Quais são os alimentos cancerígenos? | Blog Nutrify

Quais são os alimentos cancerígenos?

Embora 1 em cada 5 homens e 1 em cada 6 mulheres em todo o mundo desenvolva algum tipo de câncer durante a vida, os diagnosticados estão vivendo mais do que nunca, graças à triagem e detecção precoce, vacinações e melhorias no tratamento. No entanto, mesmo para cânceres com opções de tratamento eficazes, a prevenção tem o maior potencial para reduzir a carga de câncer na população em geral. [1]

Como cada pessoa está exposta a fatores ambientais e de estilo de vida únicos, o risco de câncer pode variar. Embora alguns fatores não possam ser controlados (como mutações genéticas hereditárias), existe uma série de fatores ambientais e de estilo de vida modificáveis ​​que podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver câncer.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30-40% dos casos de câncer podem ser atribuídos a fatores de risco de estilo de vida, como tabagismo, consumo de álcool, dieta pobre em frutas e vegetais, sobrepeso e obesidade e inatividade física. [2]

Em um relatório de 2018 do World Cancer Research Fund e do American Institute of Cancer Research, organizações sem fins lucrativos que lideram uma rede de instituições de caridade de prevenção do câncer com alcance global, 10 recomendações de prevenção do câncer sobre dieta e nutrição foram desenvolvidas. Essas recomendações foram baseadas no projeto de atualização contínua de evidências na pesquisa do câncer, que resume as evidências atuais com artigos relevantes de ensaios clínicos randomizados e estudos de coorte. [3]

Definição geral sobre câncer

O câncer é uma doença na qual células anormais se dividem e crescem fora de controle, destruindo o tecido saudável circundante. As células saudáveis ​​normais do corpo seguem certas regras, crescendo e se dividindo de maneira ordenada. Eventualmente, eles morrem e são substituídos por novas células. Mas, às vezes, as células velhas ou danificadas não morrem e formam uma massa anormal de tecido chamada tumor. Os tumores podem ser benignos, o que significa que não invadem o tecido saudável próximo. Mas às vezes eles são malignos, nos quais os genes nas células se desviam, fazendo com que cresçam e se dividam erraticamente e se espalhem nos tecidos próximos. À medida que as células cancerígenas continuam a crescer, elas podem se desprender do crescimento original e viajar através do sangue ou fluido linfático para outras partes do corpo.

Quais são os alimentos cancerígenos? | Blog Nutrify

Tipo e fatores de risco

O câncer não é apenas uma doença. Existem mais de 100 tipos, que podem começar em qualquer parte do corpo. Eles são nomeados pelo órgão ou tecido em que começam a crescer. Eles podem se formar em órgãos, ossos, músculos, tendões, gordura, vasos sanguíneos e fluido linfático. Exemplos de tipos mais comuns incluem:

Carcinoma

É o tipo mais comum, que forma uma massa sólida de tecido (tumor). Os cânceres de mama, pulmão e colorretal são tipos de carcinomas.

Leucemia

Este câncer começa no sangue, ocorrendo quando muitos glóbulos brancos anormais se acumula no sangue e nos ossos, expulsando as células sanguíneas saudáveis. A falta de células sanguíneas saudáveis ​​pode diminuir a função imunológica, aumentando o risco de infecções frequentes, fadiga e hematomas ou sangramentos recorrentes.

Linfoma

Surge nos linfócitos, um tipo de glóbulo branco. Os linfócitos normalmente combatem a infecção, mas aqui eles crescem fora de controle. Isso pode causar inchaço dos gânglios linfáticos, falta de ar e fadiga.

Faça uma dieta equilibrada e saudável

Um padrão alimentar saudável em geral tem o potencial de reduzir o risco de câncer em 10 a 20%. [4] A associação entre dieta e incidência de câncer varia de acordo com os locais de câncer e também por sexo, [5] mas os componentes recomendados de uma dieta saudável geralmente são semelhantes.

Quais são os alimentos cancerígenos? | Blog Nutrify

Alimentos que possuem um potencial cancerigeno:

Limite o consumo de álcool

[6] Há fortes evidências de que o consumo de bebidas alcoólicas é uma causa de câncer de boca, faringe e laringe, esôfago (carcinoma de células escamosas), fígado, colorretal e mama (particularmente pós-menopausa). Cada 10 gramas de álcool (na forma de etanol) consumido por dia eleva os riscos desses cânceres em 4-25%. A evidência mostra que as bebidas alcoólicas de todos os tipos têm um impacto semelhante no risco de câncer. Esta recomendação abrange assim todos os tipos de bebidas alcoólicas, sejam cervejas, vinhos, aguardentes (licores), ou quaisquer outras bebidas alcoólicas, bem como outras fontes de álcool.

Quais são os alimentos cancerígenos? | Blog Nutrify

Reduza a alimentação baseada em “fast foods”

[7] Fast foods são alimentos de conveniência prontamente disponíveis que tendem a ser densos em energia e geralmente são consumidos em grandes porções. A maioria das evidências sobre fast food é de estudos que analisam hambúrgueres, frango frito, batatas fritas e bebidas com alto teor calórico (contendo açúcar, como refrigerante; ou gorduras não saudáveis, como shakes). Há fortes evidências de que dietas contendo quantidades maiores de fast foods e outros alimentos processados ​​ricos em gorduras, amidos ou açúcares não saudáveis, bem como o consumo de uma dieta do “tipo ocidental” (caracterizada por uma grande quantidade de açúcares adicionados, carne e gordura ), são causas de ganho de peso, sobrepeso e obesidade, que são um fator de risco para muitos tipos de câncer.

Quais são os alimentos cancerígenos? | Blog Nutrify

Diminua a carne vermelha e processada

[8-9] A carne vermelha inclui todos os tipos de carne de um mamífero, incluindo carne bovina, vitela, porco, cordeiro, carneiro, cavalo e cabra. A carne processada foi transformada por salga, cura, fermentação, defumação ou outros processos para realçar o sabor ou melhorar a preservação. Embora esses produtos geralmente sejam feitos de carne vermelha (por exemplo, presunto, salame, bacon e algumas salsichas, como salsichas e chouriço), outras carnes também podem ser processadas (por exemplo, bacon de peru, linguiça de frango e frango fatiado). Embora se sugira que tanto a carne vermelha quanto a processada aumentam o risco de vários outros tipos de câncer, a evidência foi mais convincente para o câncer colorretal. O risco de câncer colorretal aumentou 16% a cada 50g/dia de consumo de carne processada e 12% a cada 100g/dia de consumo de carne vermelha. Como a carne pode ser uma fonte valiosa de nutrientes, em particular proteínas, ferro, zinco e vitamina B12, a recomendação é limitar, em vez de evitar completamente, a carne vermelha minimamente processada. No entanto, aves e frutos do mar geralmente são fontes mais saudáveis ​​de proteína, bem como muitos desses outros nutrientes.

Quais são os alimentos cancerígenos? | Blog Nutrify

Evite bebidas adoçadas com açúcar

[10] Há evidências convincentes de que as bebidas açucaradas são uma causa de ganho de peso, sobrepeso e obesidade em crianças e adultos, especialmente quando consumidas com frequência ou em grandes porções. Como observado acima, a obesidade aumenta o risco de muitos tipos de câncer.

Quais são os alimentos cancerígenos? | Blog Nutrify

Considerações finais

Em todo o mundo, as DCNT, incluindo o câncer, são a principal causa de morte, morte prematura, problemas de saúde e incapacidade. Em alguns países eles substituíram a desnutrição e infecções como as principais causas de morte.

É claro que o câncer não obedece um padrão único para o desenvolvimento, mas é perfeitamente respaldado na literatura que alguns tipos de alimentos e estilo de vida contribuem para seu surgimento.

 

Referências bibliográficas

  1.     WHO – International Agency for Research on Cancer. “Latest global cancer data: Cancer burden rises to 18.1 million new cases and 9.6 million cancer deaths in 2018.” https://www.who.int/cancer/PRGlobocanFinal.pdf
  2.     Ullrich A. Cancer Control: Knowledge Into Action: WHO Guide for Effective Programmes. World Health Organization, 2007.
  3.     World Cancer Research Fund/American Institute for Cancer Research. Continuous Update Project Expert Report 2018. “Recommendations and public health and policy implications.“
  4.     Schwingshackl L, Hoffmann G. Diet quality as assessed by the Healthy Eating Index, the Alternate Healthy Eating Index, the Dietary Approaches to Stop Hypertension score, and health outcomes: a systematic review and meta-analysis of cohort studies. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics. 2015 May 1;115(5):780-800.
  5.     Sung H, Siegel RL, Rosenberg PS, Jemal A. Emerging cancer trends among young adults in the USA: analysis of a population-based cancer registry. The Lancet Public Health. 2019 Mar 1;4(3):e137-47.
  6.     Ervik M, Lam F, Ferley J, et al. Cancer Today. 2016. International Agency for Research on Cancer.  Available from http://gco.iarc.fr/taody. Accessed on 2019/4/15.
  7.     Strongman H, Gadd S, Matthews A, Mansfield KE, Stanway S, Lyon AR, dos-Santos-Silva I, Smeeth L, Bhaskaran K. Medium and long-term risks of specific cardiovascular diseases in survivors of 20 adult cancers: a population-based cohort study using multiple linked UK electronic health records databases. The Lancet. 2019 Sep 21;394(10203):1041-54.
  8.     Mehta LS, Watson KE, Barac A, Beckie TM, Bittner V, Cruz-Flores S, Dent S, Kondapalli L, Ky B, Okwuosa T, Piña IL. Cardiovascular disease and breast cancer: where these entities intersect: a scientific statement from the American Heart Association. Circulation. 2018 Feb 20;137(8):e30-66.
  9.     Bowles EJ, Wellman R, Feigelson HS, Onitilo AA, Freedman AN, Delate T, Allen LA, Nekhlyudov L, Goddard KA, Davis RL, Habel LA. Risk of heart failure in breast cancer patients after anthracycline and trastuzumab treatment: a retrospective cohort study. Journal of the National Cancer Institute. 2012 Sep 5;104(17):1293-305.
  10. McGowan JV, Chung R, Maulik A, Piotrowska I, Walker JM, Yellon DM. Anthracycline chemotherapy and cardiotoxicity. Cardiovascular drugs and therapy. 2017 Feb 1;31(1):63-75.

 

Gustavo Barros

@gustavobarrosnutricionista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima