O cranberry, uma pequena fruta vermelha rica em nutrientes, tem ganhado destaque na rotina de muitas pessoas devido aos seus diversos benefícios à saúde.
Com sabor levemente ácido e rico perfil nutricional, a fruta é um verdadeiro superalimento.
Vamos explorar os principais benefícios do cranberry e dar algumas dicas sobre como consumir a fruta.
Boa leitura!
7 principais benefícios da cranberry
Há vários benefícios que o cranberry é capaz de oferecer para o nosso organismo, que vão desde a melhora no sistema imunológico até o combate a infecções urinárias.
É interessante conhecê-los para entender como essa fruta pode contribuir para uma vida mais saudável e equilibrada.
Falaremos detalhadamente sobre eles, a seguir:
1. Efeito antioxidante
Já se perguntou como os antioxidantes funcionam no nosso corpo?
O cranberry é uma ótima fonte de antioxidantes, compostos que ajudam a neutralizar os radicais livres — moléculas instáveis que podem danificar as células saudáveis e contribuir para o envelhecimento precoce e doenças crônicas.
Essa fruta contém antioxidantes como os polifenóis e flavonoides, que protegem as células do organismo e reduzem o estresse oxidativo.
Esse é um dos principais benefícios do cranberry, porque ajuda a manter a pele saudável e proteger contra diferentes doenças.
Leia também: Suplementos antioxidantes: saiba quais são e como tomar
2. Melhora o sistema imunológico
O cranberry tem altos níveis de vitamina C, um nutriente que exerce papel relevante no fortalecimento da imunidade.
Isso acontece devido ao estímulo de produção de glóbulos brancos que a vitamina C promove para combater infecções.
Além disso, os antioxidantes presentes na fruta também atuam na melhoria da função imunológica, ajudando o organismo a criar mais defesas contra invasores patogênicos.
Leia também: Própolis verde e efeitos na imunidade
3. Previne infecções urinárias
Entre os benefícios do cranberry, um dos que mais se destaca é a capacidade de prevenir infecções do trato urinário (ITUs).
Essas infecções são causadas por bactérias que aderem às paredes da bexiga e da uretra.
O cranberry contém proantocianidinas, que são compostos que impedem que as bactérias se fixem nesses locais.
Além de auxiliar na prevenção de infecções, estudos indicam que a fruta pode reduzir a necessidade de uso de antibióticos, o que contribui para diminuir a resistência bacteriana.
No entanto, é fundamental seguir orientações profissionais antes de começar a consumir a fruta como método preventivo e, especialmente, como tratamento para esse tipo de infecção.
Lembre-se que cada organismo é único e as necessidades podem variar. Se você sofre com infecção urinária é fundamental procurar acompanhamento médico individualizado.
4. Pode prevenir o diabetes
Alguns estudos sugerem que o cranberry consegue manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.
A fruta tem um baixo índice glicêmico, o que significa que seu consumo não causa picos rápidos nos níveis de açúcar no sangue.
Outro detalhe é que os compostos bioativos do cranberry podem melhorar a sensibilidade à insulina, o que ajuda a regular os níveis de glicose e, consequentemente, a prevenir o desenvolvimento do diabetes tipo 2.
5. Diminui o risco de problemas cardiovasculares
Os benefícios do cranberry se estendem também à saúde do coração.
Essa fruta é rica em antocianinas, que são famosas por terem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
De forma geral, as antocianinas ajudam a:
- melhorar a função dos vasos sanguíneos;
- reduzir a pressão arterial;
- diminuir os níveis de colesterol LDL;
- proteger contra danos causados por radicais livres;
- promover a saúde cardiovascular.
6. Pode ajudar a prevenir o câncer
A cranberry contém uma variedade de compostos bioativos que têm mostrado potencial nas pesquisas de prevenção de certos tipos de câncer.
Isso se deve aos antioxidantes e fitonutrientes presentes no cranberry, que podem inibir o crescimento de células cancerígenas e impedir a formação de tumores.
7. Combate a prisão de ventre
Finalmente, um benefício muitas vezes esquecido da cranberry é sua capacidade de combater a prisão de ventre.
É só lembrar que a fruta é uma boa fonte de fibra alimentar, que é essencial para a saúde digestiva, pois ajuda a manter o trânsito intestinal regular e evita constipação.
Além disso, os compostos antioxidantes do cranberry também contribuem para um ambiente intestinal saudável por meio do equilíbrio da flora intestinal.
Como consumir o cranberry?
Para usufruir dos benefícios do cranberry, você pode:
- optar por sucos sem adição de açúcar e diluídos em água;
- incorporar cranberries desidratadas a saladas e cereais;
- preparar uma calda de cranberry com quantidade de açúcar reduzida;
- consumir chás de cranberry;
- adicionar a fruta a smoothies e shakes.
Essas são só algumas dicas de como consumir a fruta, mas você pode experimentar da forma que preferir para aproveitar os benefícios que ela oferece.
Mas, vale sempre lembrar, procure orientações nutricionais individualizadas antes de incorporar algum alimento ou suplemento de forma regular à sua rotina, especialmente, se você tiver doenças crônicas ou questões especiais de saúde.
Conclusão
Os benefícios do cranberry são vastos e podem contribuir significativamente para a saúde e bem-estar do nosso corpo.
Essa pequena fruta promove uma variedade de efeitos positivos, que vão desde o fortalecimento do sistema imunológico até a prevenção de infecções urinárias e problemas cardiovasculares.
Contudo, é válido relembrar que cada corpo é único e pode responder de maneira diferente ao cranberry. Portanto, o ideal é buscar orientações de nutricionista ou médico quanto a frequência e quantidade de consumo para garantir resultados eficazes e seguros.
Com esse acompanhamento, você pode desfrutar de todos os benefícios que essa fruta proporciona, integrando-a a um estilo de vida saudável e equilibrado.
Falando em saúde e bem-estar, te convidamos a conhecer os suplementos à base de ativos naturais da Nutrify!
Referências bibliográficas
LEE, J. J. H. Cranberry no tratamento de infecção urinária e possibilidades no Brasil. 2019. no. f.35 Trabalho de Conclusão de Curso de Farmácia-Bioquímica – Faculdade de Ciências Farmacêuticas – Universidade de São Paulo, São Paulo, Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/da70c2ef-dff0-4acc-8fe1-5b6c0820aa58/3053272.pdf. Acesso em: 28 de maio de 2024.