Atividades físicas e seus benefícios | Blog Nutrify

Atividades físicas e seus benefícios

Atividades físicas e seus principais benefícios

Realizar atividade física com regularidade auxilia e contribui para inúmeros benefícios, como a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis que está associada a processos inflamatórios como a obesidade, DM II, doenças cardíacas e certos tipos de câncer. A prática regular de atividade física de forma moderada e orientada por um especialista auxilia na neutralização da inflamação crônica, favorecendo um estado anti-inflamatório que parece ser um fator chave na melhoria da saúde principalmente em relação as doenças crônicas não transmissíveis.

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Os exercícios realizados de forma moderada atuam na modulação da resposta inflamatória evitando o agravamento da resposta inflamatória no organismo. A atividade física auxilia na manutenção do peso, melhora da função musculoesquelética, fortalece a saúde cardiorrespiratória, melhora o sono dentre outros benefícios, sendo uma ferramenta não farmacológica muito importante para a prevenção de doenças que poderiam ser desencadeadas caso a cascata inflamatória continuasse a ser estimulada. Com a ativação do sistema imune ocorre a liberação de citocinas que podem ser classificadas em IL-1, IL-8, TNF-α, IFN-γ, VEGF e quando não são cessadas causam danos aos tecidos. A atividade física em conjunto com uma boa alimentação e suplementação quando necessário é peça chave para melhorar a imunidade e qualidade de vida. A realização de forma rotineira de exercícios repetidos com intensidade moderada melhora a resposta da função imunológica, reforçam a capacidade antioxidante, reduzem o estresse oxidativo e aumentam a eficiência da geração de energia, reduzindo a incidência de doenças inflamatórias contribuindo para o reforço de nosso sistema imunológico, bem-estar físico e emocional.

Atividade Física x Exercício Físico: qual a diferença?

A atividade física é aquela realizada durante o cotidiano do dia a dia como passear com o seu animal, ir a um estabelecimento comercial, subir escadas, limpar a casa dentre outras atividades realizadas no dia a dia. O exercício físico é uma atividade em que é realizado com uma programação e com auxílio de um profissional especializado que irá planejar uma programação específica e individualizada.

Benefícios da atividade física

Os benefícios estão associados à:

  • Melhora os quadros de dislipidemias
  • Auxilia na Hipertensão
  • Contribui para a prevenção da Diabetes tipo 2
  • Promove a prevenção da Obesidade
  • Reduz o risco de Infarto
  • Contribui para reduzir o risco de acidente vascular cerebral

Como escolher uma atividade física

Para escolher uma atividade física, pense em iniciar com aquela que lhe traga satisfação e prazer ao executá-las. Há diversas modalidades como as atividades em grupo ou individual. Converse com um profissional sobre as atividades que mais lhe traga prazer, esse profissional irá auxiliá-lo da melhor maneira possível.

Qual o tempo ideal de atividade por semana?

Segundo a OMS a recomendação é de 150 a 300 minutos por semana de atividade física de moderada intensidade para adultos.

Malefícios do sedentarismo

Os malefícios do sedentarismo estão associados ao aumento do peso, contribuindo para obesidade, triglicérides, diabetes, hipertensão, apneia do sono, problemas cardíacos dentre outros.

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A saúde mental é tão importante quanto a física

A atividade também auxilia na melhora de quadros de estresse e ansiedade e melhora a função cognitiva. Além desses benefícios, a atividade também proporciona autoestima, melhora a socialização da pessoa e do autoconhecimento contribuindo para uma saúde mental mais favorável.

A ansiedade é caracterizada por agitação interior, medo, antecipação de algo e preocupação generalizada. O tempo prolongado da ansiedade pode aumentar o nível de tensão por esse motivo a busca por terapias ligas a atividades físicas é muito importante. O quanto antes intervir melhor será e mais rápido as pessoas irão aprender a lidar com os quadros de ansiedade. A ansiedade contribui para liberação de adrenalina que provoca algumas reações como a aceleração dos batimentos cardíacos, vasos sanguíneos mais contraídos, dilatação das pupilas, aumento da respiração e consumo de oxigênio e níveis de glicose aumentados, essas são algumas alterações observadas. Outro hormônio que se encontra aumentado é o cortisol que contribui para o aumento da gordura corporal, menor produção do muco gástrico favorecendo o desequilíbrio no organismo. Com a rotina estressante do dia a dia muitas vezes desenvolvemos os problemas emocionais como a ansiedade e depressão. Essas doenças são muito comuns na vida moderna de hoje A atividade física auxilia muito no alívio desses quadros. Elas são excelentes para o fortalecimento muscular, eliminam a gordura corporal, auxilia na melhora da respiração e fazem bem para o nosso cérebro, além de melhorar o convívio social. A atividade física auxilia na produção de endorfina uma substância presente em nosso cérebro responsável pela sensação de bem-estar. É muito importante que antes de iniciar uma atividade física você procure a orientação de um médico e educador físico para que possa direcionar a melhor atividade para você.

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Há várias modalidades de atividade físicas como as de corrida, spinning, musculação, jump e outras. Essas atividades ajudam no combate a ansiedade, melhoram a qualidade do sono.

Meditar também tem sido uma técnica interessante para a saúde mental e ansiedade. A meditação proporciona um estado de consciência é uma técnica de autocontrole que serve para acalmar a mente e o corpo, através dela nos possibilita permitir ouvir, refletir, pensar e saber gerenciar nossas emoções e sentimentos. Existem muitas formas de meditação, incluindo a resposta de relaxamento, meditações guiadas, meditação de atenção, meditação andando e meditação em movimento. O objetivo da meditação é tranquilizar a mente e estar consciente no presente para encontrar um centro calmo em nós mesmos.

O Yoga também é uma prática meditativa que pode auxiliar no gerenciamento da ansiedade. Essa atividade envolve exercícios de controle respiratório que auxilia na ansiedade, fortalece o corpo e contribui no gerenciamento das emoções.

Referências Bibliográficas

Scheffer. D, L; Latini. A.  Exercise-induced immune system response: Anti-inflammatory status onperipheral and central organs. BBA – Molecular Basis of Disease. v. 1866, 2020.

Shreve. M et al. Using Yoga to Reduce Anxiety in Children: Exploring School-Based Yoga Among Rural Third- and Fourth-Grade Students. Journal of Pediatric Health Care. v.35, n. 1, p. 42-52, 2020.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Cientifica na integralmédica para blog Nutrify

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