beneficios-da-proteina-de-ervilha-blog-nutrify

Benefícios da Proteína da Ervilha

As proteínas vegetais representam ótimas fontes proteicas, tanto para as pessoas que não consomem a proteína animal, como os veganos, vegetarianos e também para quem consome proteína animal, mas buscam uma alternativa na dieta de proteínas vegetais.

Elas são formadas através de um conjunto de aminoácidos ligadas através de ligações peptídicas e apresentam em sua composição moléculas de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.  Existem 20 tipos de aminoácidos que combinam entre si de formas diferentes e dão origem às proteínas com variadas funções. Dentre as diferentes funções das proteínas, podem-se destacar as de enzimas, anticorpos, reparação de tecidos, renovação de células, dentre outras. Elas são componentes muito importantes por desempenhar diversas funções no equilíbrio celular e homeostase de nosso corpo, o seu valor nutricional dependerá de algumas características como a biodisponibilidade, alergenicidade, entre outros fatores.

Dentre as fontes alimentares de proteínas vegetais pode-se destacar a proteína da ervilha que é considerada uma fonte proteica de excelente qualidade em aminoácidos de alto valor biológico, fornecendo uma boa digestibilidade e baixa alergenicidade, além de possuir outros componentes como fibras, vitaminas, minerais e compostos antioxidantes.

O que é Proteína de Ervilha?

A ervilha é uma leguminosa com interessantes fontes proteicas, apresentando uma importante fonte de aminoácidos essenciais que são fundamentais para a construção da massa muscular, fornece uma boa digestibilidade e baixa alergenicidade. Ela pode ser obtida em lojas de suplementos alimentares em pó e serve de opção para os veganos e pessoas que estão buscando uma alternativa de boas fontes de proteínas que não sejam de origem animal.

Valor nutricional da Proteína de Ervilha

Essa proteína apresenta um valor nutricional muito relevante para os atletas, veganos, vegetarianos, idosos e pessoas que queiram substituir a proteína animal em alguns lanches. Escolha as marcas que não tem adição de açúcares e leia bem o rótulo dos alimentos. Observe a composição, quando combinada com proteína do arroz ela fornece os aminoácidos necessários. Em geral, uma porção oferece 24g de proteína, 4,5g de BCAA e vitamina B12.

Para que serve a Proteína de Ervilha?

  • Auxilia na melhora da composição corporal
  • Fácil digestibilidade
  • Auxilia na saciedade
  • Auxilia na construção de tecidos e massa muscular

Benefícios da Proteína de Ervilha?

Os estudos com as proteínas vegetais têm mostrado benefícios, como uma menor prevalência de comprometimento da função renal, melhor composição corporal e resistência à insulina. Os resultados de alguns estudos mostraram que a dieta vegana à base de plantas e proteínas vegetais provou ser superior à dieta controle em melhorar o peso corporal, massa gorda e os marcadores de resistência à insulina. A diminuição da massa gorda foi associada ao aumento da ingestão de proteína vegetal. Os autores desse estudo concluíram que essas descobertas fornecem evidências de que a proteína vegetal como parte de uma dieta baseada em vegetais, estão relacionadas à melhorias na composição corporal e reduções no peso corporal e resistência à insulina.

As proteínas vegetais são consideradas uma alternativa alimentar muito interessante para melhorar alguns quadros de saúde e como alternativa de fontes alimentares proteicas para pessoas que buscam variar a alimentação, seja por ideais de estilo de vida, necessidades ou para melhora da saúde. É muito importante destacar que o consumo de uma dieta balanceada e equilibrada em nutrientes, com um direcionamento alimentar realizado por um profissional da área é de extrema importância para se alcançar o objetivo desejado.

Recuperação muscular

Durante a atividade física como a musculação, ocorrem as micro lesões e para que ocorra a regeneração é necessária a presença dos aminoácidos presentes em nossa alimentação. A proteína de ervilha com a de arroz os fornece em quantidades suficientes para a recuperação dos músculos.

A proteína da ervilha é rica em aminoácidos de cadeia ramificada, BCAAs compostos por aminoácidos fundamentais para retardar a fadiga e também contribui para a construção da massa muscular.

Auxilia na perda de peso

A proteína vegetal contém fibras e proteínas que promovem saciedade, além de contribuir com a melhora na microbiota intestinal. Esse tipo de alimento também representa uma menor fonte de gordura.

Saciedade

A proteína presente na proteína vegetal de ervilha contribui para a sensação de saciedade, principalmente se na composição estiverem presentes fibras como a de polidextrose e chia, capazes de proporcionar maior sensação de saciedade.

Sem glúten

A ervilha não contém glúten e pessoas com doença celíaca ou que pretendem excluir o glúten, não precisam se preocupar quando a ela for a proteína escolhida. O glúten é uma proteína presente em produtos como o trigo ou que o incluam em sua preparação. Observe o rótulo dos alimentos sempre, principalmente se há alguma contraindicação no consumo de alimentos.

Sem colesterol e gorduras

Por ser uma proteína de origem vegetal ela não contém colesterol, muito indicada para as pessoas que precisam manter os níveis de lipídios de forma adequada no organismo.

Sem carboidratos

Em geral, as proteínas vegetais apresentam uma quantidade muito baixa de carboidratos em sua porção, que normalmente são de fontes saudáveis como as fibras que oferecem muitos benefícios a saúde.

Auxilia na função renal

Para manter uma boa função renal é necessária uma dieta equilibrada em quantidades e também em qualidade de proteínas. Elas podem ser encontradas em diferentes alimentos como leguminosas, ovos, leites, carnes, oleaginosas, queijos e leites. As quantidades devem ser indicadas com base nas recomendações diárias.

Saúde cardiovascular

As dietas ricas em vegetais compostas por proteínas vegetais, como a de ervilha, têm sido associadas a benefícios no sistema cardiovascular. Acredita-se que uma dieta vegetariana contendo proteínas vegetais, grãos integrais, azeites e oleaginosas contribui para redução do risco de doenças cardiovasculares. Capaz de aumentar a saciedade, facilita a perda de peso e também é rica em fibras.

Najjar e Montgomery observaram que indivíduos com diagnóstico de insuficiência cardíaca congestiva (ICC) apresentam uma taxa de mortalidade de 50% em cinco anos e cerca de 650.000 novos casos de ICC são diagnosticados anualmente. Através dessa observação e de poucos relatos na literatura sobre os benefícios da dieta nesses pacientes. Eles sugerem que uma dieta à base de plantas, como a de proteína vegetal, é conhecida por melhorar as concentrações plasmáticas de lipídios, reduzir a pressão arterial e como parte de uma intervenção no estilo de vida, levar à regressão das lesões ateroscleróticas.  Em seu estudo alguns pacientes com diagnóstico de ICC optaram por se submeter a uma intervenção dietética que consistia em uma dieta baseada em vegetais como um complemento ao tratamento médico padrão. Os pacientes consumiram a dieta à base de plantas por uma média de 79 dias e relataram melhorias clínicas significativas, incluindo menos angina, falta de ar e fadiga e puderam concluir que uma dieta vegetal pode contribuir para a reversão das anormalidades morfológicas e funcionais cardíacas no contexto de ICC.

Para quem a Proteína de Ervilha é indicada?

A proteína da ervilha pode ser indicada para atletas, idosos, dietas veganas, vegetariana, ou até mesmo para as pessoas que consomem carnes.

Os idosos muitas vezes apresentam dificuldades em atingir as recomendações proteicas, isso ocorre devido a inúmeros fatores como dificuldade de mastigação ou inapetência. Nestes casos, a proteína de ervilha poderia ser oferecida de café da manhã ou lanche da tarde, batida com uma fruta ou adicionada à preparações como mingaus, purês e outros. Escolha uma proteína de ervilha que contém fibras na composição como, por exemplo, com chia e polidextrose, elas auxiliam no funcionamento intestinal dos idosos. Nas dietas veganas e vegetarianas é um aliado para atingir as recomendações proteicas diárias. Para os praticantes de atividade física a proteína auxilia na regeneração e construção do tecido muscular.

A Proteína da Ervilha possui efeitos colaterais?

Essa proteína dificilmente apresenta efeitos colaterais, como muitos sintomas são individuais qualquer desconforto comunique seu nutricionista ou médico.

Banner Vegan Pro | Blog Nutrify

Conclusão

As proteínas vegetais, como a de ervilha, representam uma excelente opção para diferentes faixas etárias e também para alcançar os objetivos com a perda ou manutenção do peso. Os praticantes de atividades físicas que pretendem atingir manutenção ou ganho de massa muscular e que são veganos ou vegetarianos podem fazer uso desse suplemento para melhorar a qualidade de vida.

Aproveite para conhecer outras fontes de proteína super nutritivas e deliciosas, como as barras de proteína Nutrify.

 

Referências Bibliográficas

Kahleova et al.  A plant-based diet in overweight individuals in a 16-week randomized clinical trial: metabolic benefits of plant protein .   Nutrition and Diabetes. v.8, n.58, p.2-10, 2018.

Najjar, R. S, Montgomery. B. D, A defined, plant-based diet as a potential therapeutic approach in thetreatment of heart failure: A clinical case series. Complementary Therapies in Medicine, v. 45, p.211–214, 2019.

Ortola. R et al. Changes in Dietary Intake of Animal and VegetableProtein and Unhealthy Aging. e American Journal of Medicine, v.133, n 2, p. 232-239, 2020.

 Montesano. D et al. Biopeptides from vegetable proteins: new scientific evidences. Current Opinion in Food Science v. 31, p.31-37, 2020.

Oosterwijk. M. M. et al. High Dietary Intake of Vegetable Protein IsAssociated With Lower Prevalence of RenalFunction Impairment: Results of the DutchDIALECT-1 Cohort. Kidney International Reports. v. 4, p. 710-719, 2019.

Disponível em: em:https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/excesso-de-proteinas-e-um-potencial-risco-para-os-rins/. Acesso em 30/03/2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima