Alongamento dinamico beneficios e melhores exercicios | Blog Nutrify

Alongamento dinâmico: benefícios e melhores exercícios

O alongamento é uma técnica utilizada como aquecimento com objetivo de aumentar a flexibilidade e auxiliar na redução da dor ao longo dos movimentos realizados.

Qual é a importância dos alongamentos?

A sua importância está na melhora da flexibilidade, possibilitando ao corpo melhores movimentos e auxiliando na redução dos riscos de lesões e outras doenças relacionadas.

O que é um alongamento dinâmico?

Este tipo de alongamento consiste em realizar movimentos graduais, iniciando de uma forma mais lenta e aumentando o ritmo até que consiga realizar movimentos mais rápidos.

Tipos de alongamentos

Alongamentos dinâmicos

Este tipo de alongamento é realizado com mais dinamismo, iniciando aos poucos e aumentando gradualmente a intensidade, promovendo assim mais flexibilidade, força e resistência muscular.

Alongamentos estáticos

O alongamento estático é realizado de forma mais passiva, mantendo-se em determinada posição por um período. São realizados quando os músculos estão esticados e com a pessoa em uma posição parada por cerca de 20 a 30 segundos.

Alongamentos ativos

O alongamento ativo muitas vezes é iniciado antes dos treinos, com objetivo de evitar as lesões, auxiliando na redução do enfraquecimento muscular e perda da mobilidade.

Alongamentos passivos

O alongamento passivo geralmente é realizado com auxílio de um elástico, parede ou educador físico.

Quais são os benefícios dos alongamentos dinâmicos?

  • Contribuir para amplitude de movimentos.
  • Aquecer os músculos.
  • Auxiliar na coordenação motora.
  • Contribuir para prevenção de lesões.

Aproveite e confira também quais são os benefícios da caminhada: entenda como e porque começar.

Melhores exercícios para alongamentos dinâmicos

Pêndulo

Consiste em afastar uma das pernas para um lado e outro promovendo o equilíbrio com uma perna.

Sentar-se em pé

Consiste em levantar uma das pernas e dobrar o joelho, fazendo um movimento como se fosse sentar numa cadeira.

Avanço

Consiste em dar um passo à frente com uma das pernas e com o joelho dobrado até um ângulo de 90º. Volte à posição inicial e repita o processo com a outra perna.

Alongamentos dinâmicos para membros superiores

Para os membros superiores, um alongamento funcional é realizado com os joelhos semiflexionados e com os ombros relaxados, com os braços ao lado do corpo, girando o ombro por cerca de 30 segundos.

Existe um outro alongamento muito utilizado que consiste em passar os braços por cima da cabeça, uma das mãos segurando o cotovelo e a outra mão tocando as costas.

Alongamentos dinâmicos para membros inferiores

Um alongamento que faz diferença nos membros inferiores consiste em afastar as pernas para um lado e outro mantendo o equilíbrio com uma perna. Levantar uma das pernas e dobrar o joelho fazendo movimentos como se fosse sentar em uma cadeira. Para estabelecer uma rotina saudável de exercícios de alongamento, procure orientação de um educador físico ou fisioterapeuta.

Quando fazer alongamentos dinâmicos?

O alongamento dinâmico pode ser feito antes da realização dos treinos com o objetivo de prevenir as lesões, deixar os músculos mais aquecidos e favorecer o desempenho nas atividades. Confira também quando fazer alongamentos estáticos.

Conclusão

O alongamento dinâmico orientado por um especialista contribui para um treino de qualidade devido aos benefícios promovidos nos músculos que resultam em melhor flexibilidade e redução das lesões. Saiba mais sobre outros tipos de alongamento (como os alongamentos para a lombar) com a Nutrify!

 

Referências Bibliográficas

Alongamento Passivo, Disponível em:  <https://www.youtube.com/watch?v=gHiSM0TT2hU>. Acesso em 11/11/2022.

Alongamentos dinâmicos. Disponível em: <https://www.fisioterapiaoeiras.com/servicos/personal-trainer/alongamentos-dinamicos>. Acesso em 21/11/22.

Alongamento dinâmico de membros superiores I. Disponível em :https://www.youtube.com/watch?v=mYa2NgXqCGg. Acesso em 21/11/22.

Alongamento dinâmico de membros superiores II. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bnAGB3rnOMc> Acesso em 21/11/22.

Conheça os 4 principais tipos de alongamento. Disponível em: <https://www.atletis.com.br/tipos-de-alongamento>. Acesso em 21/11/22.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima