Benefícios da dieta Low FODMAPS para a Fibromialgia | Blog Nutrify

Benefícios da dieta Low FODMAPS para a Fibromialgia

A fibromialgia (FM) é uma doença crônica reumática não degenerativa que possui sua etiologia ainda desconhecida e é caracterizada pela manifestação de dor crônica em todo o corpo, que ocorre principalmente na musculatura do indivíduo. Apesar de poder ser diagnosticada em ambos os sexos, ocorre mais frequentemente em mulheres, não possuindo uma idade específica3.

Prebiotic | Blog Nutrify

Devido à sua sintomatologia ser variada, muitas vezes pode ser confundida com outros quadros clínicos. Juntamente à dor, ocorre sintomas de fadiga, sono não reparador, alterações de memória e atenção, além de ansiedade, depressão e alterações intestinais.  Devido aos distúrbios gastrointestinais causados pela doença caracterizando muitas vezes uma Síndrome do Intestino Irritável (SII), a dieta restrita em FODMAPS tem tido crescente evidência científica como dietoterapia nesse contexto.

Para o tratamento da FM a equipe multidisciplinar deve ser abordada, podendo ser combinada com a presença ou não de fármacos. No caso do tratamento não farmacológico, a nutrição é considerada uma ótima aliada, incluindo estratégias na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis

Benefícios da dieta Low FODMAPS para a Fibromialgia | Blog Nutrify

As mais recentes guidelines6–8 sugerem que o tratamento da FM deve ser otimizado com uma abordagem multidisciplinar combinando o tratamento farmacológico com não farmacológico. No que diz respeito ao tratamento não farmacológico a nutrição poderá ser uma ferramenta promissora na FM. Duma forma geral a OMS suporta o papel central da dieta na prevenção das doenças não transmissíveis. 9 A mais recente revisão de Rossi e al. que relaciona nutrição e FM, conclui que um programa de tratamento que inclua estratégias de perda de peso, educação alimentar com intervenções dietéticas específicas e uma eventual suplementação nutricional bem dirigida, seria recomendado para os doentes com FM.4

Impacto da dieta Low FODMAPS na fibromialgia

Os FODMAPs (Fermentable Oligo-Di-Mono-saccharides And Polyols) são carboidratos de cadeia curta mal absorvidos, sendo eles: lactose, frutose livre, polióis, frutanos e galacto-oligossacarídeos. Uma dieta caracterizada por menor quantidade desses compostos é uma grande aliada para quadros de distúrbios gastrointestinais, como no caso da SII. Sabendo-se que grande parte dos indivíduos com fibromialgia possuem SII concomitantemente2, a conduta nutricional baseada em low FODMAPs passou a ser estudada como uma possível estratégia benéfica para os portadores da doença.

Benefícios da dieta Low FODMAPS para a Fibromialgia | Blog Nutrify

Dessa forma, um estudo intervencional avaliou 38 pacientes portadores de fibromialgia durante 4 semanas com uma dieta restrita em FODMAPS, com o intuito de analisar o impacto desde a sintomatologia da doença, até a melhora na qualidade de vida desses indivíduos. Sendo assim, verificou-se um impacto muito positivo na sintomatologia gastrointestinal associada à FM e na gravidade da FM, além do impacto da FM na vida diária deste grupo de pacientes.

Além disso, Marum e seus colaboradores (2016)3 associou a redução de sintomas gastrointestinais com a intervenção nutricional baixa em FODMAPs, diminuindo dor e repercussão funcional.

Considerações finais

Sendo assim, a atenção na alimentação é de extrema importância para que ocorra a redução de sinais e sintomas da fibromialgia e, assim, consequente melhora na qualidade de vida dos indivíduos portadores da doença.

 

Referências bibliográficas

  1. Pagliai G, Giangrandi I, Dinu M, Sofi F, Colombini B. Intervenções Nutricionais no Tratamento da Síndrome de Fibromialgia. Nutrientes. 2020;12(9):2525. Publicado em 20 de agosto de 2020.
  2. Helfenstein M., Heymann R., Feldman D. Prevalência da síndrome do intestino irritável em pacientes com fibromialgia. Rev. Bras. Reum. 2006; 46 :16–23.
  3. Marum, Ana Paula, Moreira, Cátia, Saraiva, Fernando, Tomas-Carus, Pablo and Sousa-Guerreiro, Catarina. “A low fermentable oligo-di-mono saccharides and polyols (FODMAP) diet reduced pain and improve ddaily life in fibromyalgia patients” Scandinavian Journal of Pain, vol. 13, no. 1, 2016, pp. 166-172.
  4. Examine – Fibromialgia.

 

Gabriela Motta

@nutrigabrielamotta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima