Alimentos FODMAPs: quais são e para que servem? | Blog Nutrify

Alimentos FODMAPs: quais são e para que servem?

O que é FODMAP?

O termo FODMAPs são classificados como oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis, descreve os carboidratos que não são digeríveis e absorvidos pelo intestino humano, e que são fermentados no intestino grosso, que pode estar relacionado aos sintomas de algumas síndromes, como por exemplo a do intestino irritável. Dentre as terapias para melhorar o quadro dessa síndrome está a dieta, que minimiza os efeitos indesejáveis dos sintomas. As terapias que envolvem dietas que melhoram esse quadro têm despertado grande interesse nos profissionais e pacientes. As dietas que têm chamado a atenção para redução dos sintomas intestinais são as FODMAPs, que mostram benefícios em controlar os sintomas como o da síndrome do intestino irritável.

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Dieta FODMAP

 A dieta FODMAP tem como característica ser eficaz no controle de alguns sintomas em pessoas com a síndrome do intestino irritável. A síndrome do intestino irritável afeta cerca de 5% da população. Sendo as queixas relacionadas à síndrome da dor abdominal, alterações intestinais dentre outras individuais.

A implantação desse tipo de terapia consiste em algumas fases como restrição dos alimentos ricos em FODMAPs, que leva em torno de 4 a 8 semanas. É após esse período que é seguido pela reintrodução gradual que pode levar de 6 a 10 semanas, seguida pela personalização dos FODMAPs. Embora vários estudos relatam eficácia, essa dieta demanda recomendações e acompanhamento de profissionais especializados para que não haja deficiências nutricionais de carboidratos, fibras e gorduras. Observa-se que as fibras promovem benefícios para pessoas com essa síndrome como melhora da consistência das fezes, volume e frequência, além de contribuir para a saúde em geral que auxilia nos níveis de glicose, lipídios, saciedade, melhora da microbiota intestinal, reduz risco de inflamações e certos tipos de câncer como o de cólon dentre outros. A introdução das fibras solúveis contribui para a diversidade da microbiota intestinal e a produção de ácidos graxos de cadeia curta que otimizam a saúde. Essa reintrodução deve ser acompanhada por um especialista para avaliar as necessidades individuais.

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Lista de alimentos FODMAPs

Alto teor de FODMAPs

Os alimentos considerados ricos em FODMAPs são manga, pêssego, abacate, brócolis, repolho, couve-flor, cogumelos, cebola, alho, açúcar, mel, leite e outros.

Baixo teor de FODMAPs

Os alimentos com baixo teor de FODMAPs são kiwi, melão, laranja, maracujá, banana, mirtilo, limão-galego, morango, arroz, milho e fubá.

Tipos de FODMAP

Monossacarídeos

Os monossacarídeos e frutose são: maçã, pera, melancia, frutas secas, alcachofra, ervilhas, xarope de milho, mel, néctar dentre outros.

Dissacarídeos

Os dissacarídeos são leite de cabra, vaca, ovelha, iogurte, queijos, sorvetes e produtos industrializados com leites.

Oligossacarídeos (fructans e GOS)

Fruta do conde, caqui, maçã, melancia, lentilha, grão de bico, maionese mostarda dentre outros.

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Polióis

Maçã, pêssego, melancia, cogumelos, couve-flor dentre outros. Adoçantes como xilitol, manitol, sorbitol estão na lista.

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Benefícios dos alimentos FODMAPs

Os principais benefícios de se seguir uma dieta FODMAPS estão na melhora dos sintomas intestinais. Os sintomas como gases, inchaço, dores abdominais que tanto prejudicam são reduzidos. O profissional deverá ser atento e acompanhar o paciente de forma individual avaliando e observando a melhora do quadro dos sintomas com a exclusão de alimentos que causam sintomas.

Referências Bibliográficas

Rei. A.  et al. A dieta de baixo FODMAP para IBS; Um estudo multicêntrico do Reino Unido avaliando o acompanhamento de longo prazo. Digestive and Liver Disease. v. 53, n.11, p. 1404-1411, 2021.

Atzler. J et al. Characteristics and properties of fibres suitable for a low FODMAP diet- an overview. Trends in food Science & technology. v. 112, p. 823-836, 2021.

Disponível em: https://www.tuasaude.com/dieta-fodmap-para-sindrome-do-intestino-irritavel. Acesso em 17/01/2021.

Disponível em: https://melhorcomsaude.com.br/dieta-fodmap-o-que-e-e-quais-os-beneficios. Acesso em 17/01/2021.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Cientifica na integralmédica para blog Nutrify

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