Benefícios do spinning

Benefícios do Spinning: conheça 7 deles com a Nutrify

Imagine começar seu dia ou terminar uma tarde agitada com uma atividade que não apenas energiza seu corpo, mas também eleva seu astral — essa é a essência do spinning. Esse exercício dinâmico, realizado ao ritmo de música empolgante, pode ser uma experiência incrível mesmo para quem não costuma pedalar por aí.

Os benefícios do spinning incluem a oportunidade de queimar calorias, fortalecer os músculos e melhorar a saúde cardiovascular — tudo isso enquanto você desfruta de um momento só seu, livre das preocupações diárias.

Saiba mais sobre essa atividade aeróbica e seus impactos positivos.

O que é spinning?

O spinning é um exercício aeróbico de alta intensidade executado em uma bicicleta estacionária em espaços fechados. É a famosa bicicleta que se vê em academias e ginásios.

Qual é a origem do spinning?

A origem do spinning remonta ao início dos anos 90, quando foi criado por Johnny Goldberg, também conhecido como Johnny G, um ciclista sul-africano. 

Ele desenvolveu o conceito de spinning como uma forma de treinamento indoor (em espaço fechado) para ciclistas, o qual rapidamente se tornou popular como uma classe de exercícios em grupo em academias ao redor do mundo. 

A ideia surgiu como uma maneira de manter o treinamento de ciclismo durante condições climáticas adversas, mas logo se expandiu para se tornar um método de fitness acessível e eficaz para um público mais amplo.

Quais são alguns dos principais treinos de spinning?

Treinos do spinning

O spinning é uma experiência vibrante e energética, com diferentes tipos de treinos que atendem a diversos objetivos e preferências:

Treino HIIT (High-Intensity Interval Training

Esse treino é caracterizado por períodos de alta intensidade seguidos de intervalos de recuperação. É ideal para quem busca melhorar a condição cardiovascular e queimar calorias de forma eficiente.

Treino Endurance

Focado na resistência, esse treino envolve manter um ritmo constante por um período prolongado. É perfeito para construir resistência muscular e cardiovascular, simulando a experiência de pedalar por longas distâncias.

Treino Montanha 

Esse treino busca emular a experiência de pedalar em terrenos montanhosos, com variações na resistência para representar subidas íngremes. É ótimo para fortalecer as pernas e melhorar a força geral.

Cada estilo de treino oferece uma experiência única, para que você desafie seu corpo de diferentes maneiras enquanto desfruta da energia coletiva de uma aula de spinning.

Ah! Vale lembrar que em um programa de spinning, você pode realizar diferentes tipos de treinos, trabalhando várias capacidades físicas de forma altamente dinâmica.

Benefícios do spinning

Os benefícios do spinning são diversos e bem documentados em estudos científicos. Aqui estão alguns dos principais:

Redução de impacto nas articulações 

Nessa atividade, temos um baixo impacto, o que significa que é menos estressante para as articulações em comparação com outras formas de exercício, como a corrida. 

Isso o torna uma opção ideal para pessoas com problemas nas articulações ou para quem está procurando um exercício menos intenso para os joelhos e quadris.

Suporte para o emagrecimento 

O spinning é eficaz na queima de calorias, logo é uma escolha popular para quem está tentando perder peso. 

Um estudo específico mostrou que o treinamento de spinning, combinado com uma dieta adequada, é mais eficaz do que programas de treinamento padrão e dieta isoladamente para melhorar anormalidades metabólicas em adultos mais velhos com síndrome metabólica​​.

Fortalecimento da perna e dos glúteos 

O spinning foca principalmente nos músculos das pernas e glúteos, oferecendo um excelente treino para fortalecer e tonificar essas áreas. 

A natureza do exercício significa que você está constantemente empurrando e puxando contra a resistência, o que ajuda a construir força muscular.

Aumento da resistência muscular 

Além de fortalecer os músculos, o spinning também melhora a resistência muscular. 

Isso se deve ao fato de que a atividade é aeróbica, o que significa que ela coopera para aumentar a capacidade do seu corpo de usar oxigênio e a eficiência com que seus músculos trabalham ao longo do tempo.

Redução da pressão arterial 

Diversos estudos indicam que exercícios como o spinning podem reduzir significativamente tanto a pressão arterial sistólica quanto a diastólica. 

A combinação de treinamento aeróbico e de resistência é eficaz na redução da pressão arterial em adultos com hipertensão, com efeitos hipotensores mais expressivos esperados com maior intensidade e mais volume de exercício​​.

Estímulo de bem-estar 

O spinning também aumenta a liberação de endorfinas, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade. 

Além disso, como uma atividade física regular, o spinning contribui para redução do estresse,e melhora do humor e da qualidade do sono.

Quais são os principais cuidados ao praticar spinning?

Principais cuidados ao realizar spinning

Vejamos agora os principais cuidados que é necessário observar.

1. Use calçados e roupas apropriadas

Usar calçados específicos para ciclismo ou tênis de boa qualidade ajuda a melhorar a eficiência do pedal e reduz o risco de lesões. Roupas de tecido respirável e confortáveis são essenciais para gerenciar o suor e garantir conforto durante o exercício.

2. Hidrate-se

Manter uma boa hidratação é fundamental em todos os momentos, especialmente, durante uma atividade de alta intensidade como o spinning. Beba água antes, durante e depois da aula para evitar a desidratação.

3. Ajuste a bicicleta com cuidado

Ajustar corretamente a bicicleta é fundamental para prevenir desconfortos e lesões. A altura do selim, a distância do guidão e a posição dos pedais devem ser adaptadas  de maneira ergonômica para cada pessoa, considerando sua altura, comprimento dos braços etc.

Esses cuidados são essenciais para maximizar os benefícios do spinning e garantir uma prática segura e eficiente. 

Para orientações específicas e personalizadas, é sempre recomendável procurar a ajuda de instrutores qualificados, que costumam coordenar as aulas nas academias e estúdios dedicados à prática do spinning.

Conclusão

Se você é entusiasta de atividades físicas e procura um novo desafio, se está em busca de uma opção de exercício de baixo impacto ou é simplesmente alguém que deseja se conectar com uma comunidade energética, o spinning pode ser uma escolha maravilhosa.

Pense no spinning como uma pequena escapada do cotidiano, um momento para se concentrar em si mesmo, fortalecer o corpo e revigorar a mente. 

Cada pedalada é um passo em direção a uma melhor saúde cardiovascular, maior força muscular e um espaço seguro para liberar o estresse do dia a dia.

Um convite para cuidar de si, hidratar-se, vestir-se confortavelmente e ajustar a bicicleta para seguir sua trilha única de vida em equilíbrio.

Saiba mais sobre saúde e bem-estar com as publicações do nosso blog!

 

Referências

VERRUSIO, Walter. Efficacy and safety of spinning exercise in middle-aged and older adults with metabolic syndrome: randomized control trial. randomized control trial. 2016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27364407/. Acesso em: 26 jan. 2024.

CHAVARRIAS, Manuel. Health Benefits of Indoor Cycling: a systematic review. A Systematic Review. 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31443139/. Acesso em: 26 jan. 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima