Benefícios da zumba: conheça a modalidade com a Nutrify!

A zumba traz um mix entre exercício físico, dança e diversão, que pode ajudar muitas pessoas a se sentirem especialmente motivadas e engajadas. 

Não é por acaso que ela conquistou tantos adeptos em diversos países, inclusive no Brasil. Por conta do caráter mais lúdico da prática, há quem pense que a zumba não é um exercício capaz de trazer tantos benefícios à saúde quanto outros, mas será que isso é verdade?

Neste post vamos explicar o que é, quais são os benefícios da zumba, quem pode praticá-la e dar algumas dicas para quem está querendo começar. Leia até o final e descubra se está na hora de você entrar no ritmo dessa atividade!

Afinal, o que é zumba?

A zumba é uma atividade que incorpora exercícios aeróbicos e danças inspiradas em ritmos latinos, como salsa, merengue, reggaeton e cumbia. 

Ela surgiu na Colômbia, na década de 1990, criada pelo dançarino e coreógrafo Alberto Pérez. 

O caráter dinâmico e divertido da aula, somado ao seu potencial de gasto energético e variados benefícios à saúde geral, fizeram da zumba uma verdadeira febre, que se espalhou por diversos países. 

Estima-se que, atualmente, a zumba tenha cerca de 15 milhões de praticantes em mais de 180 países. É a energia latina fazendo gente do mundo todo dizer adeus ao sedentarismo.

Quais são os principais benefícios da zumba?

Que a zumba tornou-se uma atividade bastante popular por seu caráter animado e descontraído, não há dúvidas. Mas vale a pena destacar os diversos benefícios da zumba para a saúde física e emocional. 

Favorece o emagrecimento e a manutenção do peso corporal

Entre os benefícios da zumba, esse é um dos mais atrativos para um grande número de pessoas que iniciam essa atividade. 

A depender da intensidade da aula e do condicionamento do praticante, é possível queimar entre 500 kcal e 800 kcal por hora. 

Apenas para efeito de comparação, a natação chega a 550 kcal e a hidroginástica a 360 kcal no mesmo período. 

Por ser um exercício predominantemente aeróbio, a zumba acelera os batimentos cardíacos, o que favorece a queima de gordura corporal

Quando associada a outros hábitos, como uma rotina alimentar ajustada aos objetivos e necessidades individuais, a constância da prática pode promover a perda e/ou auxiliar na manutenção do peso.

Aumento do fortalecimento muscular e flexibilidade

A zumba é o que se costuma chamar de exercício full body, ou seja, que trabalha o corpo todo durante a aula. 

Enquanto você pratica os movimentos coreografados, está ativando grupos musculares de pernas, braços, abdômen, costas, glúteos e ajudando a mantê-los tonificados e fortalecidos. 

As aulas costumam incluir também exercícios de alongamento dinâmico, no início ou no final, o que contribui para melhorar a amplitude dos movimentos e evitar encurtamento dos músculos. 

Uma musculatura flexível e alongada é importante para evitar dores e lesões na realização de atividades cotidianas. Esse é outro dos grandes benefícios da zumba!

Melhora na coordenação motora

Toda a aula de zumba é baseada em movimentos ritmados e pequenas coreografias em cada música, que exigem de nosso corpo e mente concentração e coordenação. 

Por essa razão, é comum que ao iniciar a prática muitas pessoas sentem dificuldade em acompanhar plenamente o ritmo das aulas. 

Com a frequência, essa capacidade de coordenar os movimentos vai se desenvolvendo de forma notável, o que aumenta a desenvoltura na aula e traz ganhos para a realização de outras atividades que exijam coordenação motora.

Alívio de stress

Assim como acontece com outros exercícios, a prática da zumba favorece a liberação de hormônios relacionados à sensação de prazer e bem-estar, as famosas endorfinas. 

O ambiente alegre criado pelas músicas que embalam a aula e pelo clima de festa característico da zumba também pode contribuir para aliviar as tensões do dia a dia. 

Esse é um ponto importante para uma rotina menos estressante, com espaço para o autocuidado físico e emocional. 

A separação entre saúde física e saúde mental tem, cada vez mais, sido substituída por uma abordagem integral do bem-estar. Sendo assim, esse é um dos benefícios da zumba que não deve ser menosprezado.

Oportunidade para a socialização

Por se tratar de uma atividade realizada em grupo que se destaca pelo clima alegre e descontraído, a zumba favorece a interação e a criação de vínculos entre as pessoas, que podem extrapolar a aula e se converter em amizade fora do ambiente da academia. 

Essa dinâmica tende a criar uma atmosfera inclusiva e acolhedora, que pode contribuir para o senso de pertencimento, bem como aumentar a autoestima de pessoas dos mais diferentes perfis e idades. Esse é outro dos benefícios da zumba que merece ser valorizado.

Fácil aprendizado

Apesar de ter sido criada por um dançarino e coreógrafo profissional, a zumba foi desenvolvida para ser uma atividade que pode ser praticada por pessoas sem habilidades ou conhecimentos específicos nessa área. 

Embora as aulas tragam algumas coreografias e sequências de movimentos mais elaborados, é possível mesmo para um iniciante executar grande parte delas. 

Instrutores e instrutoras também costumam ser preparados para demonstrar de forma didática a maneira correta de realizar os movimentos e orientar o desenvolvimento de cada aluno, no seu tempo. 

Melhora cardiovascular

Um dos mais importantes benefícios da zumba é que ela pode ser enquadrada como um exercício capaz de promover aumento da capacidade cardiovascular o que, consequentemente, melhora a disposição e previne doenças como hipertensão, diabetes e colesterol elevado. 

Estudo publicado Journal of Sports Science and Medicine Trusted Source aponta que participantes de uma sessão de zumba se exercitam a uma média de 79% de FCmax (frequência cardíaca máxima) e 66% VO2 máx (medida de volume de oxigênio máximo que uma pessoa pode usar). 

Esses valores são suficientes para definir a zumba como um treino eficiente para aumentar a capacidade aeróbica do indivíduo.

Benefícios da zumba: quem pode praticar o exercício?

A zumba pode ser praticada por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico, desde que não tenham nenhuma restrição médica específica para a realização dessa atividade. 

Gosto pessoal acaba sendo o fator definidor para a escolha ou não da zumba como exercício regular.  

Por suas características, a zumba atrai naturalmente pessoas de todas as idades que gostam de dançar, que têm simpatia pelos ritmos latinos ou que preferem atividades dinâmicas em grupo. 

Isso não significa que outros perfis de público não possam ser conquistados por essa modalidade.

Quais os principais cuidados para quem quer praticar zumba?

Agora que você já conhece os principais benefícios da zumba, é possível que tenha se animado a praticar esse exercício tão especial. 

Apesar do lado leve e divertido, uma aula de zumba é um treino físico e o cuidado com alguns detalhes é importante para assegurar que você possa realizá-lo com conforto e segurança:

  • Procure uma academia com instrutores qualificados.
  • Consulte um(a) médico(a) para se certificar de que não tem nenhuma restrição de saúde para essa prática.
  • Antes de fazer sua matrícula, procure realizar uma ou duas aulas-teste para ver como se sente praticando a modalidade. Lembre-se, todos os exercícios são bons, mas nem todos agradam às pessoas da mesma forma. É muito importante que você se sinta bem durante a prática para manter o engajamento.

Como começar a praticar zumba?

A prática da zumba não exige equipamentos ou acessórios específicos, mas algumas dicas podem fazer diferença na realização das aulas.

Aposte em roupas confortáveis

A zumba vai exigir que você movimente o corpo todo, dos pés à cabeça. Para fazer isso plenamente, use roupas leves, confortáveis e que permitam a transpiração. 

Roupas muito apertadas ou de tecidos pesados podem restringir a amplitude dos movimentos e causar desconforto durante a aula.

Atente-se aos calçados

Aqui, vale o mesmo que já dissemos para as roupas: conforto é a base! Aposte em tênis com solado mais flexível e antiderrapante. 

Apesar de a dança ser o ponto forte da aula de zumba, lembre-se que ela é um exercício físico e não apenas um “baile”, nada de sapatilhas ou sapatos de salto.

Mantenha-se hidratado(a)

Como vimos, a zumba é um exercício com forte carga aeróbica, que exige movimentação intensa e constante. 

Nesse processo, você tende a suar bastante e perder líquidos. É fundamental manter a hidratação antes, durante e depois das aulas.

Não ultrapasse os limites do seu corpo

Os benefícios da zumba são inegáveis, mas para desfrutar de todos eles deve-se praticar esse exercício respeitando seus limites físicos. 

Especialmente se estiver começando, não tente acompanhar o ritmo de nenhum outro aluno ou aluna da aula, vá no seu tempo. A zumba não é uma prática competitiva e você não precisa nem deve se comparar com ninguém.

Trata-se de um atividade intensa e a fadiga é esperada no decorrer da aula, mas deve estar dentro dos limites. 

Se você sentir algum tipo de dor (muscular ou articular), náusea, queda de pressão ou qualquer outro sintoma indesejado, interrompa o exercício imediatamente e busque orientação médica.

Quantas vezes praticar zumba na semana?

A frequência da zumba deverá se ajustar a seus objetivos com essa atividade e, claro, à sua rotina. Até para que você possa ver uma evolução mais rápida na prática, recomenda-se ao menos duas aulas semanais, mas essa não é uma regra. A zumba pode fazer parte de um plano de exercícios físicos que inclua outras atividades, como musculação, natação, Pilates… O ideal é buscar orientação de profissionais de educação física para ajustar qualquer exercício às suas necessidades e metas individuais. 

Benefícios da zumba: qual a importância de praticar uma atividade física?

O Guia de Atividade Física para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde, estabelece que a atividade física é importante para o pleno desenvolvimento humano e deve estar presente em todas as fase da vida.  

Praticar exercícios influencia positivamente a saúde física e emocional, prevenindo doenças crônicas não transmissíveis, ajudando a reduzir sintomas de depressão e ansiedade, declínio cognitivo, entre muitos outros benefícios.

As atuais diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam um período mínimo de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para a população adulta (incluindo pessoas com doenças crônicas já instauradas ou algum tipo de incapacidade). Já para as crianças e adolescente, esse tempo deve ser de 60 minutos em média.

No Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, publicada pelo IBGE, apenas 30,1% da população brasileira com mais de 18 anos atingiu o nível mínimo recomendado de prática de atividade física (pelo menos 150 minutos semanais de atividade vigorosa). 

Promover a conscientização sobre os benefícios do exercício e oferecer alternativas acessíveis a sua prática são pontos importantes para a construção de uma sociedade mais saudável.

É importante lembrar que todos os benefícios associados à prática regular de exercícios, seja zumba ou qualquer outro, são potencializados quando se adota uma rotina alimentar equilibrada, capaz de suprir nossas necessidades individuais de macro e micronutrientes.

Nesse aspecto, você sabe que sempre pode contar com a gente, né? Conheça a linha completa de suplementos Nutrify. 

Conclusão

Vimos que diversas razões explicam o fenômeno das aulas de zumba ao redor do mundo.

O aspecto divertido e a trilha sonora contagiante da música latina contam muitos pontos, mas os benefícios da zumba para a saúde e o bem-estar, físico e emocional, de pessoas de todas as idades têm um grande peso nessa balança também. 

Se você leu até aqui, provavelmente está considerando dar uma chance a essa modalidade de exercício e nós damos o maior apoio.

Fontes bibliográficas:

Wikipedia. Zumba. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Zumba. Acesso em julho de 2023.

Tua Saúde. Zumba: benefícios e quantas calorias ajuda a queimar. Disponível em:  https://www.tuasaude.com/zumba-emagrece-e-tonifica/ Acesso em julho de 2023.

Healthline. The surprising health benefits of Zumba. Disponível em: https://www.healthline.com/health/fitness-exercise/benefits-of-zumba#Youll-burn-calories-(and-fat!) Acesso em julho de 2023.

OMS. Diretrizes da OMS para atividade física e comportamento sedentário. Disponível em:  https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/337001/9789240014886-por.pdf Acesso em julho de 2023.

Ministério da Saúde. Guia de atividade física para a população brasileira. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf Acesso em junho de 2023.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima