Aminoácidos essenciais: o que são, importância e benefícios

Aminoácidos podem ser essenciais e não essenciais e são unidades fundamentais para a formação das proteínas. 

Os essenciais são moléculas que nosso organismo não consegue produzi-los, ou seja, não são sintetizadas endogenamente e são obtidas através da alimentação ou suplementação e desempenham papel fundamental em nosso metabolismo. 

Os aminoácidos não essenciais o nosso organismo é capaz de sintetizá-los. Há 20 tipos de aminoácidos presentes nas moléculas das proteínas existentes na natureza, os quais são: alanina, arginina, aspartato, asparagina, cisteína, fenilalanina, glicina, glutamato, glutamina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, prolina, serina, tirosina, treonina, triptofano e valina. 

A ligação através da combinação desses 20 diferentes aminoácidos é que determina a função das proteínas no organismo.  

Os aminoácidos são fundamentais para a construção de proteínas que desempenham papel importante como enzimas, anticorpos, transporte de substâncias e construção de tecidos, entre outras funções. 

Cada aminoácido apresenta funções específicas para que tenhamos um bom funcionamento de nosso organismo.

Banner aminoácidos | Blog Nutrify

O que são aminoácidos?

Os aminoácidos são as unidades básicas das  proteínas. São constituídos por cadeias de carbono ligadas a hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre

Os aminoácidos fazem ligações específicas chamadas ligações peptídicas formando as proteínas que são fundamentais na construção e sínteses de hormônios e neurotransmissores.

O que são aminoácidos essenciais?

Esses aminoácidos não são sintetizados endogenamente e precisam ser adquiridos através da ingestão alimentar ou suplementos. Seus benefícios estão associados na recuperação de massa muscular, força, melhora da sarcopenia, AVC e até no diabetes. 

Quais são os aminoácidos essenciais?

Os aminoácidos essenciais são triptofano, valina, fenilalanina, lisina, isoleucina, treonina metionina e leucina.

Qual é a quantidade recomendada de consumo dos aminoácidos essenciais?

A recomendação das quantidades de aminoácido irá depender de inúmeros fatores como idade, atividade física, patologia dentre outras avaliações do especialista

Após esse processo será traçado estratégias para uma boa administração desses aminoácidos com objetivo de alcançar os resultados.

Vale a pena usar suplementos de aminoácidos essenciais?

Os aminoácidos essenciais são importantes para manter a homeostase do organismo e eles precisam ser obtidos através da alimentação ou suplementação porque atuam como reguladores de processos metabólicos, construção de tecidos, transporte de nutrientes, reguladoras do sono e humor entre outras funções importantes.
Os aminoácidos também estão sendo utilizados e estudados como coadjuvantes no tratamento do diabetes tipo 2 para auxiliar no gerenciamento da hiperglicemia. 

Outro efeito benefícios associados ao uso de aminoácidos é no tratamento de força muscular e física em pacientes pós AVC com sarcopenia. Yoshimura et al (2019) suplementou durante oito semanas pacientes pós AVC e com sarcopenia. 

Esse grupo recebeu aminoácidos enriquecidos com leucina e realizaram treinamento de resistência de baixa intensidade, além de um programa de reabilitação pós AVC. 

Os resultados do estudo mostraram aumento da massa muscular e força e função física nestes pacientes pós AVC e com sarcopenia, contribuindo para melhora na qualidade de vida desses pacientes. 

Nesses casos a suplementação parece ser viável devido aos benefícios proporcionados.

Para quem os aminoácidos essenciais são benéficos?

Os aminoácidos são benéficos para todos devido a sua função no organismo, mas em algumas situações a suplementação tem sido benéfica como nos casos de sarcopenia, AVC, diabetes, atividades físicas intensas dentre outros.

O consumo de aminoácidos essenciais deve ser diferente entre homens e mulheres?

Sim, o consumo de aminoácidos deve ser indicado levando algumas considerações como atividade física, patologia, ou seja, necessidades individuais, por tanto a indicação é diferente de pessoa para pessoa independente do sexo masculino ou feminino.

Alimentos ricos em aminoácidos

Alimentos de origem animal

Os alimentos que possuem os aminoácidos de origem animal são carnes vermelhas, peixes, frango, suíno, ovos, leites, queijos, peixes dentre outros.

Alimentos de origem vegetal

Os alimentos ricos em aminoácidos de origem vegetal são: grão de bico, lentilha, ervilha, castanhas, arroz, quinoa dentre outros. 

Alguns vegetais não possuem todos os aminoácidos, mas algumas combinações como por exemplo o arroz e feijão os tornam completos. 

O feijão por exemplo contém todos os aminoácidos essenciais, sendo pobre apenas em metionina e cisteína e é rico em lisina. 

O arroz é rico em metionina e cisteína, mas é pobre em lisina. Essa combinação quando bem adequada e individualizada auxilia na obtenção dos aminoácidos essenciais necessários à construção de massa muscular.

Como consumir aminoácidos?

Os aminoácidos podem ser consumidos no café da manhã, lanches intermediários, almoço e jantar. Como está presente em uma série de alimentos como carnes, laticínios, leguminosas e cereais, o seu consumo está na alimentação diária. 

Em casos de suplementação pode ser feito de acordo com o objetivo desejado como no café da manhã para idosos que apresentam dificuldade em atingir as recomendações diárias, pré ou pós treino para os que fazem atividade de intensidade e que demanda um consumo maior de aminoácidos, recuperação da massa muscular como no caso da sarcopenia dentre outros.

Aminoácidos essenciais para emagrecer

Os aminoácidos essenciais contribuem para a construção de massa magra e aliados a práticas de atividade física auxiliam no emagrecimento. 

As fontes alimentares como as carnes vermelhas e brancas magras, leguminosas, oleaginosas quando bem adequadas em quantidades conferem saciedade. 

Os suplementos também desempenham papel importante. Vale lembrar que o consumo de aminoácidos deve estar associado a uma alimentação equilibrada, não se deve consumir proteínas em excesso, procure um profissional capacitado para melhor direcionar a dieta para obter os objetivos desejados.

Aminoácidos essenciais para ganhar massa

Para obter um bom ganho de massa muscular é necessária a ingestão de alimentos fontes desses aminoácidos aliados a práticas de atividade física. 

Elas atuam na recuperação e construção da massa magra. Os aminoácidos contribuem para a síntese de proteínas minimizando as lesões dos músculos. A leucina também tem papel importante auxiliando na prevenção do catabolismo muscular.

Aminoácidos semi essenciais

Os aminoácidos semi essenciais são sintetizados a partir de outros aminoácidos e tendem a reduzir em algumas condições como a de patologias e tornam-se fundamentais para a recuperação do estado nutricional.

Suplementos de aminoácidos

Os suplementos de aminoácidos podem ser obtidos em farmácias e lojas de suplemento alimentar. Uma dica na hora de escolher seu suplemento é verificar se são livres de corantes e adoçantes artificiais e aromatizantes.

Os aminoácidos essenciais contribuem para o bom funcionamento do organismo. Em situações de patologias como no caso de AVC, sarcopenia o uso desses suplementos aliado a uma dieta equilibrada tem demonstrado efeitos benéficos na melhora da força e massa muscular. Procure sempre orientação de um especialista para o uso de qualquer suplemento. 

Conclusão

Os aminoácidos têm papel importante para o bom funcionamento do organismo. Em situações de patologias como no caso de AVC, sarcopenia e atividades físicas intensas o uso desses suplementos aliado a uma dieta equilibrada tem demonstrado efeitos benéficos na melhora da força e massa muscular.

Referências Bibliográficas

Bidi. S et al. Comparison of urinary amino acid excretory pattern in patients with type 2 diabetes mellitus and non-diabetic healthy controls at a tertiary referral hospital in India. Diabetes & Metabolic Syndrome: Clinical Research & Reviews. v.14, n. 4, p. 357-362, 2020.

Menge. B. A et al. Selective amino acid deficiency in patients with impaired glucose tolerance and type 2 diabetes. Regulatory Peptides. v. 160, n. 3, p. 75-80, 2010.

Yoshimura.Y et al. Effects of a leucine-enriched amino acid supplement on muscle mass, muscle strength, and physical function in post-stroke patients with sarcopenia: A randomized controlled trial. Nutrition. v. 58, p. 1-6, 2019.

Yong-jun Y. M. S et al. investigationEffectiveness and mechanism study of glutamine on alleviatinghyper metabolism in burned ratsYong.Nutrition.  v.79, 2020.

Cengiz. M et al. Effect of oral l-Glutamine supplementation on Covid-19 treatment. Clinical Nutrition Experimental. v.33, p. 24-31, 2020.

Kahleova et al.  A plant-based diet in overweight individuals in a 16-week randomized clinical trial: metabolic benefits of plant protein.   Nutrition and Diabetes. v.8, n.58, p.2-10, 2018.

Najjar, R. S, Montgomery. B. D, A defined, plant-based diet as a potential therapeutic approach in the treatment of heart failure: A clinical case series. Complementary Therapies in Medicine, v. 45, p.211–214, 2019.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Científica na Integralmédica para Blog Nutrify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima