Benefícios da suplementação de Magnésio | Blog Nutrify

Benefícios da suplementação de Magnésio

O que é Magnésio?

O magnésio é considerado um mineral essencial sendo um dos minerais mais abundantes no nível intracelular e que atua como cofator para muitas enzimas que são fundamentais para as reações necessárias ao organismo. O magnésio é importante para que ocorra síntese de ácidos nucleicos, integridade das mitocôndrias e de substâncias que se ligam a membrana plasmática é absorvido no íleo e jejuno sendo que as necessidades diárias são de 400 a 420 mg/dia para os homens e de 310 a 320 mg/dia para as mulheres.

Magnésio - Banner | Blog Nutrify

Para que serve o Magnésio?

O magnésio apresenta função especial no organismo devido a sua atuação nas enzimas e reações bioquímicas fundamentais. Ele serve para auxiliar o sistema imune, funções musculares e nervosas, pressão arterial dentre outros.

Quais são os benefícios do Magnésio?

Fortalece os ossos

Devido a sua atuação como cofatores, ele auxilia na produção de hormônios que participam da formação dos ossos.

Benefícios da suplementação de Magnésio | Blog Nutrify

Auxilia nas dores de cabeça

O magnésio atua nos neurotransmissores como a serotonina, essas substâncias estão ligadas a sensação de bem-estar fazendo com que haja autoestima, além de que auxilia no relaxamento contribuindo para reduzir os casos de dores de cabeça. O magnésio também participa de processos de vasodilatação auxiliando nas dores de cabeça e relaxamento muscular.

Alivia o estresse

Devido a ação do magnésio em reações metabólicas, ele atua reduzindo os níveis de cortisol apresentando efeitos antiestresse e promovendo um maior relaxamento.

O que pode causar a deficiência do Magnésio?

A deficiência de magnésio está associada ao baixo consumo de alimentos fontes desse mineral. Atualmente tem se observado um consumo aumentado de alimentos processados e ultraprocessados, que são ricos em açúcares e refinados. É muito importante estar atento aos alimentos e consumi-los da forma mais fresca e integral possível.

Quais são os alimentos rico em Magnésio?

Os alimentos fontes de magnésio são as nozes, leguminosas, sementes de abobora, abacate, espinafre, acelga, chocolate, salmão, quinoa, banana dentre outros.

Benefícios da suplementação de Magnésio | Blog Nutrify

Conclusão

O magnésio possui funções de extrema importância nas reações do organismo e sua deficiência pode implicar em prejuízos. É importante estar atento ao consumo de alimentos fonte desse nutriente e procurar por orientação de um especialista em casos de necessidade de suplementação para evitar deficiência desse nutriente tão importante.

Referências Bibliográficas

Rachel C. Wolfe. Magnésio: Um Adjunto Analgésico Perioperatório Emergente. Journal of PeriAnesthesia Nursing. v. 37, p. 280-281, 2022.

Eby. G et al. Magnesium for treatment-resistant depression: A review and hypothesis. Medical Hypotheses v. 74, p. 649-660, 2010.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Cientifica na integralmédica para blog Nutrify

Rolar para cima