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Barra de Proteína: Quando comer e para que serve?

O que é barra de proteína?

A barra de proteína é uma opção muito boa, prática e saudável para as pessoas que treinam ou que apresentam dificuldades para se alimentar em um momento de reunião ou outras necessidades. Muitas dessas barras são compostas por matérias primas de excelentes qualidades e além das proteínas algumas contém vitaminas, minerais e fibras que tornam as barrinhas uma opção saudável.

Para que serve a barra de proteína?

A barra de proteína serve como uma alternativa de lanches saudáveis, manutenção ou perda de peso, composição corporal dentre outros. É muito importante observar o rótulo e os ingredientes da barrinha de proteína. Escolha as que contém fibras, vitaminas e minerais. Essas são mais indicadas para auxiliar na saciedade e são mais saudáveis.

Benefícios da barra de proteína

  • Opção prática e saudável;
  • Promove saciedade;
  • Auxilia na composição corporal;
  • Contribui para performance e saúde;
  • Maior praticidade de lanches intermediários.

Para quem é indicada?

A barra de proteína pode ser indicada para atletas, no gerenciamento do peso, auxílio nas metas proteicas diárias, idosos dentre outras recomendações individualizadas.

Qual é a importância da proteína para a saúde?

As proteínas são importantes porque apresentam diferentes funções no organismo como enzimas, anticorpos, reparação de tecidos, renovação de células dentre outras. Elas são componentes muito importantes por desempenhar diversas funções no equilíbrio celular e homeostase de nosso corpo.

Quando comer barra de proteína?

A barra de proteína pode ser ingerida no lanche da tarde, em momentos que dificultam a alimentação como em reuniões, viagens, pós treinos entre outros. A ingestão da barra de proteína nesses momentos auxilia na saciedade e na manutenção das necessidades diárias de proteínas e vitaminas.

Qual é o melhor horário para o consumo?

É muito importante entender que a barra de proteína não substitui as refeições como almoço e jantar. As barras são indicadas para lanches intermediários, ela promove saciedade uma estratégia muito interessante para as pessoas que desejam manter ou perder peso devido a sensação de saciedade promovida pelo Whey ou proteína vegetal, além de que as marcas adicionam fibras que auxilia ainda mais na sensação de saciedade. Para os praticantes de atividade física ela é muito indicada para os pós treino auxiliando na recuperação muscular.

Pode comer barra de proteína todo dia?

As barras de proteínas podem ser inseridas todo dia após a avaliação de um especialista. As recomendações proteicas são individualizadas, ou seja, cada pessoa tem a sua quantidade adequada. Uma dica é escolher as marcas de qualidade que contém proteínas de excelentes fontes como as que possuem matéria prima Grass Fed, fibras, vitaminas e minerais, isenta de açúcares e glúten. Escolher uma barra de proteína de qualidade quando se ingere diariamente é muito importante.

Como escolher a barra de proteína ideal?

Muito importante no momento de escolher a barra de proteína é olhar a origem da matéria prima e sua composição. Evite as que contém açúcares, adoçantes artificiais, corantes e aromatizantes artificiais. A opção e escolha pela barra de proteína deve ser a mais saudável possível, sendo aquela que irá trazer benefícios à saúde.

Existem duas opções interessantes de barrinhas de proteínas como as barras de origem vegetal e as de whey protein.

O consumo e a procura por proteínas de origem vegetal é uma opção que tem sido observado o seu crescimento atualmente, o que pode estar relacionado com a preocupação com a saúde, estilo de vida, dietas vegetarianas ou veganas, preocupação com o meio ambiente e até mesmo por pessoas que consomem proteínas de origem animal, mas tem preocupação com a redução no consumo de alimentos de origem animal. Esses fatores contribuíram para despertar na indústria alimentícia a busca por alternativas alimentares de fontes proteicas de origem vegetal com qualidade e que possuam benefícios para a saúde e que apresentam uma opção de alimentação. Estudos com proteína vegetal têm mostrado benefícios para a saúde em relação à perda de peso, doenças cardíacas, doenças renais e certos tipos de câncer

A barra de proteína contendo o Whey Protein é uma proteína extraída do soro do leite, é rica em aminoácidos essenciais e possui alto valor nutricional, sendo bem digerida e facilmente absorvida contribuindo com um rápido aumento dos aminoácidos no sangue. Contêm também os peptídeos bioativos em suas sequências que atuam como promotor da saúde. Esses peptídeos bioativos apresentam vários benefícios à saúde, incluindo controle de peso, antidiabético, redução do estresse oxidativo celular. O Whey protein também contém os aminoácidos de cadeias ramificadas como a leucina, isoleucina e valina que atuam na síntese de proteínas e como constituintes de proteínas musculares, e por esse motivo tem sido utilizado para idosos, melhora da imunidade com o objetivo de manter o crescimento e a força muscular. Essa proteína é considerada completa por conter os aminoácidos essenciais que participam de diferentes funções no organismo, como reparação e construção de tecidos, enzimas que atuam na digestão e metabolização de nutrientes, construção de massa muscular, fatores imunológicos, importante para ganho de massa muscular; contribui para controle do sistema imunológico, promove saciedade, fortalecimento muscular e melhora no diabetes tipo 2. 

 

Referências Bibliográficas

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Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo

CRN: 21984

Consultora Cientifica para blog Nutrify

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