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Benefícios da Beta-Glucana na saúde [2022]

A beta-glucana é um polissacarídeo que pode ser encontrado em alguns alimentos como por exemplo cogumelos, cereais, aveia, cevada e também em leveduras como a  Saccharomyces cerevisiae. Essa levedura é utilizada para a produção de cervejas e pães, mas quando inativada não possui a capacidade de fermentar, e por esse motivo não deve ser utilizada para a confecção de pães. Durante o seu processamento ocorre a inativação das leveduras sob altas temperaturas como a pasteurização e secagem, e essa levedura é fortificada com propriedades nutricionais específicas melhorando o seu valor nutricional e ficam prontas para serem comercializadas e consumidas. Dessa forma, pode ser utilizada como uma alternativa saudável para complementar a dieta podendo ser adicionadas para engrossar molhos, no preparo de arroz, salpicar em saladas, macarrão, quiches e tortas. Pode ser encontrada na forma de pó ou flocos. Essa levedura apresenta sabor parecido ao de queijo parmesão, mas com propriedades nutricionais diferentes, é considerada perfeita para pessoas que não consomem produtos de origem animal ou para aquelas que consomem, mas buscam os benefícios associados ao seu consumo. A beta-glucana presente na aveia e levedura nutricional está associado a diferentes benefícios para a saúde, como por exemplo, no auxílio da redução do colesterol, prevenção de envelhecimento precoce, estimulador do sistema imune, anti-inflamatório e no equilíbrio da microbiota intestinal devido a presença da beta-glucana. As fibras prebióticas presentes nestes alimentos auxiliam no equilíbrio da microbiota intestinal contribuindo para uma melhora na digestão e oferecendo substrato para bactérias que colonizam a região que atuam como barreira para impedir a entrada de patógenos no organismo.

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Um estudo realizado por Xu et al, avaliou o efeito da beta-glucana encontrada na levedura nutricional. Os resultados desse estudo mostraram que a beta-glucana de levedura pode auxiliar de forma proeminente na flora intestinal promovendo alterações evidentes da composição da microbiota intestinal, especialmente nas bactérias benéficas como os lactobacillus e bifidobacterium. A microbiota intestinal regulada por beta-glucana age como prebióticos. Neste estudo os autores puderam observar que a beta-glucana promove efeito benéfico na neuroinflamação e na resistência à insulina, que desempenha papel central no desenvolvimento de algumas patologias como por exemplo na doença de Alzheimer. Este estudo demonstrou que as aplicações de beta-glucana de levedura como suplementação dietética auxilia na prevenção de patologias e contribuem para a proliferação de bactérias benéficas do intestino.

Outros estudos realizados com humanos também mostraram eficácia na utilização da levedura na intervenção e tratamento de inflamações associada a infecções. A administração da levedura em pacientes com doenças inflamatórias intestinais contribuiu para a redução de forma expressiva nos níveis de citocinas pró-inflamatórias como a interleucina-6 e fator de necrose tumoral TNF-α, e aumento de concentrações de citocinas anti-inflamatórias como a interleucina-10.

Referências Bibliográficas

 Xu. M et al.  O B-glucan Yeast alleviates cognitive deficit by regulating gut microbiota and metabolites in Aβ1–42-induced AD-like mice. International Journal of Biological Macromolecules. v. 161, p. 258–270, 2020.

 Saadat. Y. R. Modulatory role of exopoly saccharides of Kluyveromyces marxianus and Pichia kudriavzeviias probiotic yeasts from dairy products in human colon cancer cells. Journal of Functional Foods. v. 64, p.1-9, 2020.

Sen S, Mansell T J. Yeasts as probiotics: Mechanisms, outcomes, and future potential. Fungal Genetics and Biology. V. 137, n. 1033332, 2020.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Científica na integralmédica para blog Nutrify

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