Saiba mais sobre os benefícios do Pilates e descubra se é o exercício ideal para você.

De alguns anos para cá, vimos um aumento da popularidade do Pilates, com maior número de espaços oferecendo essa atividade e de adeptos de todas as idades. Um crescimento merecido, uma vez que os benefícios do Pilates são diversos: de melhora da postura à redução do estresse, passando por fortalecimento muscular e muitos outros. Tudo isso faz dele uma excelente alternativa de exercício para pessoas de diferentes perfis.

E você, conhece os principais benefícios do Pilates? Fique com a gente até o final deste artigo, saiba mais sobre cada um deles e veja se esta pode ser a atividade perfeita para você.

Pilates: o que é essa prática?

Antes de detalhar os benefícios do Pilates, vale falar sobre os princípios e a origem dessa prática. 

Trata-se de um sistema de exercícios que busca trabalhar o corpo de forma integrada. Ele se baseia nos pilares: concentração, controle, precisão, respiração, fluidez e core (conjunto de músculos na região abdominal, responsável pela estabilização de nossa coluna). 

Dessa forma, a prática busca promover ganhos físicos e emocionais muito amplos que, juntos, contribuem para a qualidade de vida do indivíduo de forma efetiva.

O nome Pilates vem do criador da modalidade, o alemão Joseph Pilates, que ao longo de suas pesquisas para desenvolvimento dessa técnica incorporou conhecimentos ocidentais e orientais e foi influenciado por muitas práticas e filosofias distintas, como dança, yoga e artes marciais, sempre visando ao equilíbrio corpo-mente.

Os diferentes tipos de Pilates.

Ao longo do tempo, essa criação se diversificou e ganhou algumas vertentes. Hoje, os principais tipos de Pilates praticados são:

  •   Pilates clássico: segue estritamente os preceitos do método original, no qual o praticante trilha uma jornada do básico ao avançado de forma gradual. Os exercícios são praticados nos mesmos aparelhos desenvolvidos por Joseph, como reformer, cadillac e barrel.
  •   Pilates contemporâneo: mantém os princípios do método original, mas acrescenta novos exercícios e equipamentos, como bolas, faixas elásticas, entre outros. Está entre os mais populares no Brasil.
  •   MAT Pilates (Pilates de Solo): trata-se da versão que dispensa o uso de aparelhos, pois os exercícios são todos praticados em solo. Também foi desenvolvida por Joseph Pilates. Força abdominal e estabilidade são altamente trabalhados nessa modalidade que, na visão de muitos, é uma versão mais “difícil” do pilates clássico, por exigir mais controle do praticante.
  •   Pilates aéreo: como o próprio nome indica, nesta variação, o praticante fica suspenso do solo, total ou parcialmente, com o auxílio de tecidos e aparelhos específicos, como o Columpio.

Quem pode praticar Pilates?

Pessoas de diferentes idades e níveis de condicionamento físico podem usufruir dos benefícios do Pilates. Isso porque os exercícios variam em grau de exigência física e dificuldade e podem ser adaptados para atender às necessidades individuais. 

Assim, tanto uma pessoa que deseje sair do sedentarismo quanto um atleta de alto desempenho ou uma bailarina podem encontrar na sala de Pilates um espaço valioso para atingir diferentes objetivos. 

Gestantes, idosos e pessoas em reabilitação de acidentes ou que convivam com alguma condição de saúde específica também podem praticar, desde que acompanhados por profissionais qualificados. Vale lembrar que os instrutores(as) de Pilates devem ter formação em Fisioterapia ou Educação Física.

Quais são os principais benefícios do Pilates?

Como dissemos, os benefícios do Pilates são múltiplos, é hora de conhecer alguns dos principais: Vamos lá?

Melhora na postura

A prática regular desses exercícios ajuda a conquistar e manter uma postura corporal mais alinhada. Isso porque, como vimos, um dos eixos do Pilates é o trabalho de core, ou seja, o fortalecimento dos músculos responsáveis pela sustentação da coluna vertebral. Além disso, eles trabalham também a estabilização de ombros e pélvis, o que ajuda a corrigir desequilíbrios que podem ser bastante prejudiciais.

Saúde mental: redução do estresse e outros ganhos emocionais

Os benefícios do Pilates podem ser sentidos não apenas no aspecto físico, mas também emocional. A concentração e a respiração controlada exigidas pelos exercícios induzem a estados de maior relaxamento, que podem contribuir com uma redução do estresse. 

Estudo envolvendo 63 pessoas com sobrepeso ou obesidade demonstrou impacto positivo em quadros de ansiedade e depressão após oito semanas com a prática de sessões de Pilates de uma hora, três vezes por semana.

Aumento da consciência corporal

Ao praticar os exercícios propostos em aula, a necessidade de concentração para realizar os movimentos – que muitas vezes exigem equilíbrio extra ou adoção de posturas pouco cotidianas – somos levados a desenvolver percepção mais aguçada das sensações e limitações do nosso próprio corpo. 

Com o tempo, essa consciência corporal passa a fazer parte do dia a dia e nos ajuda a identificar e corrigir problemas relacionados à nossa postura, equilíbrio, eficiência dos movimentos e deslocamento. Entre os benefícios do Pilates, esse é um dos mais funcionais para todas as pessoas.

Tônus muscular

Os exercícios deste método são desenvolvidos para fortalecer e alongar os músculos de forma equilibrada e uma das vantagens de sua prática regular é o ganho de tônus na musculatura. 

Ao contrário de outras modalidades de exercício, o Pilates trabalha tanto os músculos profundos, responsáveis pela estabilização e suporte do nosso corpo, quanto alguns grupos musculares menores, que ajudam a conquistar a famosa “definição muscular”. Ou seja, um dos grandes benefícios do Pilates é favorecer a obtenção de um corpo mais definido e flexível, simultaneamente.  

Prevenção de doenças            

A prática regular desse tipo de exercício ajuda a prevenir uma série de doenças e este, sem dúvida, é um dos mais relevantes benefícios do Pilates. 

Por exemplo, o fortalecimento dos músculos do abdômen e das costas, ajuda a minimizar o risco de lesões na coluna vertebral. Diabetes também está entre as condições de saúde crônicas que podem ser prevenidas com a prática. Podemos acrescentar, ainda, a promoção da saúde articular e a queda no risco de doenças cardiovasculares, osteoporose e artrite.

Reduz o risco de queda em idosos

Revisões sistemáticas e meta-análises da literatura científica apontam que o Pilates promove equilíbrio, aumenta força e flexibilidade e, como consequência, reduz significativamente o risco de quedas entre a população idosa. Como consequência, pode contribuir de modo importante para a autonomia dessa população. Além, é claro, de promover diversos outros benefícios sociais (como interação, por exemplo) como é comum nos exercícios na terceira idade.

Benefícios do pilates: Três dicas para quem quer começar a praticar

  1.       Certifique-se de que os profissionais do estúdio de ou academia são qualificados para orientar a prática, com formação em Educação Física ou Fisioterapia.
  2.       Se possível, investigue se você tem alguma questão de saúde que exija alguma adaptação ou orientação especial durante as aulas, como problemas articulares, pressão alta, desvios de coluna etc.
  3.       Procure usar meias ou sapatilhas adequadas para a prática desse tipo de exercício, elas possuem superfície antiderrapante, que facilita a realização de diversos movimentos e evita acidentes.

Pilates: excelente para quem busca um melhor equilíbrio corpo-mente.

Fica claro que esta é uma atividade bastante completa e democrática, capaz de acolher indivíduos dos mais diferentes perfis com as mais diversas necessidades. 

Vale sempre lembrar que os benefícios do Pilates estão associados também a adoção de um estilo de vida saudável, que inclui alimentação adequada, acompanhamento médico para questões específicas de saúde, entre outros. 

Se você busca uma atividade que promova o equilíbrio corpo-mente, sem dúvida, deve considerar o Pilates.

Referências bibliográficas:

Revista Pilates. Benefícios do Pilates – 10 motivos para começar a praticar. Disponível em:  https://revistapilates.com.br/beneficios-do-pilates/. Acesso em junho de 2023

The Pilates Studio Brasil. “Joseph Hubertus Pilates foi enfermeiro e inventor do método Pilates de condicionamento físico. Disponível em: https://pilates.com.br/metodologia/historia/joseph-pilates/ Acesso em junho de 2023.

ACE Fitness. Pilates: Health Benefits, How to Get Started, and How to Get Better. Disponível em:

https://www.acefitness.org/about-ace/press-room/in-the-news/8174/pilates-health-benefits-how-to-get-started-and-how-to-get-better-everyday-health/ Acesso em junho de 2023.

Conquiste sua vida. Qual o melhor tipo de Pilates – Saiba mais sobre as suas diferentes modalidades. Disponível em: https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/qual-o-melhor-tipo-de-pilates-saiba-mais-sobre-as-suas-diferentes-modalidades_a8940/1 Acesso em junho de 2023.

Vittude Blog. Pilates: 6 benefícios para sua saúde mental. Disponível em: https://www.vittude.com/blog/pilates/. Acesso em junhod e 2023.

Vida Saudável – O Blog do Einstein. 11 benefícios do Pilates como atividade física. https://vidasaudavel.einstein.br/beneficios-do-pilates/ Acesso em junho de 2023.

Revista Pilates. O que é MAT Pilares. Disponível em https://revistapilates.com.br/o-que-e-mat-pilates/ Acesso em junho de 2023. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima