Alimentos que ajudam na memória | Blog Nutrify

Alimentos que ajudam na memória

Os alimentos quando consumidos de forma variada, equilibrada e associada a um estilo de vida saudável estão relacionados com melhores resultados da memória a longo prazo. Os alimentos que merecem destaque são: leite, salmão, ovos, oleaginosas como as nozes, suco de uva e azeite de oliva. Esses alimentos são ricos em ômega 3, aminoácidos, antioxidantes e compostos bioativos que atuam melhorando a memória. Sempre que sentir falta de memória procure auxílio de um médico especialista para que possa direcionar e envolver uma equipe multidisciplinar com objetivo de oferecer a melhor forma de tratamento.

Cuidados com a memória

Como vimos, uma alimentação variada e equilibrada contém substâncias que promovem a saúde e auxiliam na memória. Além dos alimentos, cuidar da vida social, saber gerenciar as emoções, realizar atividades físicas prazerosas e ter uma boa noite de sono também auxilia na memória. Manter o ambiente escuro na hora de dormir também é fundamental para a liberação de um hormônio chamado melatonina, produzido pelo nosso organismo na glândula pineal que fica localizada no cérebro, ele auxilia no sono sendo liberado no início da noite com o declínio da iluminação natural. A melatonina auxilia na regulação de nosso relógio biológico e sua produção é mais intensa à noite. Durante o dia a sua produção é baixa, por esse motivo sentimos menos sono neste período. A noite de sono adequada também contribui para a normalização de níveis de hormônios e estabilização de muitas reações em nosso organismo, sendo fundamental para cuidar da nossa memória.

O que estimula a memória?

Para ter uma boa memória é necessário, conforme já mencionado, uma alimentação equilibrada que contenha ômega 3, vitamina E e magnésio que estimulam o desempenho de uma boa memória.

Para estimular a memória é importante:

  • Ter amigos
  • Ler livros ou assistir filmes e contar para os amigos
  • Ter uma boa relação com os familiares
  • Ter uma vida social agradável
  • Alimentar-se com bons alimentos 
  • Praticar atividade física moderada e orientada por um profissional
  • Incluir na rotina alimentos que auxiliam na memória
  • Ter uma boa noite de sono
  • Saber gerenciar as emoções
  • Evitar alimentos processados e ultraprocessados

O que fortalece o cérebro?

Alimentos que contém substâncias antioxidantes, fenólicos e compostos bioativos que aumentam a produção de enzimas e auxiliam na eliminação de substâncias como os radicais livres que danificam estruturas celulares no cérebro. Eles estão presentes em alimentos como nozes, azeite, uva, brócolis e outros. Atividade física aliada a um estilo de vida saudável e autocontrole das emoções também fortalece o cérebro. Procure orientação de um profissional, através da anamnese esse especialista irá conhecê-lo e traçar o melhor tratamento para fortalecer o cérebro. A anamnese é uma ferramenta muito importante e fundamental para conhecer o paciente, são realizadas algumas perguntas que permitem ao profissional da saúde conhecer o paciente e registrar as informações para traçar uma terapia adequada e individualizada.

Como evitar o esquecimento?

Manter a mente ativa, praticar atividade física, saber gerenciar as emoções e incluir alimentos que potencializam a memória, praticar jogos de memórias são peças-chave para auxiliar no gerenciamento do esquecimento.

Quais são os principais alimentos que ajudam na memória?

Salmão

O salmão contém boas fontes de gordura como o ômega 3. Há duas substâncias interessantes no ômega 3 os chamados ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA). O EPA auxilia na produção de prostaglandinas, substância anti-inflamatória que faz parte das nossas defesas. O DHA está presente na parte estrutural e funcional de cada célula do corpo, e desempenha um papel essencial na proteção do cérebro e dos olhos. Ele ainda possui ação antioxidante e favorece a conexão entre os neurônios do cérebro, o que auxilia na memória, atenção e no raciocínio. O cérebro é composto por 40% de DHA e 60% de gordura, por isso, o consumo deste ácido graxo está relacionado com a melhora da saúde da mente, auxiliando na capacidade de aprendizado, no humor e na qualidade de vida.

Alimentos que ajudam na memória | Blog Nutrify - 2

Leite

O leite contém proteínas e cálcio que fazem bem ao organismo, além de aumentar a glutationa, um poderoso antioxidante que elimina substâncias como os radicais livres. Tomar um copo de leite morno nesses dias de frio é ótimo e faz bem à saúde.

Ovo

O ovo foi tido há muito tempo como um vilão, mas hoje sabemos que não é dessa forma. A sua gema contém colina, um componente fundamental para a formação de neurotransmissores que auxilia na memória.

Nozes

A noz é uma oleaginosa rica em gorduras excelentes como o ômega 3 que auxilia na memória. Possui também vitamina E que combate os radicais livres que causam danos ao organismo quando não controlados.

Tomate

O tomate possui o licopeno, um poderoso antioxidante que reduz os danos causados pelos radicais livres nas células.

Brócolis

O brócolis contém vitamina C, K e sulforafano, um potente antioxidante que elimina substâncias que danificam nossas células.

Suco de Uva

A uva contém polifenóis, um potente antioxidante que auxilia na prevenção do envelhecimento das células, além de proteger o cérebro.

Alimentos que ajudam na memória | Blog Nutrify - 3

Azeite de Oliva

O azeite de oliva é rico em ômega 3, que favorece a saúde de nosso cérebro auxiliando na memória e prevenindo contra doenças como o Alzheimer.

Nutrientes também atuam para melhorar a memória

Para uma boa memória é necessário um conjunto de nutrientes. Por esse motivo, sugere-se com frequência o consumo de alimentos variados. Vitaminas como as do complexo B, E, K, aminoácidos, ferro, zinco, selênio e ômega 3 são exemplos de alimentos que atuam na melhora da memória.

Referências Bibliográficas

Pessoa. D. P et al. Influência da suplementação de ômega 3 no rendimento físico de praticantes de exercício físico. Motricidade .v. 14, n. 1, p. 144-149, 2018.

Baker.E. J et al. Metabolism and functional effects of plant-derived omega-3 fatty acids in humans. V. 64, n., p. 30-56, 2016.

Cavalli. RR, Amélia B. O uso da melatonina na insônia. Disponível em: http://revista.oswaldocruz.br/Content/pdf/Edicao_23_RYCHARD_CAVALLI_ROSA.pdf. Acesso 08/02/2021.

Disponível em: https://www.tuasaude.com/como-evitar-a-perda-da-memoria. Acesso em 07/07/2021.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo

CRN: 21984

Atualmente Consultora Cientifica para blog Nutrify

Rolar para cima