vinagre de maçã faz mal? Efeitos colaterais e cuidados. Disponível em: https://www.mundoboaforma.com.br/vinagre-de-maca-faz-mal-efeitos-colaterais-e-cuidados/ Acesso em agosto de 2022.

Mundo Boa Forma. Vinagre de maçã limpa o fígados ou faz mal? Disponível em: https://www.mundoboaforma.com.br/vinagre-de-maca-limpa-o-figado-ou-faz-mal/ Acesso em agosto de 2022.

Dr. Gabriel Azzini. Vinagre de maçã – Benefícios e contra indicação. Disponível: https://drgabrielazzini.com.br/vinagre-de-maca-beneficios-e-contra-indicacao/ Acesso em agosto de 2022.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima