beneficios-da-maca-peruana-blog-nutrify

Conheça os benefícios da Maca Peruana

A maca peruana é uma raiz vegetal cultivada na região dos Andes, reconhecida por promover diversos benefícios à saúde. Justamente por isso, é um ativo natural presente na composição de suplementos nutricionais e facilmente encontrada em lojas de produtos naturais.

Neste post vamos conhecer alguns benefícios do consumo de maca peruana e dar dicas para um uso seguro desse vegetal com propriedades nutritivas funcionais.

Nutrientes presentes na maca peruana

Trata-se de um alimento de alto teor nutricional, fonte de proteínas, fibras, carboidratos, minerais – como ferro, cálcio, iodo e magnésioaminoácidos e vitaminas C, E e do complexo B. Seu valor energético é baixo e possui poucas calorias. Por essa razão, pode fazer parte da rotina alimentar de pessoas em processo de emagrecimento.

Benefícios da maca peruana para a saúde das mulheres

Algumas propriedades desse vegetal trazem benefícios especiais para pessoas do sexo feminino. Vamos ver alguns deles:

Regulação hormonal

A maca influencia o equilíbrio entre hormônios importantes para a saúde e bem-estar femininos, como testosterona, estrogênio e progesterona. Como sabemos, o desequilíbrio hormonal pode levar a diversos prejuízos.

Fertilidade

Uma revisão de estudos da Universidade College London sugere que, em pessoas do sexo feminino, o consumo de maca peruana protege contra fatores que podem prejudicar a fertilidade, e aumenta as chances de uma gravidez ser levada até o fim.

Libido

Mulheres na menopausa, período em que a libido tende a diminuir, também podem se beneficiar do consumo desse ativo natural, segundo a mesma revisão. O que pode contribuir para uma vida sexual saudável nessa fase.

Saúde dos ossos

O fato de ser um vegetal rico em cálcio e magnésio que favorece a regulação hormonal torna a maca peruana uma aliada da saúde dos ossos, especialmente em mulheres mais velhas, que sofrem perda de massa óssea por déficit hormonal.

Saúde mental

Estudos demonstraram que o consumo frequente de maca peruana pode promover melhora nos sintomas de depressão e ansiedade em mulheres pós-menopausa.

Benefícios da maca peruana para a saúde geral

A maca peruana favorece outros ganhos à saúde geral, que podem ser sentidos tanto por mulheres quanto por homens em diversas faixas etárias.

Ação antioxidante

Combate os radicais livres, o que ajuda a prevenir várias doenças, como cardiopatias, doenças neurodegenerativas e até câncer.

Combate a hipertensão

Estudos já comprovaram que o consumo de maca peruana ajuda a reduzir a pressão alta.

Envelhecimento saudável

Estudo peruano realizado com pessoas de 40 a 75 anos mostrou que o consumo da maca favorece a longevidade saudável, por conta de seu alto valor nutritivo e decorrentes benefícios ao corpo.

Desejo sexual 

O consumo da raiz está associado à manutenção ou até aumento do desejo sexual. As causas ainda não são completamente esclarecidas na literatura científica, acredita-se que esse efeito se deva ao fato da maca peruana contribuir para uma melhora da vitalidade geral do indivíduo.

Mitos e verdade sobre a maca peruana

Nem tudo que se diz sobre esse poderoso alimento tem comprovação científica.

“Maca peruana emagrece”

Mito. Por ser rica em fibras, a maca peruana favorece a saciedade, e seu baixo teor calórico também pode ser útil à manutenção do peso corporal. Mas não há relação direta comprovada entre maca peruana e emagrecimento.

“Maca peruana controla diabetes”

Mito. Ainda não há estudos que comprovem o efeito anti-glicêmico da maca peruana em humanos.

“Maca peruana dá mais disposição e evita a fadiga”

Verdade. Seus efeitos energéticos são comprovados, ela aumenta a atividade de enzimas responsáveis pela metabolização da creatina, o que ajuda a postergar os sintomas da fadiga na realização de exercícios, por exemplo.

“Maca peruana combate a disfunção erétil” 

Verdade. Esse alimento tem propriedades vasodilatadoras e tônicas que, somadas ao fato de agir como um estimulante sexual, faz dele um aliado no combate à disfunção erétil. 

Como consumir a maca peruana?

Em forma de suplementos em cápsulas

Fora da região andina, essa é uma das formas mais comuns de consumo desse ativo natural. A ingestão em cápsulas é bastante prática, mas alguns cuidados devem ser tomados: primeiro, consumir de acordo com orientação de médico ou nutricionista; segundo, buscar marcas de confiança para garantir a pureza do ingrediente.

Adicionada a bebidas e receitas

É possível encontrar, em lojas especializadas, a maca peruana em pó. Por ter sabor neutro, pode ser adicionado a sucos, smoothies ou mesmo consumido com salada de frutas.

Também é possível misturar a maca a farinhas para preparar bolos e tortas, mas vale destacar que, quando aquecida, ela perde parte de seu teor nutritivo.

Qual o melhor horário para consumo?

Ao contrário de suplementos ou micronutrientes que têm a absorção favorecida em determinados horários ou momentos de consumo (como alguns tipos de vitaminas), esse vegetal pode ser ingerido a qualquer hora do dia. Essa é uma grande vantagem, pois permite que cada pessoa ajuste o consumo da forma mais conveniente para sua rotina. 

Qual a dose diária ideal?

Recomenda-se que o consumo diário não ultrapasse 3g. Isso equivale a, aproximadamente, uma colher de chá rasa do nutriente em pó. 

No caso de consumi-lo na forma de suplementos em cápsulas, é necessário ficar atento à dosagem indicada pelo fabricante.

​​Para pessoas com hipertensão, que façam uso de antidepressivos ou anticoagulantes, a recomendação é de 0,6 g/dia, no máximo.

Quanto tempo leva para sentir os benefícios?

O tempo que cada indivíduo leva para sentir os benefícios da ingestão da maca é bem variável e pode ser influenciado por uma série de fatores: condição de saúde prévia; individualidade fisiológica; contexto alimentar; estilo de vida, entre outros. De modo geral, costuma-se observar efeitos entre a 6ª e a 8ª semana de uso.

O acompanhamento com um profissional de nutrição pode ser importante para extrair da suplementação o maior benefício possível, uma vez que ele saberá adequar as doses e também orientar sobre mudanças na alimentação que criem um ambiente físico mais favorável à obtenção dos efeitos desejados.

Há algum perigo no consumo de maca peruana?

O consumo equilibrado de maca peruana não apresenta risco para indivíduos saudáveis.

Pessoas com condições de saúde específicas (como problemas hormonais, câncer, endometriose, entre outros) devem consultar seu médico ou nutricionista sobre as vantagens ou não de incluir esse nutriente na dieta.

O consumo não é recomendado para gestantes e lactantes, pois não há dados suficientes para garantir a segurança de sua ingestão em mulheres nessas condições.

Conclusão

A maca peruana é um alimento natural riquíssimo em nutrientes com benefícios comprovados para a saúde geral. Mas, como todo alimento funcional, não faz milagres. Seu consumo deve fazer parte de um estilo de vida saudável e integrar uma dieta equilibrada.

 

Fontes bibliográficas:

Nutritotal. Benefícios da maca peruana. Disponível em https://nutritotal.com.br/publico-geral/material/beneficios-da-maca-peruana/. Acesso: março de 2023.

RG Nutri. Maca peruana. Disponível em:  https://www.rgnutri.com.br/2016/05/04/maca-peruana/. Acesso: março de 2023.

Revista Saúde. Maca peruana quais os benefícios e como usar. Disponível em:  https://saude.abril.com.br/alimentacao/maca-peruana-quais-os-beneficios-e-como-usar/.   Acesso em: março de 2023.

Gaucha ZH. Mitos e verdade sobre a maca peruana. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/2022/11/mitos-e-verdades-sobre-a-maca-peruana-planta-que-promete-emagrecimento-aumento-da-libido-e-reducao-da-fadiga-cla1369zs001i014uy2p40iup.html Acesso: março de 2023.

Le Manjue. Conheça a maca peruana o incrível alimento andino. Disponível em: https://www.lemanjue.com/blog/2019/8/1/conhea-a-maca-peruana-o-incrvel-alimento-andino.   Acesso: março de 2023.

Eu Atleta. Maca peruana realmente ajuda na hora do sexo? Veja 10 benefícios. Disponível em:https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2022/10/07/maca-peruana-realmente-ajuda-na-libido-veja-10-beneficios.ghtml . Acesso: março de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima