frutas vermelhas misturadas com pêssegos

Antioxidante para pele: quais os benefícios?

O que são antioxidantes?

Os antioxidantes são substâncias que desempenham funções importantes no nosso organismo como a função de auxiliar na neutralização da ação dos radicais livres no organismo. A produção e formação de radicais livres resultam de processos de transferência de elétrons que ocorrem no metabolismo celular e pela exposição a diversos fatores como a alimentação, raios solares, respiração, poluição, hábito tabagista, atividades físicas intensas e outros. O desequilíbrio entre moléculas oxidantes e antioxidantes pode contribuir para a indução de danos celulares causados pelos radicais livres e tem sido conhecido como estresse oxidativo. Durante o processo de respiração, metabolização de nutrientes pelo corpo ocorre a formação de radicais livres, uma molécula considerada instável e que tem a capacidade de levar a inativação de algumas enzimas causando mutação nos genes e morte celular. Esses efeitos tóxicos dos radicais livres nas células também têm sido associados ao envelhecimento tanto da pele como em desenvolvimento de doenças crônicas inflamatórias e degenerativas. Os alimentos possuem em sua composição os antioxidantes que têm a capacidade de ativar enzimas que possuem funções de eliminar os radicais livres evitando os danos que poderiam ser causados no organismo pelos radicais livres.

Para que servem os antioxidantes?

Os antioxidantes apresentam inúmeros benefícios:

  • Previne o envelhecimento e danos nas células;
  • Protege contra o envelhecimento precoce da pele;
  • Contribui para a prevenção de doenças degenerativas;
  • Possui efeitos anti-inflamatórios;
  • Reduz o risco de doenças cognitivas;
  • Previne o estresse oxidativo;
  • Combate os radicais livres.

Banner Institucional Nutrify | Blog

Como os antioxidantes atuam na pele?

Os radicais livres são átomos e moléculas produzidas em nosso organismo durante o processo de metabolização e ocorre através das vias e ação catalítica de enzimas durante os processos de transferência de elétrons, que ocorrem no metabolismo celular e pela exposição à fatores exógenos como hábito tabagista, álcool, poluição ambiental, estresse, consumo excessivo de alimentos gordurosos e outros. Os radicais livres quando ficam em excesso no organismo causam danos às células e provocam o envelhecimento. Os antioxidantes presentes nos alimentos e suplementos auxiliam na eliminação dos radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce da pele.

Tipos de Antioxidantes

Própolis

A própolis é utilizada sozinha ou misturada a outras substâncias, atua na eliminação de radicais livres, possui atividade antimicrobiana, antiviral, anti-inflamatório, antibacteriano, antioxidante, antitumoral, anticâncer, antifúngico, anti-protozoário, anti-hepatotóxico, anti-mutagênico e anti-séptico. Todas essas ações da própolis podem ser explicadas pela variedade dos compostos bioativos encontrados na própolis, incluindo os flavonóides, ácidos fenólicos, terpenos, ácidos aromáticos e outros. Muito fácil de ser inserida na rotina do dia a dia. Pode ser encontrada na forma de cápsula ou gotas.

Licopeno

O licopeno é um composto bioativo e antioxidante natural presente nos alimentos como as frutas, vegetais vermelhos e amarelos. Está presente na cenoura, mamão, melancia e tomate principalmente na forma de molho. Além das pastas e sucos o licopeno pode ser obtido em farmácias e lojas de suplementação na forma de cápsulas e comprimidos com doses de 5 a 30 mg desse princípio ativo, que está associado a diversas funções no organismo como anti-inflamatória, antioxidante e na prevenção de certos cânceres como o de próstata. Esses mecanismos estão associados a efeitos terapêuticos do licopeno na inibição do estresse oxidativo, inflamação, restaurações de funções das mitocôndrias, apoptose e outros.

Gengibre

O gengibre também possui efeito anti-inflamatório e um excelente antioxidante devido a sua capacidade de reduzir os radicais livres responsáveis por danos nas células, a sua ação está na capacidade anti-inflamatória, antioxidante, anticancerígena e cardioprotetora. O rizoma é a parte comercial da planta e é fonte de antioxidantes, podendo ser consumido de forma fresca usados crus ou preparados na forma de infusão, xarope, temperos, em pó ou suplemento. 

Os benefícios associados ao gengibre estão relacionados a redução do peso devido ao seu potencial termogênico capaz de aumentar o metabolismo e a queima de gordura, ação anticancerígena, melhora das náuseas e vômitos, regula a pressão arterial, melhora do metabolismo. Conhecido também pela ação terapêutica como antimicrobiano, anti-inflamatório e diurético, indigestão, dores de garganta.

Resveratrol

O resveratrol é encontrado em uvas, frutos silvestres e amendoim e apresenta benefícios à saúde como ação antioxidante, anti apoptótica, anti-inflamatória e antitumoral. Um estudo realizado em janeiro de 2021, mostrou que o resveratrol possui a capacidade de ativar vias que atuam na ação anti-inflamatória e antioxidante minimizando os efeitos dos radicais livres em pessoas de meia idade e em idosos. Esses efeitos benéficos estariam associados a ativação de vias que minimizam o estresse oxidativo além de reduzir mediadores pró inflamatórios protegendo o desenvolvimento de certas doenças. O resveratrol pode ser encontrado na forma de cápsulas em farmácias, lojas de suplementos e farmácias de manipulação.

Glutationa

A glutationa é considerada um poderoso antioxidante, ela possui capacidade de reduzir os níveis de inflamação e prevenir doenças causadas pelo estresse oxidativo quando não controlados.  A glutationa auxilia na eliminação de substâncias indesejadas e que causam danos no organismo quando não eliminada ou controlada. Essas substâncias podem estar presentes na poluição ambiental, alimentos entre outros. Alguns alimentos como os da família das crucíferas como brócolis, couve-flor tem capacidade de estimular a produção dessa poderosa enzima.

Betacaroteno

O betacaroteno é um pigmento natural encontrado em alguns alimentos como a cenoura, laranja, manga e outros, ele é precursor da vitamina A. O betacaroteno é um importante antioxidante que atua na regeneração e renovação celular e combate os radicais livres e auxilia na imunidade e renovação das células incluindo a da pele.

Benefícios do consumo de antioxidantes para a pele

Os antioxidantes auxiliam, ou seja, potencializam e minimizam a ação dos radicais livres. Devido ao estilo de vida, como de trabalho intenso, ambiente poluído e muitas vezes estressantes, contribuem para aumento dos radicais livres que danificam as células e provocam envelhecimento precoce, além de algumas doenças. Os antioxidantes promovem a eliminação desses compostos que aceleram o envelhecimento da pele e contribui para a renovação celular.

Alimentos antioxidantes

Cacau

O chocolate amargo contendo uma porcentagem maior de cacau é rico em flavonóides e possui substâncias que auxiliam em um fluxo sanguíneo mais adequado contribuindo para uma boa memória, humor e atenção. Além desses compostos, auxilia na eliminação dos radicais livres, impedindo o envelhecimento precoce da pele.

Linhaça

A linhaça é rica em fibras que contribuem para o efeito antioxidante. As fibras presentes auxiliam na saúde intestinal e consequentemente na pele.

Frutas Vermelhas

As frutas vermelhas como framboesa, morango, amora são frutas que contém compostos bioativos que eliminam os radicais livres, substâncias que danificam a memória, pele causam prejuízos em nosso organismo quando não são eliminados.

Cenoura

O betacaroteno é um importante antioxidante presente na cenoura e atua combatendo os radicais livres e favorece a renovação celular.

Frutas Cítricas

As frutas cítricas são ricas em vitamina C é conhecida por ser um potente agente no combate aos radicais livres, permitindo uma maior proteção às células minimizando os danos que poderiam ser causados pelos radicais livres quando não eliminados de forma adequada.

Nozes

As nozes são oleaginosas ricas em excelentes gorduras como o ômega 3 que auxilia na memória. Possuem também vitamina E que combate os radicais livres que causam danos ao organismo quando não controlados.

Azeite de oliva

O azeite de oliva é rico em ômega 3 que favorece a saúde de nosso cérebro auxiliando na memória e prevenindo contra doenças como o Alzheimer. Um poderoso antioxidante para as células.

Como e quando tomar antioxidante?

Os antioxidantes podem ser ingeridos ao longo do dia, como de manhã ou à tarde. Quando os suplementos são em pó deve-se diluir em água ou conforme a recomendação de um especialista. Consulte sempre um especialista para ingerir suplementos, o especialista irá indicar a melhor forma de ingestão e horário de forma individualizada.

Conclusão

Ter uma dieta equilibrada e estilo de vida saudável são componentes fundamentais para a manutenção da saúde do corpo e da pele. Os alimentos contêm em sua composição substâncias como os antioxidantes, polifenóis e compostos bioativos que potencializam o efeito benéfico na saúde. Procure um profissional especialista ele irá direcionar qual melhor alimento e suplemento para ter uma vida mais saudável.

Referências Bibliográficas

Mosca. S.S; Sanches. R. A; Comune.A.C A Importância Dos Antioxidantes Na Neutralização Dos Radicais Livres: Revista Saúde em Foco – Edição nº 9 – Ano: 2017.

Berretta. A. A et al. Propolis and its potential against SARS-CoV-2 infection mechanisms and COVID-19 disease. Biomedicine & Pharmacotherapy. 2020.

 Filho. A B. C; Souza. R. J; Braz. L. T; Tavares.M CURCUMA: MEDICINAL, SPICE AND OF OTHER POTENTIAL USE PLANT. Ciência Rural, v. 30, n. 1, p. 171-175. 2000.

 Vasconcelos. T. B et al Radicais Livres e Antioxidantes: Proteção ou Perigo? UNOPAR Cient Ciênc Biol Saúde 2014;16(3):213-9.

Santos. M. A et al. Antioxidant effect of Resveratrol: Change in MAPK cell signaling pathway during the aging process. Archives of gerontology and geriatrics. v. 92, p. 104266, 2021.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo

CRN: 21984

Consultora Cientifica para blog Nutrify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima