Benefícios dos alimentos orgânicos | Blog Nutrify

Alimentos orgânicos: O que são e os seus benefícios

O que são alimentos orgânicos?

Atualmente a busca por alimentos orgânicos tem aumentado, e esse interesse está relacionado à associação do consumo dos alimentos orgânicos com a saúde e bem-estar. Esse tipo de alimento é produzido sem a adição de agrotóxicos. São utilizadas técnicas de plantios que utilizam adubos orgânicos, o que beneficia a saúde do produtor e consumidor.

Banner Institucional Nutrify | Blog

Alimentos orgânicos x alimentos inorgânicos

Os alimentos orgânicos são produzidos sem a utilização de agrotóxicos. Sendo que os inorgânicos permitem durante a sua produção a adição de produtos químicos e sintéticos. A utilização desses produtos parece estar relacionada a prejuízos à saúde a longo prazo.

Por que os alimentos orgânicos são mais saudáveis?

Os alimentos produzidos de forma mais natural sem adição de pesticidas parecem apresentar níveis maiores de substâncias que fazem bem à saúde. Essas substâncias são consideradas antioxidantes e combatem os radicais livres que quando entram em descontrole no organismo podem causar envelhecimento e alguns tipos de doenças. A associação do consumo de orgânicos tem crescido porque a população tem se preocupado com as questões de saúde. Para identificar se um alimento é orgânico observe se ele tem o selo SisOrg (Sistema Brasileiro de Avaliação da conformidade Orgânica).

Benefícios dos alimentos orgânicos | Blog Nutrify

Quais os benefícios dos alimentos orgânicos?

  • Menor impacto para o meio ambiente;
  • Maior benefício à saúde do produtor;
  • Contribui para saúde e bem-estar do consumidor;
  • Preservação do meio ambiente;
  • Maior concentração de nutrientes;
  • Melhora a fertilidade do solo.

Evitar problemas de saúde

O consumo de alimentos como verduras, legumes, leguminosas, cereais integrais e carnes produzidas de maneira orgânica beneficia a saúde. Vale lembrar que além do consumo de alimentos orgânicos é necessário consumir alimentos variados e de forma equilibrada para o maior aproveitamento dos nutrientes. Esses alimentos contêm mais antioxidantes, ômega 3 e nutrientes que potencializam a saúde e previne doenças como certos tipos de câncer, diabetes, hipertensão e outras.

Além do consumo desses alimentos orgânicos, alguns estudos mostram os benefícios do cultivo de alimentos para a saúde física e mental. Colocar as mãos na terra, plantar, ver crescer, colher e sentir os cheiros e texturas traz muitos benefícios a nossa saúde física, mental e espiritual. Muitos desses benefícios estão associados à melhora do humor e autoconfiança, redução do estresse, sensação de bem-estar, melhora do senso de valor pessoal, auxilia no relaxamento entre outros inúmeros benefícios.

A conhecida hortoterapia tem sido utilizada para beneficiar pessoas desde a infância, adolescentes, idosos, síndrome de Down e Parkinson. Essa terapia proporciona melhoras nos quadros de ansiedade, depressão, autoconfiança, organização e percepção da importância de cuidar.

A faixa etária que compreende os idosos, por exemplo, apresentam alta prevalência de depressão e os motivos estão associados ao isolamento social, dificuldade de locomoção entre outros e esses fatores afetam o seu bem-estar. As intervenções não farmacológicas como a hortoterapia promove o contato com a natureza trazendo uma série de benefícios como a redução do estresse, interação social devido ao contato com mais pessoas, melhora das condições físicas por permitir locomoção e movimentos no plantio, colheita e cuidado da horta proporcionando autoestima e confiança.

Um estudo realizado na Coreia em 2020 sobre programa de terapia hortícola para melhorar o bem-estar emocional de alunos do ensino fundamental, teve como objetivo desenvolver e implementar um programa de terapia hortícola para melhorar a inteligência emocional, resiliência e autoconfiança de alunos do ensino fundamental.

Foram incluídos no estudo 582 alunos Coreanos na faixa etária de 11 e 13 anos. O programa de terapia hortícola consistia em sete sessões e era conduzido uma vez por semana durante 60 minutos por sessão, durante as aulas regulares ou após as aulas. Antes e depois do programa de terapia hortícola, a inteligência emocional, a resiliência e a autoconfiança dos alunos do ensino fundamental eram avaliadas por meio de questionários. Os resultados do estudo mostraram uma melhora significativa na inteligência emocional, resiliência e autoconfiança dos alunos do ensino fundamental. Após o programa, observaram que a inteligência emocional melhorou tanto nos alunos do sexo masculino quanto feminino. O estudo pode mostrar um potencial da terapia hortícola para a saúde psicoemocional desse grupo.

Sabor e nutrição

Os alimentos orgânicos apresentam uma coloração mais acentuada e sabor mais agradável. A cenoura e a beterraba, por exemplo, apresentam sabor mais adocicado. Esse cultivo respeita o tempo da planta e a forma como são cultivados.

Qualidade assegurada

O selo presente nas embalagens garante que o alimento produzido é orgânico oferecendo maior qualidade, confiabilidade e segurança na aquisição do produto.

Evita contaminação química

A utilização de produtos químicos pode prejudicar o meio ambiente porque pode atingir o solo e a água, o que pode causar danos no meio ambiente quando não utilizados de maneira correta. A produção orgânica não utiliza produtos químicos e evita contaminação através da preservação.

Agricultura orgânica

A agricultura orgânica preserva a saúde do produtor, consumidor e meio ambiente sendo a melhor forma de produção e consumo de alimentos. Sempre que possível dê preferência a esse tipo de alimento, eles são mais saudáveis.

Benefícios dos alimentos orgânicos | Blog Nutrify

 

Referências Bibliográficas

Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2021/03/05/o-que-sao-alimentos-organicos-e-quais-sao-seus-beneficios.htm. Acesso em 30/11/2021.

Piedrahita. C. C et al. Public health benefits from urban horticulture in the global north: A scoping review and framework.G lobal Transitions, v. 2, p. 246-256, 2020.

Oh Ah. YHorticultural therapy program for improving emotional well-being ofelementary school students: an observational study. Integrative Medicine Research. V.9, p. 37-41, 2020.

 Lee. A-Y. Horticultural therapy program for mental health of prisoners: Case report. Integrative Medicine Research. v. 10, n.2, 2020.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Científica na integralmédica para blog Nutrify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima