benefícios do kefir

Benefícios do kefir: confira os impactos da bebida no organismo

Os principais benefícios do kefir são:

  • Contribui para melhorar os distúrbios gastrointestinais;
  • Função imunomodulador;
  • Melhora de quadros de alergias;
  • Regula o intestino;
  • Contribui para uma melhor absorção de nutrientes;
  • Auxilia nos níveis de colesterol;

O Kefir é conhecido como uma colônia que promove benefícios à saúde e que se multiplicam muito rapidamente. Sua produção em casa deve ser cercada de muitos cuidados, apesar de ser uma bactéria do bem. 

Alguns cuidados com a higiene e manipulação devem ser considerados.  

O Kefir pode ser cultivado em leite ou água, a ingestão de alimentos fermentados pelo Kefir está associada a benefícios à saúde e é considerado um probiótico

Os probióticos são definidos como microrganismos vivos que, quando administrados nas quantidades adequadas promovem proteção ao hospedeiro.  

A origem do Kefir ainda permanece um pouco misteriosa, mas já se sabe que foi descoberto há milhares de anos por grupos da região da Europa oriental e Ásia ocidental. O Kefir apresenta um sabor mais azedo porque é um produto fermentado lembrando o sabor do iogurte.

Quais são os benefícios do kefir?

  • Contribui para melhorar os distúrbios gastrointestinais
  • Função imunomodulador
  • Melhora de quadros de alergias
  • Regula o intestino
  • Contribui para uma melhor absorção de nutrientes
  • Auxilia nos níveis de colesterol

Fortalece o sistema imunológico

Devido a sua função em atuar como um probiótico o Kefir apresenta inúmeras funções como a proteção da parede intestinal deixando mais saudável e evitando a entrada de substâncias estranhas ou patógenos, equilibrar os distúrbios gastrointestinais, imunomodulador, melhora de quadros de alergias, regula o intestino, contribui para uma melhor absorção de nutrientes, auxilia nos níveis de colesterol, auxilia na manutenção e perda de peso. 

Melhora a cicatrização

A utilização de probióticos melhora a absorção intestinal e contribui para modular as reações inflamatórias, contribuindo dessa forma na cicatrização.

Previne a osteoporose

O Kefir feito em leite é considerado uma excelente fonte de cálcio que contribui para a melhora da saúde óssea. O cálcio desempenha papel importante em nosso metabolismo, sendo um elemento fundamental. Tem funções importantes na mineralização óssea sendo necessário para o crescimento, resistência óssea, desenvolvimento em funções extremamente importantes como na contração muscular e transmissão de impulso nervoso. Devido a essas funções importantes em nosso organismo é fundamental manter suas concentrações nos fluidos corporais em quantidades que possam garantir a homeostase e atividades essenciais do organismo. Há evidências científicas de que o cálcio atua na prevenção da osteoporose, síndrome metabólica, prevenção de AVC, melhora do perfil lipídico, aumento do HDL, redução do LDL e triglicerídeos.

É uma boa fonte de nutrientes

O kefir cultivado em leite apresenta proteínas, vitaminas, minerais, magnésio, cálcio e outros. Além do fornecimento desses nutrientes o seu efeito probiótico melhora a absorção dos nutrientes. Vale lembrar que o Kefir sozinho, assim como qualquer alimento único, não faz milagres. Para potencializar a saúde de forma geral é necessário a inclusão de mudança de estilo de vida que inclui alimentação variada composta por fibras, proteínas, gorduras boas, vegetais, frutas e atividade física orientada por um especialista.

Diminui sintomas de alergia e asma

Os probióticos deixam o nosso sistema imune mais fortalecido evitando os quadros de alergias, rinites e asma. Incluir alimentos fermentados probióticos auxilia na manutenção da saúde e minimiza quadros respiratórios através do efeito anti-inflamatório.

Auxilia no controle de peso

Para o controle de peso é necessário mudança de estilo de vida, como alimentação equilibrada e variada, atividade física e outros. Os alimentos probióticos estão associados a uma melhor absorção de nutrientes e seletividade de substâncias que podem provocar danos no organismo. Sendo um colaborador para a saúde e gerenciamento do peso quando associados a fatores citados acima.

Reduz problemas intestinais e digestivos

O kefir é considerado um probiótico, isso significa que são bactérias benéficas e que melhoram quadros de diarréias e constipação contribuindo dessa forma para a melhora de sintomas digestivos e intestinais. 

O Kefir é considerado um excelente probiótico e seu efeito é ainda melhor quando associado a uma dieta rica em fibras. As fibras são denominadas prebióticas que são caracterizadas como substratos ou componentes alimentares que não são digeridos e quando utilizados pelas bactérias que colonizam o intestino conferem uma série de benefícios para a saúde. Um exemplo de prebióticos são as fibras solúveis e insolúveis. 

As fibras solúveis, por exemplo, apresentam como característica a capacidade de formar gel quando entram em contato com a água, o que auxilia na saciedade, controle do colesterol, glicemia e hipertensão. Estão presentes em frutas, legumes, legumes, aveia, maçã, morango, framboesa e outros. As fibras insolúveis são encontradas em grãos integrais, legumes, verduras, cascas de maçã e auxiliam na motilidade intestinal e na formação do bolo fecal, promovendo a fluidez e evitando a obstipação.

Diminui a pressão arterial

Estudos recentes têm apontado benefícios do Kefir na melhora da pressão arterial de pessoas que consomem o Kefir. Os efeitos probióticos vão além do intestino, regulando uma série de mecanismos no organismo.

Ajuda a manter a pele saudável

Os probióticos possuem funções antioxidantes atuando na saúde de forma geral e da pele também. Além de antioxidantes tem ação anti-inflamatória que auxilia em casos de acnes e outros eventos ocorridos na pele.

Possui propriedades antibacterianas

O polissacarídeo encontrado no Kefir chamado kefirano possui propriedades antiinflamatórias, antioxidantes, antibacteriana e anti fúngicas. Essas propriedades presentes no Kefir têm levado a busca pela introdução de alimentos fermentados com o Kefir com finalidade de potencializar a saúde. As pesquisas têm mostrado que a utilização desses alimentos contribui para inibição de bactérias como a salmonella, E. Coli e Helicobacter Pylori.

Ajuda na construção muscular

O kefir contém em sua composição proteínas que são necessárias para a construção das fibras musculares. Além de ser fonte de proteínas ele melhora a condição intestinal favorecendo uma melhor captação de nutrientes.

Como fazer kefir para conseguir seus beneficios?

Kefir de leite

Para preparar o Kefir de leite adicione em um recipiente de vidro limpo: 1 litro de leite e 100g de grãos de Kefir. Cubra o recipiente com papel toalha ou um voil e deixe por 24 a 36 horas em temperatura ambiente. Após esse processo coe os grãos. O leite fermentado já pode ser consumido.

Os alimentos probióticos conferem benefícios à saúde através de sua ação no organismo. Consumir alimentos variados contribui para um maior consumo de alimentos ricos em substâncias que contém compostos bioativos que potencializam a saúde. Os alimentos ricos em fibras solúveis e insolúveis são fermentados pelas bactérias benéficas e produzem substâncias que contribuem para a melhora da saúde evitando o surgimento de doenças.

Kefir de água

O Kefir de água é preparado com água, açúcar e cultura de grão de kefir. A bebida apresenta um sabor adocicado e brevemente ácida.

Para preparar a bebida pegue um recipiente de vidro limpo e adicione 1 colher de sopa de açúcar mascavo, três colheres do grão de Kefir e 250ml de água mineral filtrada e fervida. 

Tampe o vidro com uma gaze e deixe fermentar por pelo menos 24 horas na temperatura ambiente. Após esse processo coe os grãos e já pode ingerir o líquido. É indicado lavar os grãos de Kefir uma vez na semana em água corrente.

As principais dúvidas sobre os benefícios do kefir

Kefir tem contra indicações e efeitos colaterais?

Algumas pessoas podem sentir gases, deve ser considerado a sua utilização de modo individualizado. Vá adaptando o organismo aos poucos, caso os sintomas como gases persistam suspenda o consumo de kefir. Normalmente a sua utilização está relacionada a melhora de casos de constipação.

Quais são os malefícios do kefir?

Em relação aos malefícios, o cuidado com a higiene deve ser feito com muita cautela devido ao risco de contaminação do produto.

Qual a maneira correta de consumir kefir?

O kefir pode ser ingerido de manhã ou outro horário de sua preferência. É importante aliar o seu consumo com uma dieta equilibrada.

Pode tomar kefir todos os dias?

Pode ser ingerido diariamente e associado a uma dieta equilibrada e variada.

Quais os benefícios do kefir de leite para o cabelo?

Os alimentos probióticos melhoram as condições do intestino promovendo uma melhor captação e seleção de compostos alimentares. Dessa forma melhora a saúde do cabelo e pele.

Quais os benefícios do kefir para grávidas?

Além do cuidado de higiene com o kefir, as mulheres grávidas devem consultar o seu médico antes da utilização de quaisquer produtos. O kefir apresenta benefícios intestinais devido ao seu efeito probiótico e mulheres grávidas podem se beneficiar melhorando a constipação intestinal, período em que há queixas de muitas mulheres na gravidez. Converse sempre com o médico e nutricionista sobre o que gostaria de inserir na sua rotina alimentar.

Quais os benefícios do kefir na amamentação?

A mulher que utiliza o kefir durante a amamentação relata melhor funcionamento intestinal, contribui para a tolerância a produtos com lactose.

Quais os benefícios do kefir de leite para diabéticos?

O kefir é considerado um alimento probiótico. Os alimentos probióticos contribuem para o controle dos níveis de açúcar no sangue, sensação de saciedade e de colesterol. Além da utilização do kefir é importante seguir uma dieta equilibrada recomendada por um especialista.

Quais os benefícios do kefir para o fígado?

O consumo de modo adequado do kefir está relacionado a melhora de diversas funções como controle de triglicérides, colesterol, glicemia e há alguns relatos de que a utilização de probióticos poderia contribuir para melhora de casos de gordura no fígado.

Kefir faz mal para os rins?

Os alimentos probióticos como o kefir possuem ações antioxidantes e anti-inflamatória e fazem bem para os rins e organismo de forma geral. O cuidado a ser seguido é em relação ao processo de higiene durante a sua produção e manipulação.

Conclusão sobre os benefícios do kefir

Os alimentos contendo probióticos atuam de forma benéfica na saúde através da regulação de diversos mecanismos no organismo. 

O Kefir tem vários benefícios e é um probiótico com bons efeitos e que devem ser considerados a sua utilização. Deve-se estar atento aos processos de higiene durante a sua produção e manipulação para evitar contaminação com microrganismos indesejáveis.

Referências Bibliográficas

Macedo, L.L; Vimercati. W C; Araujo. C.S. Fruto-oligossacarídeos: aspectos nutricionais, tecnológicos e sensoriais. Braz. J. Food Technol. v. 23, p. 1-9, 2020

Cheng X, Zheng J, Lin A,Xia H, Zhang Z,  Gao Q, LV W.  et al A review: Roles of carbohydrates in human diseases through regulation of imbalanced intestinal microbiota. Journal of Functional Foods. 2020, 74: 104197.

 

Xu. M et al.  O B-glucan Yeast alleviates cognitive deficit by regulating gut microbiota and metabolites in Aβ1–42-induced AD-like mice. International Journal of Biological Macromolecules. v. 161, p. 258–270, 2020.

 Sottoriva. H. M et al. Características e propriedades do Kefir. Arq. Ciênc. Vet. Zool.  v. 21, n. 4, p. 141-142, 2018.

Muscariello. R et al.Calcium daily intake and the efficacy of a training intervention on optimizing calcium supplementation therapy: A clinical audit. Nutrition, Metabolism and Cardiovascular Diseases, p. 2-7, 2020.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Científica na integralmédica para blog Nutrify

Rolar para cima