10 beneficios do cha verde para aproveitar | Blog Nutrify

10 benefícios do chá verde para aproveitar

O chá verde é produzido a partir de uma planta chamada Camellia sinensis, as suas folhas são geralmente consumidas através de infusão e este chá apresenta sabor agradável e com efeitos positivos para a saúde. O chá verde é rico em diversos compostos bioativos, como os fenólicos, que possuem efeitos antioxidantes no nosso organismo. Estudos com o chá verde têm verificado os seus efeitos benéficos em uma série de doenças, como o controle do peso, desempenho físico funcional, saúde óssea, proteção contra radiação, melhora no sistema imune, entre outros. Esses efeitos estão associados aos polifenóis presentes no chá verde.

Banner Institucional Nutrify | Blog

Benefícios do chá verde:

Auxilia na perda de peso

O chá verde possui diversos compostos bioativos, como as catequinas e cafeína, que regulam mecanismos no organismo que beneficiam a perda de peso e, devido ao seu efeito termogênico no organismo, acelerando o metabolismo e auxiliando de certa forma na manutenção do peso. Além da utilização do chá verde como auxiliar na perda de peso, é necessária a mudança de estilo de vida adquirindo bons hábitos alimentares, praticando uma atividade física prazerosa e orientada por um profissional, tendo uma boa qualidade de sono, gerenciando o estresse, entre outros. A mudança de estilo de vida e a inclusão de bons hábitos colaboram para uma boa saúde e consequentemente para o controle do peso.

Melhora a saúde da boca

As catequinas presentes no chá verde apresentam atividades anti-inflamatórias e diversas doenças dentárias são causadas pela inflamação. É importante entender que para saúde da boca é necessário acompanhamento profissional para melhor orientá-lo. O chá verde é um auxiliador, podendo fazer parte do processo após avaliação do profissional.

Ajuda no sistema imunológico

As catequinas apresentam um importante papel na fisiologia da planta por apresentarem propriedades antifúngicas e antibacterianas, com objetivo de resistir a agentes patogênicos. Esses compostos produzidos para a defesa da planta têm papel fundamental na nossa saúde e sistema imune, atuando como potentes antioxidantes, substâncias que são capazes de proteger o organismo de componentes que causam danos ao nosso DNA, como os radicais livres, que participam do surgimento de diversos tipos de doenças. Essas substâncias atuam também na manutenção dos níveis adequados de colesterol, auxiliam na eliminação de toxicidades do organismo e aceleram o metabolismo, contribuindo para uma melhora na qualidade de vida e da imunidade, trazendo vitalidade através da prevenção de diversas comorbidades. Quando o equilíbrio entre o acúmulo de radicais livres e o processo antioxidante é rompido, ocorrem os danos nas células, o que resulta no surgimento de doenças.

Ajuda no controle da pressão arterial

Os compostos bioativos presentes no chá verde, como as catequinas conhecidas como ECG e EGCG, possuem ação em mecanismos no organismo que resultam em processos de relaxamento nos vasos sanguíneos, fazendo com que haja diminuição e controle da pressão arterial.

Ajuda na manutenção da saúde do intestino

O chá verde possui uma série de benefícios, dentre eles estão a regulação de inflamações no organismo, melhora da composição corporal através da regulação da glicose, LDL e outros. Além desses benefícios, o consumo do chá verde parece melhorar a nossa microbiota intestinal. As bactérias benéficas impedem a entrada de substâncias indesejadas ao organismo, auxiliando dessa forma na saúde intestinal.

Previne o envelhecimento precoce

O chá verde é considerado um importante antioxidante, sendo capaz de eliminar radicais livres que promovem envelhecimento.

Previne doenças do coração

As doenças cardiovasculares têm sido motivo de grande preocupação devido ao risco de morte, e essa situação tem levado diversos pesquisadores a buscarem uma maneira de auxiliar na redução do risco dessas doenças e como evitá-las.

O chá verde pode ser um auxiliador nas doenças cardiovasculares devido aos seus efeitos antioxidantes na saúde. As catequinas presentes no chá verde apresentam efeitos cardioprotetores, auxiliando na redução do risco de doenças cardiovasculares através da ação sobre as lipoproteínas, como LDL, protegendo dessa forma de aterosclerose.

Previne a diabetes

Alguns ensaios clínicos com o chá verde foram capazes de demonstrar que o chá verde melhorou a tolerância à glicose e a sensibilidade à insulina, além de auxiliar na redução do peso e adiposidade.

Previne tipos de câncer

O chá verde possui diversas substâncias benéficas com capacidades antioxidantes, anti-inflamatórias, anti proliferativas, antiangiogênicas, entre outras. As substâncias presentes no chá verde têm mostrado em alguns estudos a sua capacidade em inibir o processo de tumorigênese, promoção e progressão do câncer. Essa prevenção está associada aos seus efeitos antioxidantes, evitando danos no DNA, e através da ação na cascata inflamatória, auxiliando na prevenção do câncer. Os componentes do chá verde possuem a capacidade de inibir as proteínas quinases que estão associadas ao crescimento celular e ativar as proteínas relacionadas à apoptose celular.

Béliveau e Richard descrevem sobre as catequinas EGCG (epigalocatequina-galato) como uma poderosa molécula para bloquear a atividade do receptor de VEGF, um elemento considerado chave para o início do desenvolvimento do câncer. Então podemos observar que a substância EGCG presente na Camellia Sinensis apresenta um potencial anticâncer, inibindo o crescimento de várias linhagens celulares cancerosas, como o câncer de rins, mama, pele, boca, próstata, pulmão, esôfago e cólon.

Diminui a retenção de líquidos

O chá verde possui cafeína, essa substância apresenta efeito diurético auxiliando na retenção de líquido.

Como tomar chá verde para ter mais benefícios?

O chá verde pode ser ingerido entre as refeições, respeitando a quantidade de 2 a 3 xícaras por dia. Procure sempre a orientação de um especialista.

Efeitos colaterais do chá verde

O chá verde, quando consumido acima das doses recomendadas, pode provocar dores de cabeça, náusea, insônia, desconforto no estômago e vômitos; além disso, o consumo excessivo de chá verde pode interferir na absorção de ferro no organismo.

Perguntas Frequentes sobre Chá Verde

Existem contraindicações para o uso do chá verde?

O chá verde é contraindicado em algumas situações, mas é muito importante que haja uma conversa com o seu médico. Normalmente é contraindicado na gravidez e amamentação. Pessoas que possuem alterações no fígado ou tireoide, anemias, úlceras gástricas ou gastrite também devem evitar o consumo de chá verde.

Faz mal tomar chá verde todos os dias?

O chá verde, quando consumido nas quantidades recomendadas pelo especialista não faz mal.

Qual é o melhor horário para tomar o chá verde

O chá verde possui cafeína, que é um estimulante, portanto o seu consumo é mais indicado no período da manhã e começo da tarde.

Conclusão

O chá verde é um colaborador na obtenção da saúde por possuir compostos bioativos que contribuem para regulação de diversos processos do nosso organismo.

 

Referências Bibliográficas

Lorenzo. J. M; Munekata. P. E. S. Phenolic compounds of green tea: Health benefits and technological application in food. Asian Pacific Journal of Tropical Biomedicine. V. 6, p. 709-719, 2016.

Choi. Che et al Green tea extract exhibits antidiabetic effects partly through regulating dipeptidyl peptidase-4 expression in adipose tissue. The Journal of Nutritional Biochemistry. v. 11, janeiro.109173, 2023.

Cheng. Zhe et al A review on anti-cancer effect of green tea catechins.Journal of Functional Foods. v. 74, p. 104172, 2020.

Béliveau. R, Gingras. D. Os alimentos contra o câncer: a prevenção e o tratamento do câncer pela alimentação. Editora Vozes. 2007.

Paiva L et al Variability of antioxidant properties, catechins, caffeine, L-theanine andother amino acids in different plant parts of AzoreanCamellia sinensis. Current Research in Food Science v.3, p. 227-234, 2020.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Científica na Integralmédica para Blog Nutrify

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima