Inverno: Alimentação para a Estação | Blog Nutrify

Inverno: Alimentação para a Estação

As estações são marcadas por mudanças visíveis na alimentação das pessoas. O inverno é a estação mais fria do ano e neste período há um aumento do consumo de alimentos mais quentes como os caldos e chás. É uma estação onde as pessoas podem desfrutar de alimentos que contém muitos compostos antioxidantes. Os compostos antioxidantes estão presentes em alimentos como os legumes, hortaliças, temperos e condimentos naturais dentre outros que podem ser preparados de diversas maneiras e incluídos no preparo de alimentos que fazem bem à saúde.

Quais são os alimentos para consumir no Inverno?

Sopas

A sopa é um prato muito consumido na estação de inverno e pode ser preparada com diferentes legumes, hortaliças, cereais integrais, leguminosas dentre outros. A sua forma de consumo pode ser em sopas cremosas, pastosas ou servidas com legumes em pedaços e seu caldo na consistência que cada pessoa desejar.

Inverno: Alimentação para a Estação - Sopa | Blog Nutrify

Chás

Os chás são perfeitos para o inverno e apresentam uma diversidade como os chás de hortelã, gengibre, erva doce, camomila, cidreira, chá de abacaxi, canela, alecrim, enfim há uma diversidade de chás que podem ser utilizados para minimizar o frio do inverno.

Inverno: Alimentação para a Estação - Chá | Blog Nutrify

Caldos

Os caldos são pratos muito consumidos no inverno, dentre os caldos mais consumidos estão caldo verde, mandioquinha, abóbora, feijão e outros. Uma dica para tornar esses caldos mais saudáveis é adicionar açafrão, ervas frescas ou secas que dará sabor e mais nutrição aos pratos.

Prebióticos

Os prebióticos são substratos ou componentes alimentares que não são digeridos e quando utilizados pelas bactérias que colonizam o intestino conferem uma série de benefícios para a saúde. Um exemplo de prebióticos são as fibras solúveis e insolúveis. Essas fibras estão presentes em alimentos como vegetais, frutas, legumes, leguminosas que são resistentes ao processo de digestão, mas que servem de alimento para as bactérias intestinais e promovem benefícios ao nosso organismo. Podem ser classificadas em solúveis e insolúveis. O consumo regular das fibras insolúveis, por exemplo, está associado a melhoria do trânsito intestinal, contribui para controle da obstipação e de doenças relacionadas a constipação como as hemorroidas. Já as fibras solúveis, devido a sua capacidade de absorver água e formar gel auxilia na melhora dos níveis de colesterol, glicose e contribui para microbiota intestinal. As recomendações de consumo de fibras são em torno de 20 a 35 gramas de fibras para indivíduos adultos. Os alimentos ricos em fibras são: arroz integral, feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, aveia, linhaça, chia, legumes, verduras e outros.

Morango

O morango é uma fruta consumida presente na estação de inverno, essa fruta apresenta propriedades benéficas à saúde como os antioxidantes, antocianinas, ácido elágico e rica em fibras.

Laranja

A laranja é uma fruta excelente, rica em fibras e vitamina C, auxiliando em um sistema imune mais forte. Pode ser adicionado a salada de frutas, vitaminas, sucos ou consumida in natura.

Pera

A pera é uma fruta de sabor neutro rica em fibras, fósforo, cobre, manganês, vitamina K, antioxidantes, vitamina C dentre outros benefícios.

Acerola

A acerola é uma fruta muito consumida na forma de suco ou vitaminas. Rica em vitamina C, niacina, riboflavina, fósforo, magnésio, potássio dentre outros. O seu consumo auxilia no sistema imunológico devido às suas propriedades benéficas.

Cenoura

A cenoura pode ser consumida em saladas, misturadas a sucos, sopas e ou de acordo com a criatividade. Ela é rica em betacaroteno, um pigmento natural encontrado em alguns alimentos de coloração alaranjado e amarelo, ele é precursor da vitamina A. O betacaroteno é um importante antioxidante atua na regeneração e renovação celular e combate os radicais livres além de auxiliar na imunidade e contribui para a saúde através da melhora de quadros como envelhecimento precoce das células, melhora a imunidade, fortalece unhas, cabelos, beneficia os olhos dentre outras ações.

Berinjela

A berinjela é um alimento rico em fibras, vitamina C, zinco, magnésio, potássio, antioxidantes e ferro. A combinação desses nutrientes aumenta a imunidade e favorece a saúde.

Alho

O alho é muito utilizado para o preparo dos alimentos dando sabor. Além de conferir o sabor, ele possui compostos importantes para a nossa saúde. Nele está presente uma substância chamada alicina que protege a nossa saúde e auxilia no combate a vírus e bactérias.

Cebola

A cebola também é um vegetal muito utilizado como tempero, possui fibras e compostos que atuam como antifúngico e antiviral.

Cogumelo

Os cogumelos são alimentos versáteis podendo ser adicionado a preparações ou consumido como cremes, refogados no azeite, tortas, ou seja, uma diversidade de preparações. Ele é rico em vitaminas, fibras e antioxidantes. Muito consumido dentro de uma dieta vegetariana.

Inverno: Alimentação para a Estação - Cogumelos | Blog Nutrify

Inhame

O inhame é um alimento que pode ser adicionado no preparo de sopa, pães, tortas, consumido na forma de purê ou adicionado a preparações que desejar. Ele apresenta um aumento gradual e aos poucos da glicose no sangue e é considerado benéfico. Possui fibras, vitaminas como A, C, ácido fólico, potássio dentre outras.

Palmito

O palmito apresenta sabor neutro, rico em fibras, zinco, vitaminas do complexo B dentre outras. As fibras presentes no palmito proporcionam sensação de saciedade, o que auxilia na manutenção do peso.

Batata Doce

A batata doce possui carboidratos, fibras, vitamina C e A dentre outras. Pode ser utilizada no preparo de pães, assadas, cozidas, saladas, sopas dentre outras preparações. Apresenta coloração variada como branca, roxa ou laranja variando em sua composição.

Conheça a Nutrify | Blog Nutrify

Como cuidar da sua saúde no Inverno?

No inverno é importante agasalhar-se bem, ter uma boa alimentação incluindo uma variedade de frutas, verduras, ingestão de alguns suplementos como própolis, vitaminas e outros de acordo com a orientação de um especialista. Dessa forma obtém-se um sistema imune mais fortalecido para esse período.

Quais são os pratos típicos do Inverno?

Neste período os pratos mais apreciados são os caldos, sopas, fondue, risoto, polenta dentre outros.

Conclusão

Durante todo o período do ano devemos optar por alimentos mais saudáveis, eles são compostos por uma variedade de compostos que fortalece o sistema imune e contribui para um estado de saúde mais forte no período de inverno que é marcado pelos quadros de gripes e resfriados.

Referências Bibliográficas

Macedo, L.L; Vimercati. W C; Araujo. C.S. Fruto-oligossacarídeos: aspectos nutricionais, tecnológicos e sensoriais. Braz. J. Food Technol. v. 23, p. 1-9, 2020

Cheng X, Zheng J, Lin A,Xia H, Zhang Z,  Gao Q, LV W.  et al A review: Roles of carbohydrates in human diseases through regulation of imbalanced intestinal microbiota. Journal of Functional Foods. V. 74, p 10419, 2020.

Phan. M. A. T et al. Efeitos interativos de β-caroteno e antocianinas na captação celular, atividade antioxidante e atividade anti-inflamatória in vitro e ex vivo. Jornal de Alimentos Funcionais. v. 45, p. 129-137, 2018.

 

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Cientifica na integralmédica para blog Nutrify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima