pílulas de omega-3

Benefícios da suplementação de Ômega-3

Apesar de ter sido considerada vilã da alimentação saudável por muito tempo, a gordura sempre teve seu reconhecimento devido aos seus ácidos graxos poliinsaturados ômega-3, reconhecidos por seus efeitos benéficos ao organismo.

Os ácidos graxos ômega 3 tem sido amplamente estudado devido a contribuição na melhora de doenças cardíacas, câncer e sua ação antiinflamatória. Os ácidos graxos ômega 3 são essenciais porque o nosso corpo não consegue fabricá-lo e devem ser fornecidos pela alimentação.

As principais fontes alimentares de ômega 3 são os peixes gordos como a sardinha e o salmão, esses dois peixes são fontes de dois tipos de ômega 3 chamados eicosapentaenóico (EPA) e acido docosahexanóico (DHA). Esses peixes sintetizam esses dois ácidos graxos a partir do acido alfa linolênico (LNA), um ômega 3 de origem vegetal, que está presente em grande quantidade no fitoplâncton do qual esses peixes se nutrem. O EPA, denominado ácido eicosapentaenoico, auxilia na produção de prostaglandinas, substância antiinflamatória que faz parte das nossas defesas. Um ponto negativo é que a população ocidental não tem hábito de consumir esses peixes de forma rotineira e a suplementação tem sido um grande aliado na introdução desses ácidos graxos tão benéfico a saúde. Outro grupo que poderia se beneficiar da suplementação de ômega 3 são os vegetarianos, através da extração desse acido graxo das microalgas amenizando a sua deficiência, uma vez que esse grupo não ingere as fontes alimentares de origem animal.

Suplementação de Ômega 3, DHA e Esteatose Hepática | Blog Nutrify

Atualmente as pessoas mesmo que não vegetarianas tem buscado alternativas livres de fontes alimentares de origem animal e a suplementação de ômega 3 de microalgas tem sido um grande aliado para esse grupo, podendo ser usado tanto para veganos, vegetariano e aqueles que consomem carnes mas que apresenta uma preocupação na compra de produtos livres de fontes animais para seu consumo. Um dos benefícios dessa suplementação é evitar a formação de trombos (coágulos) no sangue, que são prevenindo de doenças cardiovasculares, trombose e acidente vascular cerebral. O EPA também tem ação sobre doenças e complicações de caráter inflamatório, como a obesidade, o lúpus, a celulite e a artrite.

O DHA está presente na parte estrutural e funcional de cada célula do corpo, e desempenha um papel essencial na proteção do cérebro e dos olhos. Ele ainda possui ação antioxidante e favorece a conexão entre os neurônios do cérebro, o que auxilia na memória, atenção e no raciocínio.

O cérebro é composto por 40% de DHA e 60% de gordura e, por isso, o consumo deste ácido graxo está relacionado com a melhora da saúde da mente, auxiliando na capacidade de aprendizado, no humor e consequentemente na qualidade de vida.

Nas últimas décadas tem se comentado sobre os benefícios do acido graxo ômega 3 na saúde humana, o que tem levantado uma grande curiosidade pela comunidade cientifica. Há distúrbios que afetam a população ocidental como, por exemplo, as doenças cardiovasculares, câncer e obesidade. No nível cardiovascular há um consenso sobre os benefícios associados ao ômega-3, especialmente para pessoas com alto risco de serem afetados por essa doença.

Os estudos mostram que o ômega-3 reduz a frequência dessas doenças, diminuindo o risco de arritmia cardíaca, grande responsável por mortes súbitas, e também baixando os níveis de lipídios sanguíneos e consequentemente, os riscos de formação de placas de aterosclerose reduzindo o risco de doenças como hipertensão, aterosclerose, infarto e derrames. Nas pessoas obesas em consequência ao elevado nível de estoque de gordura corporal, apresentam elevados níveis de marcadores inflamatórios, sendo a atuação da suplementação na ação anti-inflamatória podendo impedir a progressão da lesão aterosclerótica.

Os efeitos benéficos do ômega 3 não se limita somente às doenças cardiovasculares, existem cada vez mais resultados experimentais que sugerem que os ácidos graxos ômega 3 tem papel importante na prevenção do câncer e prevenção de doenças neurológicas.

Estudos realizados observando o consumo da suplementação de ômega-3 têm sido positivo na relação com a redução do risco de desenvolver câncer de mama, próstata, colon e ainda, sua relação com o aumento da eficácia dos medicamentos de quimioterapia. Os mecanismos de eficácia implicados nesses efeitos protetores poderiam estar ligados a uma baixa da produção de moléculas inflamatórias que alteram o sistema imunitário e favorecem o desenvolvimento do câncer, assim como a um efeito direto sobre as células cancerosas. Outro efeito benéfico associado a suplementação é sua atuação na caquexia do câncer, que além de auxiliar na qualidade de vida atua como coadjuvante no tratamento de pacientes com perda de peso importante.

O ômega 3 também tem seus efeitos benéficos no metabolismo lipídico, causando redução nos níveis plasmáticos dos triglicerídeos, colesterol total e LDL, ação vasodilatadora, atividade anti-inflamatória, anticoagulante e antiagregante. Os ácidos graxos ômega 3 são também indispensáveis para os recém-nascidos, por representarem um terço da estrutura de lipídeos no cérebro, onde a carências destas substâncias podem ocasionar redução da produção de enzimas relacionadas às funções do aprendizado. Já o consumo excessivo de óleos ricos em ácido linoléico ômega 6 ou ácidos graxos saturados não é tão bem recomendável, por estarem relacionados a efeitos pró-inflamatórios, pró-trombóticos e pró-aterogênicos.

Os efeitos dos graxos ômega 3 está associado a ação anti-inflamatória, ao reduzir a síntese de derivados do ácido araquidônico que promovem a ação inflamatória como as prostaglandina, tromboxano e leucotrieno, onde seus efeitos estão associados ao risco para o organismo. Desta forma a suplementação com ácidos graxos EPA e DHA, podem atenuar os efeitos do processo inflamatório protegendo o organismo de desenvolver doenças associadas a processos inflamatórios não controlados.

O uso da suplementação do ômega 3 também tem uma boa relação com a diminuição dos efeitos pós-treino. Os pesquisadores explicam que a suplementação de ômega 3 ácido eicosapentaenóico e (EPA) e ácido docosahexaenoico (DHA) eleva as taxas de síntese protéica muscular havendo uma diminuição nos efeitos pós-treino, mostrando que o consumo de Ômega 3 contribui para o anabolismo celular, além de diminuir o efeito do pós-treino facilitando a construção de tecido muscular.

Outro fator importante é a ação do ômega 3 no cortisol, que se encontra aumentado depois da atividade exaustiva. A suplementação com ômega 3, pode colaborar na recuperação do exercício. Outros estudos afirmam que a suplementação com esse acido graxo contribui para o aumento de força e potência e pode acelerar a redução de gordura em indivíduos obesos. Pode-se concluir que a suplementação de ômega 3 pode ter efeito positivo na diminuição dos efeitos negativos do pós-treino. Além disso, poder contribuir para o estado de saúde. Sendo esse acido graxo um importante aliado na prevenção do desenvolvimento de doenças, contribuindo para uma melhora na qualidade de vida das pessoas.

Referencias Bibliográficas

Coutinho. V et al, Beneficios da Ingestão de Omega 3 e a Prevenção de Doenças Crônico Degenerativas – Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo v.4, n.21, p.137-146, 2010.

Mesquita. T.R et al Efeito anti-inflamatório da suplementação dietética com ácidos graxos ômega-3, em ratos. Rev Dor. São Paulo, v.12, n.4.:p 337-41, 2011.

Pessoa. D. P et al. Influência da suplementação de ômega 3 no rendimento físico de praticantes de exercício físico. Motricidade .v. 14, n. 1, p. 144-149, 2018.

Baker.E. J et al. Metabolism and functional effects of plant-derived omega-3 fatty acids in humans. V. 64, n., p. 30-56, 2016.

Béliveau. R, Gingras. D, Os alimentos contra o câncer. Editora Vozes.Petrópolis, 2007.19.

GENGIBRE E SUAS DIFERENTES PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS | Blog Nutrify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima